Rio Grande do Sul

SERVIÇO

AGENDA BdF RS

Confira a agenda de debates, palestras, atos e eventos públicos para os próximos dias em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Agenda da semana do dia 9 de setembro de 2019
Agenda da semana do dia 9 de setembro de 2019 - BdF-RS

09 de setembro (segunda-feira) - Ato Povo Fica: Não ao Despejo das 80 Famílias na Bom Jesus!

Às 14h, na prefeitura de Porto Alegre (Praça Montevidéu, 10, Centro, Porto Alegre)

80 famílias da Bom Jesus, na Vila Mato Sampaio, correm o risco de despejo por parte da prefeitura. No dia 09/09/2019, as famílias estarão em frente a prefeitura exigindo que o prefeito suspenda a decisão. Objetivo: Reunião com o prefeito Marchezan para suspender a ordem.

A reintegração da área, segundo a prefeitura, é parte do negócio com a Construtora Rossi na região. Como contrapartida aos empreendimentos erguidos ali, a empresa teria de construir uma praça. O problema é que, para isso, a prefeitura quer tirar pessoas de suas casas sem qualquer garantia. Não irão realocá-los, não irão idenizá-los ou fornecer qualquer auxílio, a não ser o ato desumano de transporte de seus bens e um depósito.

Abaixo assinado contra o despejo: http://chng.it/rD2PpdvCqQ


09 de setembro (segunda-feira) - Audiência Pública da Comissão de Serviços Públicos: Situação da estrutura e serviços prestados pela Empresa Brasileira Correios e Telégrafos no RS

Às 18h30min, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do RS (Praça Mal. Deodoro, 101 - Porto Alegre)

A audiência pública tratará da situação da estrutura e serviços prestados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) no RS e as consequências de uma possível privatização dos Correios para os trabalhadores. Já o seminário terá como tema “O Papel Estratégico dos Correios como Empresa Pública”.


10 de setembro (terça-feira) - Reunião Aberta: Jornada de Lutas em Defesa do IFRS

Às 19h, no IFRS - Campus Porto Alegre (Rua Cel. Vicente, 281, Centro, Porto Alegre)

Mais do que nunca, é preciso construir o movimento estudantil de todos os setores democráticos e progressistas para fortalecer a organização de jovens e estudantes em torno da defesa da soberania nacional, dos direitos sociais, da educação pública e da democracia. A reunião aberta vai organizar e construção de uma jornada de lutas em defesa do IFRS, além de regulamentar e convocar a realização do II Encontro de Estudantes do IFRS, que terá papel fundamental na construção da resistência dos estudantes em defesa da educação, da autonomia universitária e da democracia.


11 de setembro (quarta-feira) - A situação das Casas de Acolhimento para Mulheres no RS

Às 9h30min, na Assembleia Legislativa do RS (Praça Marechal Deodoro, 101, Porto Alegre)

A precarização dos serviços públicos e o aumento da violência contra as mulheres levam a Casa de Referência da Mulher - Mulheres Mirabal, em parceria com o gabinete de Luciana Genro, a realizar uma Audiência Pública sobre a situação das Casas de Acolhimento para Mulheres no Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo da atividade é convocar todas as mulheres, instituições e organizações que hoje têm realizado o trabalho de acolhimento de mulheres vítimas de violência e analisar nossa atual situação, problemas e soluções conjuntas.


11 de setembro (quarta-feira) - Que Democracia queremos construir: Desafio da participação nos âmbitos local e Nacional

Às 19h, no Auditório Jacarandá - Centro Cultural da UFGRS / Campus Centro (Av. Eng. Luiz Englert, s/n - Bairro Farroupilha, Porto Alegre)

Participantes: Mirta da Rosa Zenker (Coordenadora do Fórum Municipal dos Conselhos da Cidade), José Antônio Moroni (Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político) e Ana Claudia Teixeira (Núcleo de pesquisa em Participação Movimentos Sociais e Ação Coletiva Unicamp)


11 de setembro (quarta-feira) – Esquinas: Ciclo de debates | Mudanças climáticas

Às 14h, no Centro Cultural da UFRGS (Av. Eng. Luiz Englert, s/n - Bairro Farroupilha, Porto Alegre)

Três especialistas, um jornalista e uma plateia formam um espaço no qual diferentes pontos de vista se cruzam: essa é a proposta do Esquinas – ciclo de debates. Nesta primeira edição, o assunto será as mudanças climáticas ocorridas na Terra por conta da ação humana. Os convidados são os pesquisadores Jefferson Cardia Simões, de Geociências, Edson Talamini, de Bioecnomia, e Lorena Fleury, de Sociologia. A mediação é do jornalista Everton Cardoso, do Jornal da Universidade.


12 de setembro (quinta-feira) - 8º Seminário Cidade Bem Tratada

Às 8h. No Auditório Mondercil de Moraes, do Ministério Público do RS (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80, Porto Alegre)

Entre os dias 12 e 13 de setembro acontece o 8º Seminário Cidade Bem Tratada. O evento pretende dialogar sobre políticas e iniciativas voltadas à gestão de resíduos sólidos, águas e energias renováveis, trazendo participantes engajados e experiências de destaque no cenário da sustentabilidade socioambiental. Programação completa aqui em http://www.cidadebemtratada.com.br/programacao.php.


13 de setembro (sexta-feira) - Encontro Nacional Bioconstrução, Permacultura e Bioarquitetura

Às 09h, no Memorial Luíz Carlos Prestes (Avenida Edvaldo Pereira Paiva, Porto Alegre)

Entre os dias 13 e 14 acontece o Encontro Nacional Bioconstrução, Permacultura e Bioarquitetura. Inscrições pelo email [email protected].

Confira a programação em: https://www.caurs.gov.br/bioconstrucao-permacultura-e-bioarquitetura-sao-temas-de-encontro-nacional-em-porto-alegre/


13 de setembro (sexta-feira) - Ato Nacional em Defesa da Educação e Amazônia em Porto Alegre

Nova data a confirmar. Acompanhe pelo evento: https://www.facebook.com/events/71339360577517

 

Edição: Marcelo Ferreira