Rio Grande do Sul

Economia Solidária

Resistência é a palavra de ordem na Feicoop 2019

Evento mantém viva a semente do Fórum Social Mundial ao reafirmar: “Um outro mundo e uma outra economia são possíveis"

Brasil de Fato | Santa Maria (RS) |
Estão previstos mais de uma dezena de eventos paralelos
Estão previstos mais de uma dezena de eventos paralelos - Foto: Arquivo Feicoop

A Feira Mundial do Cooperativismo e Economia Solidária (Feicoop), de Santa Maria, já tem data marcada para sua 26ª edição (11 a 14 de julho de 2019) e está reforçando a convocatória para que o evento seja abraçado como uma iniciativa de resistência frente o delicado momento em que as políticas públicas de fomento à ecosol estão sendo aniquiladas. 

A coordenadora do evento, Irmã Lourdes Dill, relembra que a Feicoop “é um grande espaço de articulação, debate, comercialização justa e troca de experiências entre os empreendimentos da economia solidária, agricultura familiar camponesa, associações de catadores e catadoras, povos indígenas, organizações populares, associações, cooperativas, empreendimentos solidários do meio urbano e rural, reunidos sob a metodologia autogestionária do Fórum Social Mundial”.

Ao longo dos quatro dias mais de uma dezena de eventos paralelos são reunidos sob a bandeira da solidariedade militante, cujo sentido se explica pelas palavras de Irmã Lourdes: “Aqui vamos muito além da resistência frente a exclusão social e o desemprego, a ecosol aponta para uma nova prática econômica, para a reinvenção do nosso sentido de coletividade, para a superação desse sistema que aí está”. Para a religiosa, é o momento de se provar que um outro mundo e uma outra economia são possíveis e necessários, constituindo-se a partir do trabalho cooperativado, autogestionário, com gestão participativa entre homens e mulheres que constroem o bem viver. 

Aniversário do Brasil de Fato na feira

O Jornal Brasil de Fato RS foi lançado na Feicoop em julho de 2018 e este ano estará novamente em Santa Maria para comemorar seu primeiro ano de circulação. O evento será no sábado, dia 13 de julho, às 18h. 

Apoio popular é necessário!

Para saber mais sobre a feira, acesse o site www.esperancacooesperanca.org. Faça parte da mobilização popular para garantir que a Feicoop permaneça ativa. Os interessados em ajudar podem acessar a campanha da Cáritas/RS e fazer a sua doação a partir de R$ 30,00 (recurso necessário para custear a participação de uma família no evento) pelo site https://caritasrs.colabore.org/Feicoop/.

Confira o recado do ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, sobre o evento, e faça como ele, ajudando a manter acesa a chama do Fórum Social Mundial no coração do RS.

Edição: Marcelo Ferreira