Corrupção

Senadores se articulam para desarquivar processo contra Aécio no Conselho de Ética

Representação contra o senador afastado foi arquivada pelo presidente do Conselho de Ética, João Alberto Souza, do PMDB

|

Ouça o áudio:

Senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, na abertura do encontro de prefeitos eleitos pelo partido, em 2011.
Senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, na abertura do encontro de prefeitos eleitos pelo partido, em 2011. - George Gianni / PSDB

Oito senadores do Conselho de Ética do Senado devem apresentar nesta terça-feira (26) pedido para desarquivar o processo por quebra de decoro parlamentar contra Aécio Neves, do PSDB.

A representação contra Aécio foi arquivada pelo presidente do Conselho de Ética, João Alberto Souza, do PMDB. O parlamentar alegou “falta de provas” contra o tucano.

Entre os que querem desarquivar a representação está o vice-presidente do colegiado, o senador Pedro Chaves, do PSD. Para o parlamentar, o Senado tem que investigar o caso.

O processo contra Aécio foi apresentado pelos partidos Rede e PSOL depois da Operação da Lava Jato que prendeu a irmã e o primo do senador. Aécio foi denunciado no Supremo Tribunal Federal por receber suposta propina de R$ 2 milhões da empresa JBS e tentar obstruir a Lava Jato.

A defesa do senador nega as acusações e diz que se tratou de empréstimo sem contrapartidas. O ministro do STF, Edson Fachin, afastou Aécio do cargo e a Corte deve analisar o pedido de prisão do senador em agosto, após o recesso do Judiciário.

Para desarquivar o processo no Conselho de Ética, a maioria do colegiado, que atualmente está com 14 membros titulares, tem que votar a favor. Dos oito senadores que pedem o desarquivamento do processo contra Aécio Neves, cinco são titulares.
 

Edição: Radioagência Nacional