Rio Grande do Sul

Serviço

AGENDA BdF RS

Confira a agenda de debates, palestras, atos e eventos públicos para os próximos dias em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Agenda da semana do dia 11 de novembro de 2019
Agenda da semana do dia 11 de novembro de 2019 - BdF

11 de novembro (segunda-feira) - IV Colóquio Sobre Aborto Legal no RS

Às 8h15min, no Auditório Jahyr Boeira (Avenida Francisco Treinamento, 596, Porto Alegre)

Organizado pelo Fórum Aborto Legal RS, o evento IV Colóquio Sobre Aborto Legal no Rio Grande do Sul ocorrerá no município de Porto Alegre.

Tema: Práticas, comunicação e (in)formação

Inscrições abertas! Serão encerradas quando houver o esgotamento de vagas. As vagas são limitadas!

Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1Ov_zdLUr-Qg-vRCuwUtIo2RrNJqOXE-eRxbDoxsAT1U/closedform


11 de novembro (segunda-feira) - Painel Alimentação e Desafios Contemporâneos

Às 10h, no Memorial da Assembleia Legislativa (Rua Duque de Caxias, 1029, Centro Porto Alegre)

Promovido pela Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa da Alimentação Saudável, com a participação do Dr. Rafael Zavala, representante da FAO no Brasil.


11 de novembro (segunda-feira) - Lançamento estadual da Década da Agricultura Familiar

Às 14h, na Sala João Neves Da Fontoura - Plenarinho Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Praça Mal. Deodoro, 101 - Centro Histórico, Porto Alegre)

Evento de lançamento oficial da Década da Agricultura Familiar no Rio Grande do Sul.


11 de novembro (segunda-feira) - Código Ambiental do RS: Um debate sobre a verdadeira urgência

Às 19h, Auditório da Faculdade de Arquitetura da Ufrgs - R. Sarmento Leite, 320. Porto Alegre.

A polêmica em torno das motivações do governo gaúcho para atropelar os processos democráticos de amplo debate em torno de propostas de alterações no Código Ambiental do RS e decretar regime de urgência na tramitação do Projeto de Lei (PL) nº 431/2019 na Assembleia Legislativa é a questão central do Agapan Debate que será realizado na próxima segunda-feira (11/11) em Porto Alegre (RS).

Para debater o tema, estarão presentes o advogado, professor e ex-secretário de Meio Ambiente de Porto Alegre, Beto Moesh, conselheiro da Agapan, e o biólogo Luis Fernando Perello, analista ambiental da Fepam. A mediação do debate, que será realizado a partir das 19h no auditório da Faculdade de Arquitetura da Ufrgs, estará a cargo do presidente da Agapan, Francisco Milanez.

Palestras:

Duas versões antagônicas do Código Estadual de Meio Ambiente: Beto Moesch é advogado formado pela Ufrgs, consultor e professor de Direito Ambiental, presidente da Fundação Ecossis, conselheiro da Agapan, coordenou a elaboração das leis ambientais do RS, com destaque para o Código Estadual do Meio Ambiente, foi responsável técnico da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do RS, coordenou a Comissão de Meio Ambiente da OAB/RS, foi vereador de Porto Alegre por três mandatos consecutivos aonde presidiu a Comissão de Saúde e Meio Ambiente, ex-secretário do meio ambiente de Porto Alegre (Smam), foi dirigente da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente - Anamma e membro do Conama.

Os desafios da gestão ambiental num cenário de retrocessos: Luis Fernando Perello biólogo, mestre em Biologia e doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (São Paulo). Entre suas linhas de pesquisa, estão o planejamento da conservação voltado para áreas protegidas (zoneamento e o uso público). Durante dois anos, trabalhou como biólogo no Parque Nacional da Lagoa do Peixe. Mantém estreita relação com a pesquisa aplicada onde tem especial interesse por espécies exóticas invasoras e ecologia de áreas úmidas. É revisor de periódicos. É analista ambiental da Fepam. Entre 2012 e 2014 chefiou a Assessoria Técnica da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura; ocupou a direção geral e foi nomeado secretário de Estado adjunto, ocasião em que criou a Reserva Estadual Banhado do Maçarico, com 6 mil hectares. Atuou na docência superior (PUCRS e Uniritter) nos últimos 11 anos. Integra os grupos de assessoramento técnico dos planos de ação nacional do ICMBio/Cemave para conservação de aves límicolas e das aves dos campos sulinos.

