Rio Grande do Sul

CINEMA

Entresonhos: filme que aborda remoções de obras da Copa em 2014 é liberado nas redes

Documentário acompanha cotidiano de família em meio à competição na Vila Cruzeiro, em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Filme foi rodado em 2014 durante os jogos da Seleção Brasileira
Filme foi rodado em 2014 durante os jogos da Seleção Brasileira - Foto: Divulgação

Em tempos de Copa América sendo realizada no Brasil e da primeira Copa do Mundo de Futebol Feminino transmitida pela televisão aberta no país, o média-metragem “Entresonhos” - que narra o processo de remoção de uma família das imediações da Avenida Tronco, obra que fazia parte do conjunto de melhorias urbanas da cidade sede de Porto Alegre para a realização dos jogos - é liberado para ser assistido no YouTube. O documentário, dirigido pelo jornalista e cineasta Calvin Furtado, que é mestre em Políticas Públicas e doutorando em Antropologia Social, retrata o cotidiano da família de Tequila, que trabalha como padeiro e vendedor ambulante e mora na Vila Cruzeiro, em meio à competição.

Entresonhos aborda o dito "legado" da Copa vendido através de um pacote de intervenções urbanas nas cidades-sede, sob o ponto de vista sensível de quem é afetado pelas obras. Para a duplicação da Avenida Tronco, já foram removidas 131 famílias do entorno e, mais remoções estão previstas. “Entre o sonho da casa própria e a realidade da remoção", explica Furtado, "uma família acompanha o sonho da Seleção Brasileira ser campeã da Copa do Mundo no Brasil. Enquanto o Brasil joga em casa, a família assiste ao jogos fora da antiga moradia”.

O filme é uma produção independente da produtora .DOC, uma realização do Instituto Cultural Padre Josimo com apoio do Levante Popular da Juventude – Rio Grande do Sul e não recebeu aporte financeiro de empresas públicas ou privadas. Já foi selecionado para o Barcelona Planet Film Festival, em 2016; o 9º Seminário Olhares Diversos e Contemporâneos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS, Porto Alegre, em 2017; a Muestra de cine etnográfico da 12ª Reunião de Antropologia do Mercosul, Posadas, Argentina, em 2017; e o 10º Seminário Olhares Diversos e Contemporâneos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS, em parceria com Instituto de Ciências Sociais da UERJ, Rio de Janeiro, 2018.

Assista

Clique para assistir com legendas em inglês

Ficha técnica

Com: Ângela de Lima Borba, Camilly Borba da Rosa, Luan Guilherme Borba da Rosa, Gilberto Chagas da Rosa

Argumento e direção: Calvin Da Cas Furtado

Roteiro e montagem: André Luís Garcia

Direção de Fotografia: Alex Garcia

Diretor assistente: Joba Migliorin

Som Direto: Fábio Ott, Carlos Araújo

Direção de Produção: Calvin Da Cas Furtado, Ronaldo Souza

Assistentes de produção: Tamile Padilha, Alexandre Garcia

Produção executiva: Alex Garcia, André Luís Garcia, Calvin Da Cas Furtado

Edição de som e mixagem: Sandro Schmitt

Cor: Mauris Hansen

Edição: Marcelo Ferreira