Rio Grande do Sul

REFORMA AGRÁRIA

Crianças Sem Terrinha do RS se preparam para encontro estadual

19º edição acontece de 10 a 12 de outubro no Assentamento Capela, em Nova Santa Rita (RS)

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |

Ouça o áudio:

Encontro preparatório aconteceu no dia 28 de setembro
Encontro preparatório aconteceu no dia 28 de setembro - Fotos: Comunicação MST/RS

Na semana em que é celebrado o Dia das Crianças no Brasil, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Rio Grande do Sul (MST/RS) realiza o 19º Encontro Estadual das Crianças Sem Terrinha. A atividade acontece de 10 a 12 de outubro no Assentamento Capela, em Nova Santa Rita (RS), e pretende reunir cerca de 300 crianças de todas as regiões do estado.

A programação desta edição conta com apresentações culturais e artísticas, circuito de brincadeiras, sessão de cinema e estudos, além de ato público em Porto Alegre para debater o direito à infância, a educação pública de qualidade e a realidade das escolas do campo nas áreas de Reforma Agrária.

Oficina de motivação e preparação 

São esperadas cerca de 300 crianças de todo o RS no 19º Encontro Estadual

O Setor de Educação do MST/RS, com o objetivo de inserir as crianças na condução do 19º Encontro Estadual das Crianças Sem Terrinha, organizou uma oficina de motivação e preparação com crianças de assentamentos da região Metropolitana de Porto Alegre.

A atividade aconteceu no dia 28 de setembro no Assentamento Capela, em Nova Santa Rita, e envolveu 45 crianças e 15 adultos. Pela manhã foram realizadas atividades, brincadeiras de integração e jogos com o corpo. Também foi lida a 8ª edição do Jornal das Crianças Sem Terrinha do RS. Durante a tarde as crianças participaram de oficinas de animação, agitação e palhaçada; fotografia e audiovisual; intervenção e organização de faixas e cartazes.

“As crianças são bastante empolgadas. Iniciam tímidas, mas vão tomando inciativas e aos poucos assumem com tamanha responsabilidade e gosto as atividades que nos encanta”, relata Diana Daros, da coordenação do setor estadual de educação.

* Com informações da Página do MST 

 

 

Edição: Marcelo Ferreira