Pernambuco

INAUGURAÇÃO

Mercado Eufrásio Barbosa é reinaugurado em Olinda após quatro anos fechado

Equipamento público foi transformado em Centro de Cultura Popular, com salas de exposição permanentes e temporárias

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O Mercado Eufrásio Barbosa está localizado na Avenida Doutor Joaquim Nabuco, no bairro do Varadouro, em Olinda. 
O Mercado Eufrásio Barbosa está localizado na Avenida Doutor Joaquim Nabuco, no bairro do Varadouro, em Olinda.  - Divulgação

O novo Mercado Eufrásio Barbosa foi inaugurado na última quinta-feira (05), em Olinda. Depois de passar por uma requalificação estrutural por quatro anos, o equipamento público se transformou em um Centro de Cultura Popular. Com a reformulação, o mercado conta agora com salas de exposição permanentes e temporárias, salas para oficinas de artesanato, dança e gastronomia, local para feiras sazonais, um novo Teatro Fernando Santa Cruz, 22 novas lojas, restaurante com paisagismo e uma livraria da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). A gestão do mercado é feita pelo município e governo do estado de Pernambuco.
No novo centro cultural já estão em cartaz quatro grandes exposições: “Tânia Carneiro Leão – Pinturas”, da filha de Eufrásio Barbosa; “Olhares Pioneiros”, uma coletânea de artistas olindenses dos anos 1960 e 1970; exposição de quadros do multiartista pernambucano Bajado; e o Museu do Mamulengo, em funcionamento há mais de 20 anos na Cidade Alta, agora transferido de forma permanente para o novo centro cultural. 
História - Ponto turístico de Olinda, o Mercado Eufrásio Barbosa teve sua construção datada dos séculos XVII e XVIII. Entre 1894 e 1960 funcionou a primeira Casa da Alfândega de Pernambuco. Entre as décadas de 1960 e 1990, funcionou como fábrica de doce e, em 1990, foi reaberto como mercado público. O equipamento é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O Mercado Eufrásio Barbosa está localizado na Avenida Doutor Joaquim Nabuco, no bairro do Varadouro, em Olinda. 
 

Edição: Catarina de Angola