Paraná

Performance

“Escrevedor de histórias” percorre comunidades quilombolas do Paraná

Projeto vai a cidades do interior do estado nos meses de novembro e dezembro

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Em cada parada, será realizada uma oficina/conversa que propõe uma reflexão sobre o papel da arte e da ancestralidade na sociedade
Em cada parada, será realizada uma oficina/conversa que propõe uma reflexão sobre o papel da arte e da ancestralidade na sociedade - Elenize Dezgeniski

O ator Marcel Szymanski vai levar a performance “Escrevedor de Histórias” para seis comunidades remanescentes quilombolas do Paraná (CRQs): Adelaide Maria Trindade Batista (Palmas), Água Morna (Curiúva), Batuva (Guaraqueçaba), Feixo (Lapa), João Surá (Adrianópolis) e São Roque (Ivaí). 

Em cada parada, será realizada uma oficina/conversa que propõe uma reflexão sobre o papel da arte e da ancestralidade na sociedade. O projeto prevê ainda uma publicação impressa com registros de cada vivência para distribuição gratuita em 2020. 

O ator utiliza uma máquina datilográfica como objeto relacional, de escuta e de cultivo à memória, para registrar cada encontro e as histórias que dele brotam. A performance sugere um tempo/espaço em que talvez não haja computador, tampouco internet.  

O clima nostálgico criado para a performance convida o público a compartilhar suas lembranças, sonhos e segredos. “Muitos se surpreendem com a experiência das palavras irem tomando forma à medida que as teclas são batidas. Para muitos, a máquina de escrever é algo inédito”, conta o ator. O projeto conta com um diário eletrônico das histórias e vivências, disponibilizado na internet.

Edição: Lia Bianchini