Pernambuco

LUTA

Artigo | Feminismo, território e resistência no Coque

O objetivo da Marcha Mundial das Mulheres é incorporar temáticas de fortalecimento da cidadania

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Outra iniciativa interessante e já desenvolvida pelas mulheres da AMPAC é o artesanato
Outra iniciativa interessante e já desenvolvida pelas mulheres da AMPAC é o artesanato - MMM

A Marcha Mundial das Mulheres tem ponto de encontro obrigatório na roda de diálogo com as mulheres da Associação de Mães, Pais e Adolescentes do Coque (AMPAC). A cada 15 dias construímos essa iniciativa que surgiu a partir da provocação de uma das fundadoras da associação, Eurídice Andrade, que trouxe a necessidade de elencar uma agenda de discussões para fortalecer a convivência, autonomia e empoderamento das mulheres.
A agenda foi construída em conjunto e, desde fevereiro, os encontros são sempre muito fortalecedores. Já foram realizadas rodas sobre os temas da reforma da previdência, direitos sociais e impactos da conjuntura atual na vida das mulheres, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, saúde natural, dentre outros. 
Outra iniciativa interessante e já desenvolvida pelas mulheres da AMPAC é o artesanato. Este sobrevive com o esforço das mulheres, que pensam juntas, na perspectiva da autonomia econômica. Estas práticas fortalecem a luta das mulheres, reconhecendo a importância do feminismo para a autonomia econômica. A realidade das mulheres locais é a sobrecarga do trabalho doméstico e de cuidados não remunerado, portanto, a iniciativa da discussão da economia solidária pode mudar a realidade vivida pela auto-organização. 
Uma experiência recente foi a participação das mulheres no Colóquio Internacional de Feminismo e Agroecologia, que além do espaço da feira, elas produziram as bolsas para os congressistas do evento, permitindo gerar renda para a associação. Essa relação de convivência também se faz presente em lutas coletivas como o 8 de março, atos de rua e em defesa da bandeira do Lula Livre e contra os desmontes da seguridade social brasileira, bem como, Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres e momentos preparatórios para a Marcha das Margaridas. 
O território é o espaço que se expressa a vida cotidiana e se constrói identidades, esses espaços são momentos de reflexão, resistências e processos de formação. Em tempos de desmontes e ajuste fiscal que afeta toda a população, sobretudo nós mulheres, o objetivo da Marcha Mundial das Mulheres é incorporar temáticas de fortalecimento da cidadania para que possamos fortalecer a narrativa de que vivemos momentos de ataques aos direitos sociais.

Edição: Monyse Ravenna