Rio de Janeiro

PRÊMIO

O maior prêmio da matemática mundial é entregue em evento no Rio

A Medalha Fields, considerada o Nobel da Matemática, foi entregue à matemáticos durante congresso que começa hoje

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
 Durante a abertura do evento foi entregue a quatro pesquisadores a medalha Fields, o Nobel da matemática
Durante a abertura do evento foi entregue a quatro pesquisadores a medalha Fields, o Nobel da matemática - Pablo Costa/ICM2018

O Congresso Internacional de Matemática começou hoje no Rio Centro e vai até o dia nove. O evento deve reunir mais de 2.500 pesquisadores de todos os continentes. Durante a abertura do evento foi entregue a quatro pesquisadores a medalha Fields, o Nobel da matemática. Essa é a 28ª edição do congresso e a primeira vez que ele acontece no Brasil.

Hoje foram anunciados os 4 ganhadores da Fields: o indiano que cresceu na Austrália e é professor da Universidade de Stanford, Akshay Venkatesh; o italiano Alessio Figalli, professor na ETH em Zurich, na Suíça; o iraniano Caucher Birkar, professor na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, que teve a sua medalha furtada durante o evento; e o alemão Peter Scholze, professor na Universidade de Bonn, na Alemanha.

Na agenda do congresso terão mais de 1.200 palestras, painéis de debates e comunicações, além de 40 eventos científicos paralelos em todo o país, como o World Meeting for Women in Mathematics, questões de gênero na matemática.

O Brasil já esteve entre os destaques da matemática mundial. Em 2014 o brasileiro Artur Ávila estava entre os  quatro contemplados com a honraria. Ávila é pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, primeiro latino-americano e lusófono a receber o prêmio. No mesmo ano, foi  a vez da primeira mulher receber a Fields. Maryam Mirzakhani, também foi a primeira iraniana a receber o prêmio. Ela morreu no ano passado, vítima de câncer de mama.

Edição: Brasil de Fato RJ