Rio Grande do Sul

Serviço

AGENDA BdF RS

Confira a agenda de debates, palestras, atos e eventos públicos para os próximos dias

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Agenda da semana do dia 22 de julho de 2019
Agenda da semana do dia 22 de julho de 2019 - BdF-RS

22 de julho (segunda-feira) - Plenária Aberta do Comitê de Combate à Megamineração RS

Às 19h30, no CPERS/Sindicato (Av. Alberto Bins, 480 - Centro, Porto Alegre),

Para avançar na mobilização contra a Mina Guaíba e os demais projetos de megamineração previstos para o Rio Grande do Sul, o Comitê de Combate à Megamineração no RS promove uma plenária aberta e convida a todas e todos.


22 a 25 de julho - Série de audiência públicas sobre a reforma da Previdência com senador Paulo Paim

Em São Leopoldo, o evento será na segunda-feira, dia 22 de julho, às 9h30min, na Câmara de Vereadores do município (Rua Independência, 66 - Centro). O advogado previdenciário Daisson Portanova participará da atividade, que é uma iniciativa da Frente Parlamentar Contra a Reforma da Previdência da Câmara de Vereadores de São Leopoldo.

O debate em Canoas também acontece na segunda-feira, dia 22 de julho. Será realizado às 18h30min, na Câmara de Vereadores do município (Rua Ipiranga 123 - Centro). O evento é uma iniciativa da Comissão Especial em Defesa da Previdência Pública da Câmara Municipal de Canoas.

No município de Tramandaí, a audiência ocorre na terça-feira, dia 23 de julho, às 19h, na Câmara de Vereadores (Av. Fernandes Bastos, 30), com iniciativa da Frente Ampla pelo Brasil e do mandato do vereador Clayton Ramos (PT). Além de Paim, falará sobre o tema a juíza Valdete Souto Severo, titular da 4° Vara do Trabalho de Porto Alegre e presidenta da AJD - Associação dos Juízes para a Democracia.

E em Tenente Portela, o debate ocorre na quinta-feira, dia 25, às 19h. Será na Cripta da Igreja Católica Nossa Senhora Aparecida e também contará com a presença do advogado Daisson Portanova. Alusivo ao dia do colono e do motorista, o evento é uma iniciativa do SINTRAF - Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Tenente Portela, Comitê Regional Celeiro e conta com o apoio da CRESOL, EMATER/RS, Comitê Regional em Defesa da Previdência, Coletivo de Mulheres, Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tenente Portela e Grupo Ecumênico das Igrejas de Tenente Portela.


22 a 25 de julho - XIII Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM): Antropologias do Sul

O evento acontece nesta semana, na UFRGS, com atividades também em outros pontos da capital gaúcha. Confira a programação completa com horários e locais: http://ram2019.com.br/wp-content/uploads/2019/07/Programa%C3%A7%C3%A3o-RAM-e-ABCiber-13-de-JULHO.pdf

Algumas atividades de destaque:

22 de julho (segunda-feira) - Simpósio especial sobre os impactos sociais e ambientais dos grandes projetos de mineração

Das 13h às 16h, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 - Bom Fim, Porto Alegre)

A 13ª reunião de Antropologia do Mercosul, que será realizada em Porto Alegre, de 22 a 25 de julho, terá um simpósio especial sobre os impactos sociais e ambientais dos grandes projetos de mineração que pretendem se instalar no extremo sul do Brasil. Intitulado “Teias da Mineração”, o simpósio contará com representantes dos movimentos sociais que estão mobilizados contra esses projetos participarão do encontro. Entre outros projetos será debatido o da Mina Guaíba, que pretende explorar carvão a céu aberto em uma área localizada entre os municípios de Eldorado do Sul e Charqueadas, a cerca de 16 quilômetros de Porto Alegre. As comunidades que serão atingidas por esses projetos estão organizando debates e audiências públicas a fim de esclarecer para a sociedade os diversos impactos que esses empreendimentos podem causar, desde o comprometimento da saúde humana à contaminação ambiental, como deslocamento de populações tradicionais – indígenas, quilombolas, pescadores, assentados de Reforma Agrária e agricultores

23 de julho (terça-feira) - Políticas patrimoniais e populações em situação de vulnerabilidade

Das 9h às 11h, na Faculdade de Engenharia - Anfiteatro 700 (Av. Paulo Gama, 110 – Farroupilha, Porto Alegre)

