Rio Grande do Sul

AUDIOVISUAL

O afeto entre cães e moradores de rua em documentário

Com o objetivo de abordar essa relação, está em produção o curta-metragem 'O Afeto e a rua'

Porto Alegre | Brasil de Fato (RS) |
Financiamento coletivo foi lançado para a realização do projeto
Financiamento coletivo foi lançado para a realização do projeto - Fotos: Divulgação

Com direção de Thiago Köche (Manifesto Porongos), as gravações do documentário "O Afeto e a rua" começam neste mês de setembro. O filme terá como protagonistas pessoas em situação de rua que têm cachorros como seus parceiros de vida. Independente e sem recursos públicos, um financiamento coletivo foi lançado nesta quarta-feira (04) para a realização do projeto. Parte dos valores arrecadados serão revertidos para os entrevistados.

"Nossa ideia é dar protagonismo às pessoas em situação de rua, cidadãos que muitas vezes são invisibilizados pela sociedade. Ao mesmo tempo, também visamos sensibilizar as pessoas para a adoção de animais", ressalta Köche.

A educadora social Veridiana Machado destaca a importância da produção do documentário: "Esse projeto pode demonstrar de forma muito bacana o quanto essa relação é importante e como essas pessoas conseguem cuidar de seus cães. Isso vai contra o pensamento recorrente da maioria das pessoas, que acredita que os animais não estão sendo bem cuidados".

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apontam que o Brasil tinha, em 2015, mais de 100 mil pessoas em situação de rua. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que existem cerca de 30 milhões de animais abandonados no país. Dessa forma, o projeto "O Afeto e a Rua" visa debater esses dois temas.

De acordo com  a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), aproximadamente 4 mil pessoas estão em situação de rua na capital gaúcha. Os dados são baseados em atendimentos das equipes de abordagem social. Já movimentos sociais de luta por moradia estimam que esse número possa ser ainda maior em Porto Alegre. 

Financiamento coletivo

Parcela dos recursos será em apoio às pessoas e aos animais que aparecerão no curta-metragem 

"Perguntaremos a essas pessoas o que elas precisam. Imaginamos demandas como colchões, cobertas, barracas ou roupas. Além disso, os cachorros ganharão roupinhas para o frio e uma revisão veterinária. Com isso, visamos não apenas dar vez e voz às pessoas em situação de rua, mas também ajudá-las de alguma forma. E claro, a nossa esperança é que alguém as veja e queira, eventualmente, dar um trabalho ou mesmo um lar", sublinha a produtora Karen Lose.

Pensando nisso e diferentemente da maioria dos financiamentos coletivos, a proposta de recompensas do projeto O Afeto e a Rua pretende reverter parcela dos recursos obtidos em apoio às pessoas e aos animais que aparecerão no curta-metragem. 

O financiamento coletivo para realizar o filme será realizado através do site Catarse (catarse.me/oafetoearua). Para obter mais informações sobre o projeto, acesse o link da página em facebook.com/oafetoearua.

A equipe também contará com a co-direção da jornalista Samantha Klein e com a edição de som e trilha sonora de Humberto Schumacher. O principal trabalho do diretor Thiago Köche é o documentário Manifesto Porongos (2016), que foi selecionado para 26 festivais nacionais e internacionais e vencedor de 9 prêmios, e que pode ser assistido através do link: https://youtu.be/sPRxrjQ44pA.

Edição: Marcelo Ferreira