Rio Grande do Sul

SERVIÇO

AGENDA BdF RS

Confira a agenda de debates, palestras, atos e eventos públicos para os próximos dias no RS

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Agenda da semana do dia 12 de agosto de 2019
Agenda da semana do dia 12 de agosto de 2019 - BdF-RS

12 de agosto (segunda-feira) - Seminário Construção da Estratégia Brasil/China no RS

Às 13h30min, na Sala Adão Pretto da Assembleia Legislativa do RS (Praça Mal. Deodoro, 1101 - Centro Histórico, Porto Alegre)

13h e 30 - Recepção das autoridades presentes e Abertura das Atividades

14h - Entrega da Medalha da 54ª Legislatura á Fabio Hu, Presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China / CCDIBC;

14h e 30 - Assinatura dos Termos de Cooperação;

15h - Construção da Estratégia Brasil-China no Rio Grande do Sul

Mediação: Deputado Jeferson Fernandes - Presidente da Frente Parlamentar Brasil-China no RS.

Convidados: Mirna Braucks (Hospital Santo Antônio - Tenente Portela), - Gelson Ferrari (Conselho Administração - Cresol), Paulo Burmann (Reitor da Universidade Federal de Santa Maria), Tiago Gorski (Prefeito de Santiago), Eduardo Freire (Presidente da FAMURS), Fabio Hu (Presidente Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China / CCDIBC), Luiz Augusto Lara (Presidente da ALRS), Eduardo Leite (Governador do Estado do Rio Grande do Sul)


12 de agosto (segunda-feira) - Instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras

Às 18h30min, no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS (Praça Mal. Deodoro, 1101 - Centro Histórico, Porto Alegre)

Na próxima segunda-feira, 12 de agosto, acontece o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras, às 18h30, na Assembleia Legislativa. É fundamental a presença dos petroleiros da ativa e aposentados nessa atividade, que tem o objetivo de debater sobre os riscos que a privatização da Petrobras vai causar aos municípios gaúchos. O Sindipetro-RS disponibilizará um ônibus que sairá da frente da Refap, às 17h. Vistam os seus jalecos e suas camisetas laranjas, convidem seus amigos e seus familiares. Vamos lotar os espaços do Teatro Dante Barone pela defesa da Refap e da Petrobras. Com o apoio do Sindipetro-RS, que visitou o gabinete de diversos parlamentares, o deputado estadual Pepe Vargas (PT) conseguiu 19 assinaturas para a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras. De acordo com o deputado, garantir que a Petrobras e suas estruturas estejam nas mãos do Estado não se trata de uma disputa de caráter ideológico: "Se trata de compreender qual é mesmo o papel que a Empresa Pública deve cumprir".


12 de agosto (segunda-feira) - “Os Desafios de uma Gestão de Esquerda em meio à crise Democrática”

Às 18h, no Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (Rua General Câmara, 424, Centro Histórico).

O economista Márcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo, será o palestrante do Seminário “Os Desafios de uma Gestão de Esquerda em meio à crise Democrática”.


13 de agosto (terça-feira) - Ato Nacional contra a Reforma da Previdência, em Defesa do Emprego e da Educação Pública

14h - OcupaMatriz: em defesa da Previdência e da Educação, na Praça da Matriz (Rua Marechal Deodoro, Centro Histórico - Porto Alegre)

O funcionalismo gaúcho soma forças à paralisação nacional contra a Reforma da Previdência e os ataques à educação. Vamos ocupar a Praça da Matriz com aulas públicas, atrações artísticas e manifestações contra os desmandos dos governos Eduardo Leite e Bolsonaro. No estado, já amargamos 44 meses de salários atrasados e parcelados, e cinco anos de perdas sem qualquer reajuste. Enquanto encena diálogo para as câmeras, Eduardo Leite age para impor uma agenda violenta e privatista. Por trás da máscara, está a radicalização do projeto de Sartori; desmanche da escola pública, ataque brutal ao funcionalismo, precarização dos serviços e redução do Estado a todo custo.

17h - Ato em prol da liberdade de expressão, da pluralidade de ideias e contra as violências na escola (Largo Glênio Peres, Centro de Porto Alegre)

Ato em prol da liberdade de expressão, da pluralidade de ideias e contra as violências na escola. Organizado por Mães & Pais pela Democracia. Após, concentração na Esquina Democrática para o grande ato de mobilização do dia 13.