Entrada gratuita mediante disponibilidade de espaço.


11 e 12 de novembro - Encontro de Pesquisa em Capitalismo, Justiça e Reconhecimento

Às 17h30min, no Mini Auditório do IFCH, Campus do Vale, UFRGS (Avenida Bento Gonçalves, n.° 9500, Porto Alegre)

O Grupo de Pesquisa em Trabalho e Justiça Social - PPGS/UFRGS convida a todas e todos para o Encontro de Pesquisa em Capitalismo, Justiça e Reconhecimento.

Programação:

Dia 11/11 às 14h30 - Palestra de Patrícia Castro Mattos (UFSJ)

“O feminismo anticapitalista de Nancy Fraser: rearticulando teoria e prática”

Dia 12/11 às 14h30 - Palestra de Luiz Gustavo da Cunha de Souza (UFSC)

“Trabalho, mérito e reconhecimento”

Inscrições: Gratuitas, no local

Certificados: 4h ou 8h de atividade de extensão, serão emitidos pela PROREXT. Uma taxa de R$ 4,00 deverá ser paga por cada participante no momento em que for baixar seu certificado no site da PROREXT (https://www.ufrgs.br/prorext/central-do-extensionista/certificados/)


11 de novembro (segunda-feira ) - Lançamento de Opúsculo Humanitário (Coleção Escritoras do Brasil), de Nísia Floresta.

Às 17h, na Sala O Retrato no Centro Cultural CEEE - Erico Verissimo (R. dos Andradas, 1223 4º andar, Centro Porto Alegre)

A “Coleção Escritoras do Brasil”, editada pelo Senado Federal, busca resgatar obras e autoras que tiveram relevante papel na produção literária do país nos séculos 19 e 20. Com Ilana Trombka e Patrícia Coelho.

Com Ilana Trombka e Patrícia Coelho (Senado), Hilda Flores (historiadora), Clarissa Castella (Projeto Leia Mulheres) e Mariana Ferreira (Mulheres do Brasil – Porto Alegre).


11 de novembro (segunda-feira) - Impactos do racismo institucional na saúde da população negra

Às 18h30min, na Sala 604 da Faculdade de Educação UFRGS (Av. Paulo Gama, s/n Prédio 12201, Porto Alegre)

Em referência ao Novembro Negro, o Centro Acadêmico de Políticas Públicas (CAPP) promoverá uma atividade dividida em duas partes:

Palestra “Impactos do Racismo Institucional no Cuidado com a Saúde da População Negra”.

Esta atividade contará com a presença de profissionais das áreas da saúde, os quais irão potencializar a discussão a partir da Política Nacional de Saúde Pública sob os viés: Psíquico, o atendimento à população negra no Sistema Único de Saúde.

E um bate-papo com a temática: Afro Veganismo: Um resgate à alimentação natural.


12 de novembro (terça-feira) - Ciclo de Debates sobre Agrobiodiversidade - Diagnóstico dos Viveiros do RS e sua importância socioambiental e na produção agroecológica

Às 17h30min, no Auditório da Botânica, UFRGS - Campus do Vale (Avenida Bento Gonçalves, n.° 9500, Porto Alegre)


12 de novembro (terça-feira) - Terceirização no Trabalho Feminino: Invisibilidade e Adoecimento

Às 19h, na Femargs ( Rua Rafael Saadi, 87, Menino Deus, Porto Alegre, Porto Alegre)

Debatedoras:

- Fabiane Konowaluk Santos Machado, Psicóloga do Trabalho - CRP 07/08713. Especialista em Psicologia Jurídica - Ênfase em Perícia Psicológica. Mestre e Doutora em Saúde do Trabalhador/PUCRS. Pós-Doutora em Psicologia Social e Institucional/UFRGS. Conselheira do CRPRS.

- Tainá Machado Vargas, Mestranda em Sociologia do direito pela Universidade La Salle, Canoas/RS. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Bolsista da PROSUC/CAPES e pesquisadora vinculada Grupo de Pesquisa em Gênero e Sociedade CNPq, nas seguintes áreas relacionadas ao trabalho, gênero e neoliberalismo.

Mediadora: Valdete Souto Severo, Juíza do Trabalho TRT4.

Informações/Inscrições: [email protected]

Investimento: R$ 50,00 (depósito/transferência bancária).


