Rio Grande do Sul

CHARGES

Exposição de charges que derrotou a censura em Porto Alegre será aberta no Sintrajufe

Abertura da mostra 'O Riso é Risco - Independência em Risco' será na quarta-feira (25), às 19h

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |

Ouça o áudio:

Visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
Visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h - Divulgação

Nesta quarta-feira (25), das 19h às 21h, será inaugurada a exposição “Independência em risco: resistência – Desenhos de humor”. Será na galeria a céu aberto do Sintrajufe/RS (Rua Marcílio Dias, 660), em uma parceria com a Grafistas Gráficos Associados (Grafar), e contará com cópia em grande formato de 15 dos 36 trabalhos em charge e cartum expostos, originalmente, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A mostra tem curadoria da jornalista e historiadora da arte Rosane Vargas e produção do chargista e produtor gráfico Leandro Dóro, ambos funcionários do sindicato. 

A exposição “O riso é risco: Independência em risco – Desenhos de humor” foi inaugurada no dia 2 de setembro, na Câmara de Vereadores, e fechada no dia seguinte, por determinação da presidente da Casa, vereadora Mônica Leal. Ela atendeu a solicitação do vereador Valter Nagelstein (MDB), segundo o qual algumas obras possuíam "teor ofensivo" contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL). A censura teve grande repercussão. Mesmo depois de determinação judicial para que a mostra voltasse à Câmara, o que acabou ocorrendo, foi definida uma estratégia de fazer com que os trabalhos chegassem a um número ainda maior de pessoas. Como resultado, houve uma multiplicação de “Independência em risco” em vários lugares, não apenas no Rio Grande do Sul.

Somando-se a essa ideia, o Sintrajufe/RS passa, também, a ser um espaço para que chargistas e cartunistas exponham os trabalhos. O diretor Paulo Oliveira ressalta que, em um momento em que a classe trabalhadora perde direitos, “é simbólico um sindicato de trabalhadores receber uma exposição que foi censurada por um ato de um gestor público, que é a presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre”. Para o dirigente, é preciso repudiar a censura e “estar muito atento, porque estamos vendo inúmeros ataques à liberdade de expressão, que precisa ser assegurada”.

Ebook lançado 

As obras foram lançadas em ebook disponível para download gratuitamente, numa parceria entre o Brasil de Fato, o Instituto Cultural Padre Josimo e a Rede Soberania, juntamente com o SINDJORS, a FENAJ e o FNDC, com autorização da Grafar e o apoio do Gabinete do Vereador Sgarbossa. 

Clique aqui para baixar o ebook.

Edição: Marcelo Ferreira