Pernambuco

MULHERES

Tem início o Campeonato Pernambucano Feminino de Futebol

Combinado Vitória das Tabocas/Santa Cruz surge como favorito para impedir o bi do Sport; Náutico também sonha

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Vice-campeã do Pernambucano 2018, a equipe do Náutico busca encerrar um jejum de 12 anos sem título estadual
Vice-campeã do Pernambucano 2018, a equipe do Náutico busca encerrar um jejum de 12 anos sem título estadual - Náutico

Teve neste mês de junho, o 17º Campeonato Pernambucano feminino de Futebol 2019. Nesta edição participam seis clubes: Sport, Náutico, Vitória de Santo Antão/Santa Cruz, Ipojuca, Íbis e Central de Caruaru. O torneio se estende até o mês de agosto, quando conheceremos as campeãs estaduais. As Rubro-negras são as atuais bi-campeãs, mas sofreram um desmonte na equipe e a busca pelo tri não será tão simples. As Leoas também estarão com a atenção dividida entre o estadual e a Série A do Brasileirão, onde a equipe já jogou nove partidas - com mais seis pela frente - e ainda não conquistou ponto algum, tendo marcado apenas um gol e hoje ocupa a lanterna. No Pernambucano, porém, o Sport estreou goleando o Ipojuca por 9x0 e tem agora pela frente um clássico contra o Vitória/Santa Cruz, às 15h do domingo (30), no Barbosão, em Chã Grande. Os jogos com mando da equipe leonina acontecem no CT do Sport.

Outra equipe que chega almejando o título é o Vitória de Santo Antão/Santa Cruz. A parceria entre o Tricolor das Tabocas e o Tricolor do Arruda foi efetivada no início deste ano, após o Vitória admitir uma crise financeira e dificuldades para manter o elenco. O Santa Cruz sequer possuía elenco feminino. O time também está jogando a Série A do Brasileiro e, em 9 rodadas, obteve apenas duas vitórias e dois empates, o suficiente para se manter fora da zona de rebaixamento. Os jogos do combinado tricolor estão sendo mandados no Barbosão, em Chã Grande. Na primeira rodada as tricolores venceram o Central por 8x1, em Caruaru. No próximo domingo (30) fazem clássico diante do Sport, em casa.

Vice-campeã do Pernambucano 2018, a equipe do Náutico busca encerrar um jejum de 12 anos sem título estadual. Este ano as Alvirrubras também jogaram a Série A2, segunda divisão do Brasileirão, ficando apenas na 24ª colocação entre 36 equipes. Com o Sport e o Vitória/Santa Cruz na Série A, o Náutico precisa do 3º lugar para garantir uma vaga na Série A2 do Brasileiro em 2020. As Alvirrubras estrearam vencendo por 2x1 o Íbis, no CT Wilson Campos, onde o Náutico vai mandar seus jogos. No domingo (30), às 15h, elas vão a Ipojuca enfrentar a equipe local no Estádio Antônio Dourado.

As outras três equipes chegam postulando um lugar nas semi-finais. O Ipojuca tem participado com frequência das competições femininas locais. Em 2018 teve seu resultado mais expressivo, o 3º lugar no Pernambucano. O time têm mais experiência que as adversárias do Íbis e do Central de Caruaru. Enquanto as centralinas mandam seus jogos no Antônio Inácio (estádio do Porto), o Ipojuca manda os seus no Antônio Dourado e o Íbis manda os jogos no Grito da República, em Olinda. 

As equipes jogam partidas de ida e volta, em apenas cinco rodadas que se encerram no dia 21 de julho. Estão agendados para os dias 28 de julho e 4 de agosto as semifinais da competição, em jogos de ida e volta. Já a final e a disputa do 3º lugar acontecem em jogo único, ambas no dia 10 de agosto. O Sport tem 7 títulos, o Vitória das Tabocas também tem 7 estaduais (conquistados de maneira consecutiva entre 2010 e 2016) e o Náutico tem apenas dois títulos (2005 e 2006).

Edição: Monyse Ravenna