Rio Grande do Sul

SERVIÇOS

AGENDA BdF RS

Confira a agenda de debates, palestras, atos e eventos públicos para os próximos dias em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Agenda da semana do dia 2 de setembro de 2019
Agenda da semana do dia 2 de setembro de 2019 - BdF-RS

02 de setembro (segunda-feira) - 60 Anos da Revolução Cubana

Às 18h30min, na Faculdade de Farmácia da UFRGS - Anfiteatro Álvaro Leal (Av. Ipiranga, 2752 - Azenha, Porto Alegre)

Um evento que discutirá a Revolução Cubana suas transformações e o bloqueio estadunidense. Bem como, a excelência da saúde cubana e sua ação internacionalista. Com as presenças do Cônsul Geral de Cuba, Pedro Monzón e dos Doutores João Marcelo Goulart e Alcides Miranda - Professor da UFRGS.


02 de setembro (segunda-feira) -  Exposição Independência em Risco (abertura)

Às 18h, na Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255, Porto Alegre)

Exposição coletiva desenhos de humor - Os cartunistas gaúchos - humoristas  do traço - levantam-se num segundo grito pela independência,  pela nossa liberdade de pensar, agir e existir. Armados com seus lápis, pincéis e tintas,  denunciam o autoritarismo, a intolerância e a  violência. Treinados nas lidas do humor gráfico vêm  através do riso apontar para o perigo real da entrega do território, da cultura e da riqueza nacional. Determinados, os cartunistas mostram como o humor de verdade esclarece e liberta, ao contrário "dissodaí, talquei"? Participantes: Alexandre Beck, Alisson Affonso, Bier, Bruno Ortiz, Dóro, Edgar Vasques, Edu, Elias, Eugênio, Gui Moojen, Hals, Kayser, Koostela, Latuff, Nik, Santiago, Schroder, Uberti e Vecente.

A exposição segue aberta para visitações até o dia 19 de setembro. Entrada gratuita.


02 de setembro (segunda-feira) - Plenária do Comitê de Combate à Megamineração no RS

Às 19h30, no CPERS Sindicato (Av. Alberto Bins, 480 - Centro, Porto Alegre)

Venha debater e organizar a luta contra a megamineração no Rio Grande do Sul.


 

 

 

 

03 de setembro (terça-feira) - O caso Vaza Jato: jornalismo e credibilidade no jogo da política

Às 10h, no auditório 1 da Fabico (Rua Ramiro Barcelos, 2705, Santana, Porto Alegre)

Evento com a pesquisadora Sylvia Moretzsohn, com entrada franca. Moretzsohn é pesquisadora da Universidade do Minho (Portugal) e autora de "Pensando contra os fatos" e "O fetiche da velocidade", entre outras obras.


03 de setembro (terça-feira) - Universidade do Futuro Ameaças à ciência: O future-se do passado

Às 14h, no Campus do Vale - Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados - ILEA/Ufrgs (Avenida Bento Gonçalves, 9500, Porto Alegre)

O professor Renato Peixoto Dagnino (Geociência/UNICAMP) será o palestrante na mesa "Ameaças à Ciência: O future-se do passado". O evento se realizará na Sala do Pesquisador no Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados - ILEA/UFRGS. A atividade é aberta ao público e tem entrada franca.


04 de setembro (quarta-feira) - Lançamento do livro "Direitos Humanos em Debate"

Às 10h30, na Faculdade de Educação UFRGS (Av. Paulo Gama, s/n Prédio 12201, Porto Alegre)

Fruto de um Curso de Extensão, a obra "Direitos Humanos em Debate: Educação e marcadores sociais da diferença" apresenta as palestras, rodas de conversas e intervenções artísticas realizadas na Faculdade de Educação, em 2018. Durante o lançamento, onde o livro será distribuído gratuitamente, haverá um coquetel e uma conversa com organizadores e autores.


04 de setembro (quarta-feira) - Silenciamento na educação: Da liberdade de Expressão à Autocensura 

Às 13h30min, no Centro Cultural da UFRGS (Av. Eng. Luiz Englert, s/n - Bairro Farroupilha - Porto Alegre)

A ADUFRGS está apoiando o seminário promovido pelo Fórum de Combate à Intolerância e ao Discurso de Ódio no dia 4 de setembro, no Centro Cultural da UFRGS O tema é Silenciamento na Educação: da liberdade de expressão à autocensura. A programação conta com exposição fotográfica sobre as ocupações estudantis de 2016; Fernando Seffner (Faculdade de Educação - UFRGS) fala da memória das ocupações; Marcelo Prado (Associação de Mães e Pais pela Democracia) fala da memória das manifestações de estudantes contra o fascismo. A mesa Silenciamento na Educação: liberdade de expressão à autocensura conta com: Alessandra Gasparotto (Universidade Federal de Pelotas), Alexei Indurski (Associação Psicanalítica de Porto Alegre), Enrico Rodrigues de Freitas (Procurador Regional dos Direitos do Cidadão - PRDC/MPF) e será mediada por Iana Gomes de Lima (Faculdade de Educação - UFRGS). Encerramento cultural com Bruno Negrão e Barth Vieira - SLAM.