12 de novembro (terça-feira) - Lançamento da Biografia sobre Frei Betto

Às 19h, no Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (R. Gen. Câmara, 424 - Centro Histórico, Porto Alegre)

Escrita pela jornalista Evanize Sydow e o historiador Américo Freire e publicada pela Civilização Brasileira, a obra será lançada no Sindicato dos Bancários de Porto com a presença de Frei Betto, e dos escritores que autografarão o livro.


13 a 20 de novembro - X Semana da Consciência Negra da Assembleia Legislativa

Às 14h, no Espaço de Exposições Deputado Carlos Santos (Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre)

A X Semana da Consciência Negra da Assembleia Legislativa acontece de 13 a 20 de novembro e terá como tema “Nossa ancestralidade é sagrada: respeitem meu tom de pele”. A semana contará com uma série de atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra e em homenagem a figuras destacadas da arte e da cultura negra do Rio Grande do Sul. O Troféu Deputado Carlos Santos, criado pela Resolução nº 3.045/2009, que instituiu a Semana da Consciência Negra na Assembleia Legislativa, é uma homenagem ao deputado Carlos da Silva Santos, primeiro negro a ser eleito presidente do Parlamento gaúcho e a ocupar o cargo de governador do Estado.

Programação:

Dia 13 de novembro (quarta-feira)

14h - Abertura Oficial - Espaço de Exposições Deputado Carlos Santos

14h30 - Abertura da exposição Respeite nossa Ancestralidade: retratando a beleza negra com diversos olhares.

Fotógrafa: Lourdes Helena de Jesus da Rosa

Espaço de Exposições Carlos Santos - hall de entrada do Palácio Farroupilha

15h - Apresentação cultural A força do Axé

Espaço de Exposições Carlos Santos - hall de entrada do Palácio Farroupilha

18h30 - Painel: A Literatura Negra na Atualidade no Rio Grande do Sul

Painelistas: Ana dos Santos, escritora, poetisa, contadora de histórias, especialista em História e Cultura Afro-brasileira e acadêmica imortal da Academia de Letras do Brasil (RS); Lilian Rocha, escritora, poetisa, acadêmica imortal da Academia de Letras do Brasil Seção Rio Grande do Sul; Oscar Henrique Marques Cardoso (mediador), jornalista, escritor, acadêmico da Academia de Letras do Brasil Seção Rio Grande do Sul e editor da Editora Agbara.

Dia 14 de novembro (quinta-feira)

15h30 - Painel: De Palmares para Política: Pensar o Presente, Protagonizar o Poder!

Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa RS, 3º andar do Palácio Farroupilha.

Panelistas: Tânia Teresinha - Prefeita de Dois Irmãos; Karen Santos - Vereadora de Porto Alegre; Roseli da Silva - Líder Comunitária; Vágner Garcez - Liderança Frente Favela Brasil; Gabriela Cruz - Presidente Nacional do Tucanafro

* Abertura da atividade com jovens da Banda Marcial da AMAVITRON

Dia 19 de novembro (terça-feira)

14h30 – Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara

Oficina de autoestima: Sou Mulher Negra, Sou Linda!

Roda de conversa

Oficina de turbantes

Roda de samba de Mulheres

Consultoria em maquiagem

Dia 20 de novembro (quarta-feira)

14h - Sessão Solene alusiva ao Dia Estadual da Consciência Negra

Local: Plenário 20 de Setembro - Palácio Farroupilha

Entrega do Troféu Carlos Santos

Agraciados: Dom Gílio Felício, Liliana Cardoso, Onira Pereira Santos, Emmanoel Macedo Mareco e Ivonete Carvalho

Entrega da Medalha Zumbi dos Palmares

* Indicações para a Medalha Zumbi dos Palmares podem ser feitas no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdL0rCOZaDXYm7rpBoC-m1iIfOa2SJYqkIOLT44tx2eeJFP6g/viewform

Apresentação de Alabês

16h30 - Sarau Especial - Loma

Teatro Dante Barone da ALRS (entrada gratuita)

18h - Marcha Zumbi e Dandara Independente

Concentração no Largo Glênio Peres e saída às 19 horas para o Largo Zumbi dos Palmares


13 de novembro (quarta-feira) - O direito à autodeterminação dos povos e a questão indígena na era da pós-verdade

Às 16h30min, no Auditório Barbosa Lessa no Centro Cultural CEEE - Erico Verissimo (R. dos Andradas, 1223 4º andar, Centro Porto Alegre)

A questão indígena no Brasil contemporâneo em uma perspectiva crítica no âmbito do direito à autodeterminação desses povos, garantida por tratados internacionais e mandamentos constitucionais. Com Cacique Timóteo Karaí, Leonardo Melgarejo, Verena Glass e Silvio Fiovarante Jardim.


