Paraíba

Cursinhos

Levante Popular da Juventude oferece aulas gratuitas preparatórias para o Enem

Cursos acontecem em João Pessoa, Campina Grande e em Queimadas

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |

Ouça o áudio:

Aulas começaram em JP e CG; em Queimadas começam neste dia 5 de outubro; ainda dá tempo de participar, interessados ligar: (83) 99802-3578.
Aulas começaram em JP e CG; em Queimadas começam neste dia 5 de outubro; ainda dá tempo de participar, interessados ligar: (83) 99802-3578. - Abraão Moura

Em 2014, o Levante Popular da Juventude criou uma rede de cursinhos populares, o Podemos +, com aulas preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Atualmente o curso existe em 15 Estados do país, com 55 turmas, em 26 cidades e cerca de 1500 jovens educandos.

O Levante constrói nacionalmente trabalhos de base nas periferias das cidades, tentando mudar a realidade dos locais através de cultura, lazer e educação. Foi desse processo nos bairros que nasce a iniciativa do cursinho em dar aulas para jovens que estudam em escolas públicas e não possuem a preparação necessária de realizar as provas do Exame devido ao déficit que existe no ensino básico.

Essa rede de cursinhos tem o intuito de colocar os filhos e filhas da classe trabalhadora para ocupar os seus lugares nas Universidades, porém surge não apenas com essa ideia, mas também, em fazer daquele lugar um espaço que é do povo e incentivar a luta em defesa da educação pública e de qualidade, em que caibam todos os sonhos de quem gera esse país e o carrega nas costas trabalhando dia e noite.

"Ter a compreensão de que quando a gente se insere nesses espaços, e que chegamos para um jovem periférico e falamos para ele que ele pode ingressar em uma universidade, estamos disputando esses corpos, mentes e corações. Se aquele jovem não estivesse dentro da universidade, que espaço social ele vai estar ocupando? Será que vai estar trabalhando em um espaço formal ou informal? Será que, infelizmente, vai ser a criminalidade que vai estar disputando a mente e o coração daquele jovem? Então essa disputa não é só por uma vaga na universidade, mas também do que acontece fora dela e na realidade da vida daquele jovem", questiona Denny Kaleb, um dos coordenadores do cursinho na Paraíba.

No Estado, o curso existe desde 2017 na cidade de Campina Grande. Já em 2019, as aulas acontecerão também em João Pessoa e Queimadas.

Em Campina Grande, as aulas já começaram e estão acontecendo nas segundas, quartas e quintas-feiras às 18h30, e aos sábados às 14 horas no bairro do Monte Santo. Na Capital, os aulões começaram neste último dia 28 de setembro e vão acontecer durante todos os sábados e domingos das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Escola Estadual Francisca Ascensão Cunha, nos Bancários.

Já em Queimadas, as aulas vão começar neste dia 5 de Outubro, e vão acontecer aos sábados e domingos das 7h30 às 12h30, na Escola Municipal Antônio Vital do Rêgo.

Lembrando que esse ano as provas do ENEM serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, então ainda dá tempo de assistir as aulas no cursinho. Rolou interesse? Então entra em contato pelo número (83) 99802-3578, pelo Facebook é só procurar Levante Popular da Juventude - Paraíba, ou pelo Instagram @Levanteparaiba. Tirem suas dúvidas e ocupem as nossas Universidades.

Uma novidade esse ano é a construção de uma biblioteca popular nas sedes dos cursinhos em parceria com a Livraria Expressão Popular, que já vem há 20 anos nas batalhas das ideias, publicando livros que ajudam a construir e compreender a nossa sociedade, ajudando na nossa formação enquanto indivíduo.

Em 2019, a cada 10 assinaturas para o Clube do Livro, serão doados cerca de 50 a 100 livros para a rede de cursinhos iniciar sua biblioteca e democratizar o acesso à leitura. Para contribuir nessa campanha basta entrar no site www.expressaopopular.com.br/loja/clube-do-livro e preencher no campo "se alguém lhe indicou, informe o e-mail da pessoa" colocando o e-mail da Rede Podemos + ([email protected]).

Edição: Heloisa de Sousa