Rio Grande do Sul

LUTA

Festival "É Pela Vida Das Mulheres" debate descriminalização e legalização do aborto

Atividades culturais e rodas de conversa serão realizadas no dia 28 de setembro, no Parque da Redenção, em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Evento acontece no Dia Latino-americano e Caribenho de Luta pela Descriminalização do Aborto
Evento acontece no Dia Latino-americano e Caribenho de Luta pela Descriminalização do Aborto - Divulgação

Neste sábado, 28 de Setembro, Dia Latino-americano e Caribenho de Luta pela Descriminalização do Aborto, a Frente Pela Legalização do Aborto do Rio Grande do Sul realiza o festival "É Pela Vida Das Mulheres" em Porto Alegre (RS). A programação inicia às 11h da manhã, no Parque da Redenção, com shows, oficinas, rodas de conversa, feira, ciranda para crianças e intervenções artísticas. Tem o objetivo de promover o debate público do tema, exigindo políticas públicas de educação sexual e planejamento familiar e a possibilidade de interrupção da gestação de forma segura, gratuita e legal. 

A descriminalização e legalização salvaria a vida de muitas mulheres, já que a insegurança da clandestinidade é o que torna o aborto a quarta maior causa de morte de mulheres em gestação no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. A cultura patriarcal de responsabilização da mulher e anulação da responsabilidade masculina acaba por tornar o quadro ainda mais desigual.

“O reconhecimento da mulher gestante como um sujeito de direitos vem progressivamente sendo atacado no Brasil, com o Conselho Federal de Medicina publicando este mês, no Diário Oficial, uma resolução que estabelece que mulheres grávidas não possuem o direito à recusa terapêutica, configurada como abuso de direito em relação ao feto. Isto acontece uma semana após a ONU publicizar a violência obstétrica como uma violação dos direitos humanos”, aponta Ana Maria Bercht, psicóloga e integrante da Frente Pela Legalização do Aborto no RS.

Além disso, os serviços de aborto legal que são previstos em lei no Brasil, em especial nos casos de estupro, não funcionam, aponta a organização do evento. “Na prática, podemos afirmar que o aborto legal não existe no Brasil. E isso em um país onde 1 mulher é estuprada a cada 11 minutos (com base apenas em denúncias realizadas, o número real infelizmente é muito mais alto)”.

Organizadoras do evento que compõem junto à Frente Pela Legalização do Aborto do RS: Ação AntiSexista; 8M - Greve Internacional Mulheres Porto Alegre; Coletivo Feminista As Outras Amélias; Coletivo Ocupação Feminista; Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro; Themis - Gênero, justiça e direitos humanos; União Brasileira de Mulheres – UBM; Inclusivas; Mulheres Mirabal; Marcha Mundial de Mulheres – MMM; Coletivo Alicerce; Inter Antifascista; Grêmio Antifascista; Ação Antifascista de Porto Alegre; Coletivo Virgínias; Coletivo Feminista MARIELLE VIVE; Trupe Abre Asas; e Fora da Asa.

Confira a programação completa:

11h00 - Abertura do Festival É Pela Vida das Mulheres! Intervenção da Trupe Abre Asas e Momento de encontro e organização

11h00 - Ciranda - Brincadeiras com cuidadora até as 18:30h

11h30 - Feira Feminista até às 18h

12h00 - Piquenique Coletivo - Traga seu lanche e compartilhe este momento com a gente!

13h15 - Capoeira - Trenel Fabi - Grupo de Capoeira Angola Zimba

13h30 - Roda de Conversa: Saúde Mental da Mulher - Coletivo Virgínias/Ação Anti Fascista

13h30 - Oficina de Malabares para crianças - Atividade da ciranda

14h00 - Oficina de bordado: Costurando Existências Tecendo Resistências - Ocupação Feminista

14h45 - Apresentação Artística: Miss Beleza - Performance

15h00 - Roda de Conversa: Direitos Reprodutivos e a Rede de Atendimento em Aborto Legal Porto Alegre - Fórum do Aborto Legal/ Themis

16h00 - Apresentação Artística: Pantaleore - Núbia Quintana - Comédia de arte; performance

16h15 - Roda de Conversa: Deficiência, Reprodução Social e o Direito ao Aborto - Coletivo Feminista Helen Keller

17h00 - Apresentação Artística: Levanta Favela - Performance

17h20 - Apresentação Artística: Poetas Vivas - Intervenção Poética

17h40 - Apresentação Artística: Arielle - Intervenção Poética

18h00 - Apresentação Artística: Luisa Gonçalves - Música

18h15 - Apresentação Artística: Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só - Percussão e Performance


 

Edição: Marcelo Ferreira