Rio Grande do Sul

ENTREVISTA

Gilberto de Carvalho: "Minha Casa Minha Vida Entidades traz qualidade de consciência"

Em visita a Porto Alegre, o ex-ministro falou com a Rede Soberania sobre o programa e demais temas de destaque nacional

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Gilberto de Carvalho ainda comentou a situação do ex-presidente Lula após as revelações do The Intercept
Gilberto de Carvalho ainda comentou a situação do ex-presidente Lula após as revelações do The Intercept - Foto: Reprodução

Em visita a Porto Alegre para conhecer o empreendimento do Minha Casa Minha Vida Entidades que vai beneficiar 1080 famílias no bairro Belém Novo, o ex-Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto de Carvalho, ressaltou a importância da organização e do envolvimento dos beneficiários com o projeto, em conversa com a Rede Soberania.

O ex-ministro da presidenta Dilma Rousseff disse estar encantado com o fato dessa modalidade proporcionar qualidade de consciência, ao invés de dar dinheiro para grandes construtoras. Para ele, é importante que a pessoa beneficiada saiba que “grande parte do volume do dinheiro veio pra ela, não por esmola, mas uma conquista dela, por causa de um projeto que preferiu botar o dinheiro aqui e não no Bradesco, na Volkswagen ou multinacionais. Portanto, adquirir a consciência de que ela tem poder, mas que faz parte de um projeto, é essencial para que ela mude sua qualidade de vida e sua consciência evolua”.

O Programa Minha Casa Minha Vida Entidades foi criado em 2009, com o objetivo de tornar a moradia acessível às famílias organizadas por meio de cooperativas habitacionais, associações e demais entidades privadas sem fins lucrativos. O vereador porto-alegrense Engenheiro Comassetto (PT) defende o modelo do projeto em que entidades cooperativas fazem o relacionamento com a população como uma forma de garantir organização, união e qualidade de vida aos beneficiários. “Queremos que se torne um programa de estado e não um programa de governo, por isso estamos batalhando e discutindo com o atual governo para que o projeto continue”, disse o vereador à Rede Soberania.

Gilberto de Carvalho ainda comentou a situação do ex-presidente Lula, que apesar de preso, segundo ele, “está muito animado” com as relevações que mostram a verdade se restabelecendo. “Quando começa a ficar clara toda a manipulação que Moro fez, com Dallagnol e todo aquele grupo, e começa a ficar evidente que a condenação dele é política, ele está muito feliz, porque ele, como um bom sertanejo nordestino, tem na honra uma questão fundamental”.

Confira a entrevista na Rede Soberania

Edição: Marcelo Ferreira