Informações no e-mail: [email protected] ou pelo fone: 32847431  


04 de setembro (quarta-feira) - Lançamento Fórum Petrobrás para Todos

Às 18h30min, no SindBancários de Porto Alegre e Região (Rua General Câmara, 424, Porto Alegre)

O SINDIPETRO-RS convida todos os(as) trabalhadores(as) a participarem, no dia 4 setembro, do lançamento do FÓRUM PETROBRÁS PARA TODOS. A iniciativa reúne, além de petroleiros,  diversas entidades da sociedade civil, como sindicatos, ONG’s, lideranças políticas e dos movimentos sociais, na luta contra a privatização da Petrobrás. O ato de lançamento será no SindBancários, às 18h30min.


05 de setembro (quinta-feira) - Dia da Amazônia na Esquina Democrática

Às 17h, na Esquina Democrática (Esquina Borges com Andradas no Centro de Porto Alegre)

Ato aberto em Defesa da Amazônia, contra as queimadas e a expansão do agronegócio sobre a floresta, pela preservação da fauna e flora e pelos direitos dos povos originários.


06 de setembro (sexta-feira) - 10 anos da Política Nacional de Saúde Integral da Pop Negra

Às 13h30, na Escola De Enfermagem - UFRGS (São Manoel, 963, Porto Alegre)

A Escola De Enfermagem convida a todas e todos para o seminário em celebração dos 10 anos da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra: "A Universalidade e Indivisibilidade dos Direitos Humanos", pela palestrante Dra. Jurema Werneck e Elaine Oliveira Soares. O evento será gratuito e aberto ao público, inscrições pelo link:
https://docs.google.com/forms/d/1e8nJ_w9uXI8wI4iGCUnL3aLN-q42RvY5laBrnGovduM/edit


06 de setembro (sexta-feira) - Direito à cidade: festa na rua, qual é a tua?

Às 14h, na Faculdade de Educação UFRGS (Av. Paulo Gama, s/n Prédio 12201, Porto Alegre)

O que são as festas de rua: bagunça ou arte? Aglomeração ou coletividade? Balbúrdia ou resistência? Vamos conversar e refletir por que elas também são consideradas um direito nosso à cidade, à vida, à alegria! O tema “Direito à Cidade” engloba questões muito atuais de reivindicações populares, como direito à moradia, à segurança, à mobilidade urbana, a espaços coletivos de arte e cultura, à regularização fundiária, ao acesso adequado a bens e serviços, entre outras tantas questões. Em 2019, o Projeto Conversações Afirmativas está propondo a realização de rodas de conversa, com esse tema e, neste terceiro encontro, o foco da conversa serão as festas de rua enquanto exercício legítimo do direito à cidade. Os facilitadores da conversa promoverão reflexões sobre os diferentes significados atribuídos aos espaços públicos (pelo povo e pelo poder público) e as formas de ocupação desses com atividades culturais e artísticas. O debate sobre as festas de rua pretende instigar o entendimento de que, nessas manifestações, o espaço urbano é vivido plenamente, como um espaço de confluências e interação, onde os cidadãos exercem seu direito à cidade e se opõem à tentativa do Estado de excluí-los da centralidade, de inibir sua organização coletiva, sua expressividade, sua alegria. A visão das festas enquanto resistência do povo e de sua arte e cultura, em contraste com questões como a mercantilização dos espaços públicos e a interferência do Estado nesses locais, também estará em pauta. A galera do Arruaça, Cumbia na Rua e Expresso Black estarão trocando ideias conosco e, depois da conversa, tem festa na rua, em frente à FACED, com Arruaça!


07 de setembro (sábado) - Grito dos Excluídos RS

Às 14h, na Vila Santo Operário, no bairro Mathias Velho, em Canoas (RS)

O evento será realizado juntos às comunidades da Vila Santo Operário e da Vila União dos Operários, lembrando os 40 anos de ocupação dessa área urbana na região metropolitana de Porto Alegre, cujo nome homenageia o metalúrgico Santo Dias da Silva assassinado pelo regime militar durante uma greve da categoria, em 1979, em São Paulo. Com o tema “Vida em Primeiro Lugar” e o lema “Este sistema não vale: lutamos por justiça, direitos e liberdade”, o 25º Grito dos Excluídos será realizado no próximo dia 7 de setembro em todo o Brasil.  A mobilização é promovida pelas pastorais sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o apoio das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, centrais sindicais e movimentos sociais.


07 de setembro (sábado) - Nas ruas pela Educação e pela Amazônia [Porto Alegre]

No próximo dia 7 de Setembro a UNE, UBES, ANPG e entidades educacionais e os movimentos sociais convocam os estudantes e toda sociedade para um novo grande ato em defesa da educação, da democracia, do emprego, da aposentadoria e do meio ambiente e contra todo o desmonte do causado pelo governo Bolsonaro. No dia que comemoramos a independência do Brasil, também será um dia de resistência e de luta pelo Brasil e pelos brasileiros!


 

Edição: Marcelo Ferreira