Rio Grande do Sul

Brasil de Fato RS - Edição 21

Resumo do BdF RS 21

Ataque à natureza – Enquanto a Amazônia ainda arde, o governo Eduardo Leite (PSDB) ataca o Código Estadual de Meio Ambiente propondo 480 alterações no seu texto. Afrouxa exigências, reduz a presença do Estado da linha de frente na proteção ambiental e envia tudo ao Legislativo para ser votado em regime de urgência.

Retrocesso de 40 anos – Assim ambientalistas definem a proposta de Leite para o meio ambiente. O atual código demorou nove anos para ser votado. Ouviu todos os segmentos da sociedade. Mas o governador quer decidir tudo agora em outubro.

Nota Técnica – Funcionários da Fepam – que não foram ouvidos na hora de elaborar a nova proposta – produziram uma Nota Técnica onde indicam erros, imprecisões e confusões da nova lei ambiental.

Energia solar - Placas solares de baixo custo estão derrubando a conta de luz das famílias nas vilas de Porto Alegre. É um projeto, ainda em fase inicial, tocado por várias entidades do campo e da cidade.

Fake news – Um debate na Unisinos vai tratar de notícias falsas, eleições e democracia. Um tema importante, ainda mais agora que o Whatsapp admitiu a atuação, na eleição de 2018, de empresas fornecedoras de envios maciços de mensagens “que violaram nossos termos de uso”.

Política e cinema – Dois filmes trazem questões essenciais para as telas. Legalidade mescla realidade e ficção ao tratar da reação de Leonel Brizola em 1961 que impediu golpe de estado contra João Goulart. A Torre das Donzelas aborda a vida das presas políticas – entre elas, Dilma Rousseff – no presídio Tiradentes, em São Paulo.

Câmbio – Este é o nome de um esporte pensado para os maiores de 50 anos. Homens e mulheres da chamada terceira idade estão se engajando na prática e com bons resultados.    

E muito mais.