Rio Grande do Sul

Congresso do Povo

Brigada do Congresso do Povo visita Venezuela

Congresso do Povo é uma experiência da Frente Brasil Popular para estimular a organização das lutas do povo brasileiro

|
Brigada vai trocar experiências da mobilização popular no Brasil e na Venezuela em busca de saídas contra o avanço do imperialismo
Brigada vai trocar experiências da mobilização popular no Brasil e na Venezuela em busca de saídas contra o avanço do imperialismo - Foto: Reprodução

Integrantes da Brigada do Congresso do Povo estão em Caracas na Venezuela para conhecer a realidade do país e o processo organizativo do povo venezuelano em defesa do projeto bolivariano.

O Congresso do Povo é uma experiência da Frente Brasil Popular com o objetivo de estimular a organização do povo brasileiro e seus processos de lutas. Iniciado em 2018, o Congresso do Povo está presente nas principais capitais, em especial nas periferias, com iniciativas como a construção de comitês populares .

A Brigada do Congresso do Povo na Venezuela conta com integrantes dos movimentos Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Movimento pela Soberania Popular na Mineração, Movimento de Mulheres Camponesas, Marcha Mundial de Mulheres, Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos, Central Única dos Trabalhadores e Levante Popular da Juventude. Durante um mês, os militantes passarão tanto por momentos de formação sobre a história do país quanto por momentos de vivência na capital Caracas e nos estados de Miranda, Cojedes, Lara, Anzoategui e Zulia.

Com isso, a brigada pretende trocar experiências da mobilização popular no Brasil e na Venezuela, e buscar saídas contra o avanço do imperialismo no continente que ocorre por meio de golpes, como no Brasil e do bloqueio econômico, como na Venezuela.

Para Letícia Zampier, 29 anos e integrante do MTD de Minas Gerais, a ida da brigada ao país “vai de encontro ao esforço que temos construído de solidariedade entre os povos e em defesa da soberania popular de nossos países”.

Já para Juliana Barbosa, 19 anos, do MST do Paraná e integrante da Vigília Lula Livre, o intercâmbio contribuirá para a divulgação da prisão política de Lula e a campanha pela sua libertação.

Edição: Rede Soberania