Rio Grande do Sul

GREVE GERAL

Piquetes, Trensurb parado e protestos em estradas: o início da greve geral no RS

Tropa de choque da Brigada Militar usou bombas de gás contra manifestantes em diversos pontos do Estado

|
Piquete na garagem Coleurb de Passo Fundo, na região Norte do RS
Piquete na garagem Coleurb de Passo Fundo, na região Norte do RS - Foto: MST

A greve geral no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (14), iniciou com piquetes em frente a garagens de empresas de ônibus em Porto Alegre e em diversas cidades do Estado, além de bloqueios em estradas, em protesto contra a Reforma da Previdência. Na capital, o Batalhão de Choque da Brigada Militar entrou em ação para dissolver piquetes em frente a garagens, que iniciaram ainda pela madrugada, inclusive com o uso de bombas de gás contra os manifestantes. As estações do Trensurb amanheceram fechadas e o transporte pelo trem metropolitano está paralisado.

Também há registros de piquetes em garagens de cidades como São Leopoldo, Esteio, Viamão, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Erechim, Ijuí e Bagé, entre outros municípios. Manifestantes também promovem bloqueios de estradas, com trancaços e queima de pneus na BR 386, na altura de Eldorado do Sul,a RS 239, em Sapiranga, em Candiota, entre outras regiões. Confira abaixo algumas imagens do início da mobilização no Rio Grande do Estado.

Trancaço na BR 285 em Bossoroca, na região das Missões do RS. 

 

Piquete na frente garagem Medianeira de Ijui. (MST)

 

“Trancaço” de estrada com queima pneus, contra a Reforma da Previdência, na altura de Eldorado do Sul. (Foto: MST)

Piquete nas garagens Anversa e Stadtbus, em Bagé, na Campanha gaúcha. Também na região, está ocorrendo trancaço na BR 293, em Candiota. Fotos: MST

 

MST/Divulgação

 

 

 

Edição: Sul 21