Minas Gerais

Machismo

Coluna Bafafá | As polêmicas de Sílvio Santos

Apresentador e dono do SBT tem coleção de declarações desastrosas

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Nos últimos anos, o apresentador vem dando muitas bolas foras, arranhando a sua imagem de ícone da TV
Nos últimos anos, o apresentador vem dando muitas bolas foras, arranhando a sua imagem de ícone da TV - Foto: Reprodução

Algo bem estranho apareceu na telinha do SBT, na última semana. Uma propaganda mostrava pontos turísticos do Brasil e se encerrava com a frase: “Brasil, ame-o ou deixe-o”. Para quem não sabe, essa frase foi muito utilizada no período da ditadura militar como provocação aos seus opositores. O que chocou ainda mais o público foi a coincidência com a recente eleição de Bolsonaro, admirador desse período obscuro de nosso país. A reação dos telespectadores foi tão grande que a emissora rapidamente admitiu o que chamou de “equívoco de não se atentar que este bordão foi forte na época do regime militar”.

No entanto, não é de hoje que Sílvio Santos, dono do canal, busca agradar a quem estar no poder. Ano passado, por exemplo, o SBT veiculou propagandas que defendiam abertamente a reforma da Previdência, uma das principais bandeiras do governo Temer. Pega muito mal para a imagem do SBT, que sempre insiste na sua imparcialidade e para tio Sílvio... estamos de olho!

E, falando nele, Sílvio Santos protagonizou uma das cenas mais constrangedoras e bizarras dos últimos tempos da TV. No Teleton, exibido no último fim de semana, o apresentador estava no palco bem próximo à cantora Cláudia Leitte quando disparou: "Esse negócio de ficar dando abraço me excita e eu não gosto de ficar excitado". "No sentido feliz da palavra, né? De alegria, euforia, excitação", respondeu a cantora. "Não, não é euforia, não. É excitação mesmo", insistiu Sílvio.

No mesmo instante, a cantora, totalmente constrangida, ameaçou deixar o palco. Logo após o episódio, Cláudia Leitte postou em uma de suas redes: “Quando passamos por episódios desse tipo vemos em exemplificação o que acontece com muitas mulheres todos os dias, em muitos lugares”.

Não é de hoje que Sílvio Santos anda fazendo essas coisas. Nos últimos anos, o apresentador vem dando muitas bolas foras, arranhando a sua imagem de ícone da TV. Seu lado de empresário, com seus interesses políticos e econômicos, e seu lado machista estão cada vez mais em evidência e nós, telespectadores sofrendo ao ter que assistir a isso. Pena!

Edição: Joana Tavares