Nos últimos anos, ocorre no Brasil e em outros países da América Latina uma virada política conservadora que, somada ao avanço das políticas de caráter neoliberal e dos projetos desenvolvimentistas, impacta diretamente na vida de populações indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais, bem como na de moradores de periferias urbanas. Uma de suas consequências diretas é o retrocesso dos direitos dessas minorias e uma crise das políticas culturais e patrimoniais que lhes eram destinadas, colocando em risco o seu patrimônio material e imaterial, os seus modos de vida, a sua integridade física e, num sentido mais amplo, ameaçando a garantia da pluralidade étnico-cultural. Essa mesa-redonda, proposta no âmbito das atividades do Comitê de Patrimônios e Museus da Associação Brasileira de Antropologia, procura refletir sobre os efeitos e os impactos dessa crise.

24 (quarta-feira) - Desplazamientos, migraciones, desposesión y violencias en el contexto del giro regional a la derecha

Das 9h às 11h, na Faculdade de Engenharia - Anfiteatro 700 (Av. Paulo Gama, 110 – Farroupilha, Porto Alegre)

Coordenador/a: SERGIO CAGGIANO (CIS - IDES / CONICET), Liliana Sanjurjo (UERJ), Igor Machado (UFSCar). 

Debatedor/a: Liliana Sanjurjo (UERJ)

Palestrantes: Igor Machado (UFSCar), Guillermo Acuña González (Universidad Nacional Costa Ric), Luis Eduardo (Universidad Central de Chile)


23 de julho (terça-feira) - Confluências Quilombolas

Às 18h, no subsolo do Planetário (venida Ipiranga, 2000, Porto Alegre)

Com participações de Nina Fola e Mano Oxi e palestra com Antônio Bispo. "Antonio Bispo dos Santos, o Nêgo Bispo, é lavrador, formado por mestras e mestres de ofícios, morador do Quilombo do Saco-Curtume (São João do Piauí/PI). Ativista político e militante de grande expressão no movimento social quilombola e nos movimentos de luta pela terra, Nêgo Bispo é atualmente membro da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Piauí (CECOQ/PI) e da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ). Possui ensino fundamental completo e faz parte da primeira geração da família da sua mãe que teve acesso à alfabetização. Tem um grande gosto pela escrita poética, pois desde muito cedo precisou desenvolver sua habilidade de traduzir para a linguagem escrita das cartas os sentimentos as sabedorias e as vivências de seus parentes e vizinhos. Poeta, escritor e intelectual que prefere ser chamado de relator de saberes, é autor de inúmeros artigos e poemas, bem dos livros Quilombos, modos e significados (2007); e Colonização, Quilombos: modos e significados (2015). Também foi professor e mestre convidado do projeto Encontro de Saberes na Universidade de Brasília."


23 de julho (terça-feira) - Debate sobre impactos da Megamineração

Das 19h às 21h25, na Cúpula Central da Engenharia Mecânica da Ufrgs (Rua Sarmento Leite, 425, Farroupilha, Porto Alegre)

"Megamineração - Impactos na Saúde, na Economia e no Meio Ambiente" é o tema do Agapan Debate da próxima terça-feira (23/07), às 19h, no Auditório da Cúpula Central da Engenharia Mecânica da Ufrgs. Haverá palestra do pneumologista Carlos Nunes Tietboehl Filho, sobre “As doenças respiratórias causadas pela extração e queima do carvão mineral”, e do auditor fiscal da Receita Estadual do RS, João Carlos Loebens, sobre “A mineração que empobrece o Brasil". A mediação do debate é do jornalista e vice-presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Heverton Lacerda. Carlos Nunes Tietboehl Filho é mestre e doutor em Pneumologia e especialista em Medicina do Trabalho (Ufrgs) e em Toxicologia Aplicada (PUC/RS). Trabalhou como pneumologista no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Ufrgs), no Hospital Sanatório Partenon (SES-RS) e no Serviço Social da Indústria (Sesi-RS). Atualmente coordena a Comissão de Doenças Ocupacionais e Ambientais da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). João Carlos Loebens é auditor Fiscal da Receita Estadual do RS, formado em Administração de Empresas pela Unisc, mestre em Administração e Gerência Pública pela Universidade de Alcalá/Espanha, doutorando em Economia e atualmente diretor de Cidadania e Educação Fiscal do Instituto de Justiça de Fiscal.