17h - Concentração na Esquina Democrática, no centro de Porto Alegre e caminhada, às 18h, até a Faculdade de Educação da UFRGS


14 de agosto (quarta-feira) - A Situação das Mulheres Na América Latina

Às 19h, no IFRS - Campus Porto Alegre (Rua Cel. Vicente, 281, Centro, Porto Alegre)

Na mesa estarão Nana Sanchez (professora de Geografia, coordenadora Nacional do Movimento de Mulheres Olga Benario e da Casa de Referência Mulheres Mirabal), Lucia Garcia (Economista do DIEESE, professora da Escola de Ciencias do Trabalho/DIEESE e integrante do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro) e Vera Siwade Quintana (Professora séries iniciais, militante petista e de movimentos sociais. Foi coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher /Governo Olívio Dutra. Foi diretora financeira da Fundação Arte e Cultura de Gravataí. Foi coordenadora do Centro de Referência da Mulher "Casa Lilás " Gravataí. Mulher negra chefe de família , filha de Xango e Iansa. 60 anos. Natural de Santana do Livramento)


14 de agosto (quarta-feira) - Palestra: violência contra a mulher X relacionamento abusivo

Às 15h, no Café Santa Fermata (Santa Terezinha 29, Farroupilha, Porto Alegre)

Você sabe o que é um relacionamento abusivo? Saberia identificar se alguém próximo (ou você mesma) está em um? Estar em um relacionamento abusivo não quer dizer, necessariamente, apanhar. Muitas vezes, a violência toma outras formas, como a violência psicológica, sexual e financeira. Elas são muito mais sutis que a agressão física e, por isso mesmo, mais difíceis de identificar. Venha participar de um super bate papo e descobrir as reais faces e fases de um relacionamento abusivo e da violência contra a mulher. Encontro ministrado pela Advogada Silvia Marmontel Matos.


16 de agosto (sexta-feira) Seminário Comunicação em Tempos de Resistência

Das 9h às 17h, na Fetrafi-RS (Cel Fernando Machado, 820, Centro, Porto Alegre)

Programação:

9h às 9h30 – Café da manhã

9h30 às 10h – Abertura, com Juberlei Bacelo, diretor de Comunicação da Fetrafi-RS e Ademir Wiederkehr, secretário de Comunicação da CUT-RS e diretor da Fetrafi-RS

10h às 11h – Painel “Informação e Desinformação”, com os jornalistas Marco Weissheimer (Portal Sul 21) e Marília Gehrke (pesquisadora em Jornalismo de Dados e doutoranda da UFRGS)

11h às 12h – Debate

12h às 13h – Pausa para almoço

13h às 14h – Apresentação de dados sobre a comunicação da Fetrafi-RS e da pesquisa para Planejamento de Comunicação

14h às 14h30 – Debate

14h30 às 15h30 – Painel “Internet para todos e todas: Por que ter um portal responsivo?”, com o desenvolvedor WEB Marcelo Almeida

15h30 às 17h – Debate sobre propostas para a melhoria da comunicação da categoria e encaminhamentos


17 de agosto (sábado) - Dependência, Subdesenvolvimento e Revolução Brasileira

Às 15h, no Simpa Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Rua João Alfredo,61, Cidade Baixa, Porto Alegre)

Ciclo Nacional de Formação da Revolução Brasileira - Porto Alegre/RS - Aula 1: Com Nildo Ouriques, economista da UFSC e presidente do Instituto de Estudos Latino-americanos (Iela-UFSC)

Inscrições: https://revolucaobrasileira.org/30/07/2019/ciclo-nacional-de-formacao-pela-revolucao-brasileira-em-porto-alegre-dependencia-subdesenvolvimento-e-a-revolucao-brasileira/


17 de agosto (sábado) – Ato em favor da restrição da pesca de arrasto no RS

Às 10h, na Barra de Imbé, no Litoral Norte do RS.

Representantes de pescadores e prefeitos dos municípios do Litoral Norte do RS definiram uma mobilização em favor da manutenção da lei que limita a pesca de arrasto no Estado. O ato acontece após o presidente Bolsonaro se manifestar pela revogação da lei gaúcha, em favor da indústria de Santa Catarina.

 

 

 

Edição: Marcelo Ferreira