Pernambuco

MOBILIDADE URBANA

Associação de ciclistas faz mutirão de conserto de bicicletas em Recife

O bairro onde acontecerá a ação conta com mais de 3 mil ciclistas

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A proposta é atingir o público que usa a bicicleta como meio de transporte e também como ferramenta de trabalho
A proposta é atingir o público que usa a bicicleta como meio de transporte e também como ferramenta de trabalho - Acervo Ameciclo

Nesta segunda-feira (15), a Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo) realizará a segunda edição do projeto "Meu Chinelo Não é Freio", com cinco mecânicos disponíveis até as 19h realizando aplicação gratuita do freio nas bicicletas dos ciclistas que geralmente não têm recursos para fazer manutenção regular dos seus meios de transporte. A atividade acontece a partir das 16h no bairro de Beberibe, no cruzamento da Av. Beberibe com a Av. Prof. José dos Anjos. A ação espera um público de aproximadamente 50 ciclistas. Essa é a segunda edição do projeto, que foi realizado pela primeira vez em 2014 no Parque Santana.

Segundo Roderick Jordão, coordenador da Ameciclo. a escolha do bairro de Beberibe se deu pelo alto número de ciclistas registrados no bairro, com cerca de 3,5 mil passantes durante todo o dia. “Além de atuar diretamente na segurança, o projeto também é uma forma de dar a ver que boa parte dos ciclistas da nossa cidade são trabalhadores que utilizam suas bicicletas para se locomover, mas, muitas vezes, não têm condições financeiras mínimas para fazer manutenção,. As políticas públicas também precisam atentar para esse perfil de ciclistas”, aponta Roderick.

O público-alvo são ciclistas que andam sem freio, uma vez não têm condições de fazer a troca regular do conjunto dos equipamentos, e, por isso, acabam freando colocando o chinelo no pneu traseiro, o que deu origem ao nome do projeto. Além da aplicação dos freios, os voluntários também podem realizar instalação de outros equipamentos de segurança, como campainhas e adesivos refletivos, e fazer uma rápida revisão nas bicicletas, com troca de pedais, manoplas, selins etc, também gratuitamente.

Edição: Vanessa Gonzaga