24 de julho (quarta-feira) - Seminário sobre o futuro das universidades e institutos federais

Às 14h30, no auditório da ADUFRGS-Sindical (Rua Barão do Amazonas, 1581, Porto Alegre)

A ADUFRGS-Sindical promove um seminário sobre o futuro das universidades e institutos federais com gestores de três instituições da base do sindicato: o reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, a vice-reitora da UFCSPA, Jenifer Saffi, e o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck. O evento acontece uma semana após a reunião dos gestores convocada pelo Ministério da Educação para tratar sobre uma Reforma Administrativa, que aponta uma mudança no regime jurídico das instituições. Pela sinalização do governo, as universidades deixariam de ser autarquias e poderia ser instalada uma política de cobrança de mensalidades.


25 de julho (quinta-feira) - Dia de Luta: Aula pública na Esquina Democrática

Das 17h às 19h, na Esquina Democrática, (Centro de Porto Alegre)

O dia 25 de Julho é uma data de luta das mulheres negras latino-americanas e caribenhas por uma sociedade mais justa. É também o Dia Nacional Tereza de Benguela no Brasil. Em toda a América Latina e Caribe, esse dia é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra. No Brasil, essa data faz referência a Tereza de Benguela, mulher quilombola, rainha e chefe de estado, que viveu no século XVIII no Vale do Guaporé. Ela liderou o Quilombo de Quariterê, no estado do Mato Grosso, que resistiu da década de 1730 até o final do século. O dia é de Tereza, mas o mês é destinado a visibilizar pautas políticas, demandas sociais, festejos e comemorações de toda a diversidade de mulheres negras brasileiras. O dia de luta acontece numa conjuntura de retrocessos e a falta de efetivação nas políticas públicas voltadas para a redução da desigualdade na vida das mulheres negras. Exemplo disso é o corte na política de titulação de territórios quilombolas e em programas de promoção da igualdade racial e superação do racismo.

O evento é organizado pelo Movimento de Mulheres Olga Benario - Nacional, Emancipa Mulher, Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro - Porto Alegre e o DCE UFRGS, e terá a participação de : Claudenice Rodrigues: moradora da Ocupação Lanceiros Negros e integrante do Movimento de Mulheres Olga Benario; Carla Zanella - coordenadora da Emancipa Mulher - Escola Feminista e Antirracista, cientista social, graduanda em direito; Tainah Motta do Nascimento: Advogada lesbofeminista antirracista e mestranda em Educação pela Unisinos. Pesquisa trajetórias de professoras negras lésbicas no ensino público; Lucia Garcia - Economista e especializada em teoria econômica, Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Economia/ UFRGS, Técnica do DIEESE e Professora da Escola Ciências do Trabalho do DIEESE, Coordenadora dos estudos e informativos sobre a inserção da População Negra em mercados de trabalhos metropolitanos, bem como sobre a condição de inserção produtiva das Mulheres Negras.


25 de julho (quinta-feira) - Paulo Freire, o andarilho da Utopia: Autonomia, Conscientização e Transformação, Libertação e Pedagogia da Autonomia

Das 18h30 às 21h, no Fora da Asa Experiências Plurais (Rua José do Patrocínio, 642, lado B)

Andarilhagens com o Café Paulo Freire e a Fora da Asa - Casa de Experiências Plurais: Serão 6 encontros, com 2h e meia de duração (18h30min às 21h00min), em que a Roda de Conversa será a metodologia, permeada, portanto, pelo diálogo e pela partilha de saberes em Freire e experiências plurais. Quem optar em participar dos seis encontros (Andarilhagens) receberá um certificado equivalente a 20 horas-aula, ao final do projeto. Quem optar por fazer uma ou outra Andarilhagem, receberá certificado de participação relativa às horas efetivamente vivenciadas, ao final de cada encontro. A organização do café é comunitária – bebidinhas, comidinhas. Em relação aos valores, cada pessoa fará uma contribuição espontânea (que tiver e puder) para colaborarmos com a manutenção do Projeto Fora da Asa (casa de experiências plurais).


26 de julho (sexta-feira) - Seminário Financiamento da Educação Brasileira

Às 14h30, no CPERS/Sindicato (Av. Alberto Bins, 480 - Centro, Porto Alegre)

O evento organizado pelo Movimento em Defesa da Educação e entidades do movimento educacional gaúcho contará com o Professor da USP, José Marcelino Rezende Pinto, um dos principais estudiosos brasileiros sobre o financiamento da educação. Inscrições no local.

Edição: Marcelo Ferreira