Rio Grande do Sul

SERVIÇO

AGENDA BdF RS

Confira a agenda de debates, palestras, atos e eventos públicos para os próximos dias em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Agenda da semana do dia 1º de julho de 2019
Agenda da semana do dia 1º de julho de 2019 - BdF-RS

01/07 (segunda-feira) - Lançamento do livro “Um bispo contra todas as cercas – A vida e as causas de Pedro Casaldáliga”

Às 18h30, no Sindibancários - Rua General câmara 424, Centro Histórico, Porto Alegre.

A autora, a jornalista carioca Ana Helena Tavares, vem a Porto Alegre para o lançamento do livro. Corajosamente teimosa, como Pedro, ela decidiu enfrentar o risco de escrever a biografia deste homem extraordinário e conseguiu brilhantemente apresentar os muitos “Pedros” que há no Pedro: poeta, profeta, místico, revolucionário, definitivamente humano. Para isso, fez algo fundamental: ouviu muito e ouviu as testemunhas que viveram ou vivem com Pedro, são depoimentos e narrativas reais que dão autenticidade e leveza ao texto.


01/07 (segunda-feira) - Experiências de Trabalho Sindical e Social na Espanha e Polônia

Às 19h, na Cirkula - Osvaldo Aranha, 522, Bom Fim - Porto Alegre
A habitação social na Europa em tempos de Neo-liberalismo e a luta contra o desmonte da moradia estarão em debate na Cirkula, que recebe Lauren Akai, da ZSP Polônia, e Afonso Lazaro, da CNT Espanha.


02/07 (terça-feira) - Painel História e Historiografia LGBTI

Às 19h, no Memorial do Rio Grande do Sul - Rua Sete de Setembro, 1020. Praça da Alfândega, Centro Histórico - Porto Alegre.

Há cerca de 50 anos, Marsha P. Johnson deu início à Rebelião de Stonewall, marco na História LGBTI+ em âmbito internacional. Hoje, estamos em tempos de fakenews e da invenção de uma suposta ideologia de gênero, ou seja, a disseminação do ódio a quem é considerado diferente permanece. Assim, torna-se imprescindível que a História, enquanto ciência, tenha reconhecida sua potência na construção de futuros dignos para corpos, existências e identidades plurais. Nesta perspectiva, o debate discorre sobre a possibilidade, a partir da História, de desconstruir preconceitos e construir uma sociedade digna a todos nós.

A atividade está em diálogo com a exposição “De Stonewall ao Nuances: 50 anos de ação”, realizada pelo curso de Museologia da UFRGS junto ao Nuances — Grupo pela Livre Expressão Sexual, em cartaz no primeiro andar do Memorial do RS até 14 de julho. A promoção é do núcleo de Ação Educativa da instituição e conta com a participação da Ma. Augusta Silveira de Oliveira, prof. Dr. Benito Bisso Schmidt, Caio Tedesco e Ma. Lauri Miranda.


02/07 (terça-feira) – Audiência Pública sobre situação dos contratados emergenciais, professores e funcionários de escolas de ensino público do RS

Às 9h30, na Sala João Neves da Fontoura, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do RS, 3º Andar – Praça Mal. Deodoro, 101 - Centro Histórico, Porto Alegre.

Para tratar da situação dos contratados emergenciais, professores e funcionários de escolas do ensino público do Estado do Rio Grande do Sul, aconrtece a audiência pública, requerida pelo CPERS-Sindicato. A audiência será conjunta com a Comissão de Segurança e Serviços Públicos e com a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia. Convidados: Secretaria de Educação, Tribunal de Contas do Estado, Procuradoria Geral do Estado, Ministério Público, professores, servidores, alunos e comunidade escolar.


04/07 (quinta-feira) - Ilegalidades da Lava-Jato

Às 18h30, em frente ao prédio do Direito na UFRGS - Av. Paulo Gama, 110, Porto Alegre (em caso de chuva, o debate será no auditório da FACED)

O evento tem como objetivo debater as ilegalidades dessa operação, expondo sua real face: agente de um projeto anti-povo e anti-Brasil e que põe em xeque a reputação do Brasil. Os convidados para debater são: Laura Sito (Jornalista e vereadora suplente de POA, constrói a plataforma Multiplicidade e a Resistência Socilista do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras); Paulo Pimenta (Líder da Bancada do PT na Câmara dos Deputados, constrói a Resistência Socialista do PT); Rodrigo Luz Peixoto (Mestre e Doutorando em Direito na UFRGS, tem experiências nas áreas sobre Estado de Exceção, Terrorismo, Justiça de Transição e Constitucionalismo Latino-americano).


05/07 (sexta-feira) - 50 anos de Orgulho LGBT

Às 18h30, no Conselho Regional de Psicologia do RS - Av. Protásio Alves, 2854 - Petrópolis, Porto Alegre.

O evento, alusivo ao Dia do Orgulho LGBT, comemorado em 28 de junho, é promovido pela Comissão de Direitos Humanos do CRPRS em parceria com as ONGs Igualdade e Nuances. A atividade tem o objetivo de homenagear representantes de ONGs/Movimentos LGBTs mais antigos e representativos do estado. O evento é aberto a psicólogas/os, estudantes e ao público em geral, sem inscrição prévia. Serão homenageados: Marcelly Malta (militante trans mais antiga e reconhecida no estado, representante da ONG "Igualdade - Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul"); Célio Golin (fundador e militante da ONG Nuances - Grupo Pela Livre Expressão Sexual); e Ana Naiara Malavolta Saupe (ativista no movimento social LGBT

 

Edição: Marcelo Ferreira