Rio Grande do Sul

FUTEBOL CONTRA O FRIO

Inter vai abrigar população em situação de rua na noite fria da capital gaúcha

Iniciativa foi inspirada em ação semelhante realizada em Buenos Aires, na capital argentina, pelo River Plate

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Gigantinho, que fica ao lado do estádio Beira Rio, vai abrigar 300 pessoas do frio intenso em Porto Alegre
Gigantinho, que fica ao lado do estádio Beira Rio, vai abrigar 300 pessoas do frio intenso em Porto Alegre - Foto: Divulgação Internacional

O frio chegou com força em terras gaúchas no início de julho e sensibilizou o Inter a uma ação exemplar fora de campo. O clube abre as portas do ginásio Gigantinho, nesta sexta-feira (05), que terá uma das noites mais frias do ano (mínima de 3º), para abrigar moradores em situação de rua da capital gaúcha.Cobertores, colchonetes e um sopão preparado pelas torcidas organizadas do clube serão oferecidos no local, que vai acolher 300 pessoas. A iniciativa faz parte das ações da Campanha do Agasalho Esquenta Porto Alegre, em parceria com a prefeitura e com apoio dos Cozinheiros do Bem e de torcedores.

“O Clube do Povo tem espírito solidário, essa é nossa essência. O clube, desde sua origem, está de portas abertas a todos, sempre olhando pelas minorias e os mais necessitados”, disse Marcelo Medeiros, presidente colorado. A Grêmio Antifascista, torcida do co-irmão e principal rival colorado, o Grêmio, deixou a rivalidade de lado para elogiar a ação: “Que a bela atitude do rival Sport Club Internacional inspire o nosso Grêmio FBPA, clube de maior torcida em todas camadas sociais do Sul do Brasil, a abrir também suas portas à população em situação de rua”.

Críticas à prefeitura

Já a Inter Antifascista reconhece como louvável a atitude do clube e das torcidas coloradas, que estão se engajando na ação, mas recorda que a responsabilidade pela assistência e acompanhamento dessa população é do poder público. “O projeto que está sendo executado pelo governo Marchezan na Prefeitura de Porto Alegre é de desmonte das políticas públicas sobre o tema. Na semana passada, o único albergue que recebia famílias inteiras em Porto Alegre foi fechado e seus ocupantes foram encaminhados a outros serviços, com as famílias separadas, por conta dos atrasos sucessivos no pagamento do aluguel por parte da Prefeitura. Além disso, o único restaurante popular da cidade foi fechado”, denuncia a torcida em nota.

A inspiração para a iniciativa promovida pelo Internacional veio do clube argentino River Plate, que fez ação semelhante nos últimos dias. Em momentos como esse, a torcida da dupla GreNal está do mesmo lado vibrando para que ambos os clubes realizem mais ações do tipo.

Edição: Marcelo Ferreira