Minas Gerais

Comunicação

Coluna De Olho na Mídia: mais uma novidade!

Brasil de Fato MG estreia espaço para discutir mídia. Vai ter um pouco de tudo: análise crítica, dicas, eventos e mais

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Ideia é refletir sobre os instrumentos que nos fazem ter acesso ao que acontece no mundo
Ideia é refletir sobre os instrumentos que nos fazem ter acesso ao que acontece no mundo - Foto: Reprodução

Olá leitor, olá leitora, nesta coluna, vamos falar sobre mídia.
Vai ter um pouco de tudo: análise crítica, dicas, novidades, eventos legais. A ideia é refletir sobre os instrumentos que nos fazem ter acesso ao que acontece no mundo. Este é um assunto importante demais, já que influencia nosso modo de pensar, de nos relacionar e até nossos sentimentos. Estamos abertos a sugestões e pitacos.
Triste notícia
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a primeira iniciativa de construção de uma comunicação pública no país, vem sofrendo sucessivos ataques desde a deposição de Dilma Rousseff. Na gestão Bolsonaro, contínuas ameaças de cortes e extinção convivem com mudanças que ferem a ideia principal da empresa. Agora, além de provável fusão com a NBR, que se tornou um veículo oficial, o governo desfere novo golpe: na programação, quem ganha novos programas e séries são as Forças Armadas, aquelas que foram responsáveis por um dos períodos mais sombrios da nossa história.
Seminário de comunicação pública
A Câmara Municipal de BH promoveu, em março, um seminário sobre comunicação pública, com o tema: “Possibilidades, formatos e desafios na era digital”. O cientista político Bruno Reis trouxe uma reflexão sobre as formas de disseminação de mensagens e a pergunta: será que a internet fortalece mesmo a democracia? O jornalista Vitor Colares deu dicas de atuação nas redes sociais. A professora Ângela Carrato apresentou um histórico da TV pública no Brasil e o jornalista Rodrigo Lucena falou sobre as TVs e rádios legislativas. Você pode conferir o vídeo com todo o conteúdo aqui.
Anote na agenda
No dia 13 de abril, o coletivo Intervozes e a ONG Internet Sem Fronteiras promovem um evento sobre cibervigilância. O nome é “CriptoTrem”, e será aberto e gratuito, no CRJ, na Praça da Estação, em BH. Na programação, debates sobre dados, segurança na rede e tecnologias livres. Clique aqui para mais informações.

Edição: Elis Almeida