13 de novembro (quarta-feira) - Transparência e Jornalismo de Dados em debate

Às 19h, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (Praça Marechal Deodoro, 101, Porto Alegre)

Encontrar histórias em planilhas é um talento do jornalista guiado por dados. Com sua função de vigilante do poder público, têm como ferramenta fundamental do seu trabalho a Transparência Pública. Esta relação entre jornalista e Estado é tema do painel promovido pela Subcomissão da Transparência.
Convidadas: Taís Seibt é jornalista e doutora em Comunicação pela UFRGS, com pesquisa sobre a prática de fact-checking no Brasil. Atualmente, é professora da Unisinos e lidera a iniciativa Afonte Jornalismo de Dados, para promoção de conhecimento e produção de conteúdo com base em dados; Marília Gehrke é jornalista, doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisadora de jornalismo guiado por dados.

O evento é gratuito e oferece certificado de 2h complementares. Inscrições em https://www.sympla.com.br/transparencia-e-jornalismo-de-dados-em-debate__698869


13 de novembro (quarta-feira) - Roda de Conversa: rompimento da barragem de Mariana-MG

Às 19h, Fora da Asa - Experiências Plurais (Rua José do Patrocínio, 642 b, Porto Alegre)

Entre relatos, conversas e vídeos, a atividade propõe um debate sobre o crime cometido pela Samarco/Vale/BHP em 5 de novembro de 2015.

Stéphanie é cientista social e mestra em Antropologia pela UFRGS. Já atuou com educação e assessoria popular. Em 2018, trabalhou como assessora técnica no processo de cadastramento das famílias atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG).


14 de novembro (quinta-feira) - Ato unificado do funcionalismo estadual, federal e municipal

A partir das 13h30min, no Largo Glênio Peres (Centro de Porto Alegre)

No dia 14 de novembro, a Frente de Servidores Públicos (FSP/RS) - grupo que congrega mais de 20 entidades das três esferas do funcionalismo - convoca todas as categorias a parar a capital. Haverá ato e assembleia unificados a partir das 13h30, no Largo Glênio Peres. Antecedendo o Ato Unificado, Sindicaixa, SindsepeRS, Sintergs, Afagro, Seasop e Assagra vão realizar uma Assembleia Unitária, às 10h.

Programação:
10h - Assembleia Unitária, às 10h, no Salão da Igreja da Pompéia
13h - Caminhada até o Largo Glênio Peres
14h - ATO PÚBLICO UNIFICADO
16h - Encerramento em frente ao Palácio Piratini


14 de novembro (quinta-feira) - Seminário Athis e o Setor Público

Às 8h30min, no SAERGS (Sindicato dos Arquitetos, Rua José do Patrocínio, 1197, Porto Alegre)

Na tentativa de sensibilizar prefeitos, governadores e a própria sociedade sobre a relevância de habitação popular para a saúde e segurança da sociedade, o Saergs promove, em Porto Alegre/RS, no próximo dia 14 de novembro, evento na Assembleia Legislativa das 8h30min às 17h.

O seminário tem como tema central “ATHIS – Atuação no Setor Público” e tratará sobre os entraves na aplicação da Lei da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) - Lei 11.888/2008, legislação que prevê investimentos públicos em apoio à moradia para famílias de baixa renda.

Inscrição pelo email: [email protected]


14 de novembro (quinta-feira) - Esquinas ciclo de debates | Censura e liberdade de expressão

Às 14h, no Centro Cultural da UFRGS (Av. Eng. Luiz Englert, s/n - Bairro Farroupilha - Prédio 12, Porto Alegre)

O contundente discurso de Caetano Veloso em defesa da liberdade de expressão durante audiência pública no Supremo Tribunal Federal é o mais recente sintoma de que este é um momento difícil no Brasil. No Estado, Porto Alegre tem sido território de episódios significativos.

Neste ano, o fechamento da exposição de cartoons organizada na Câmara Municipal mais uma vez colocou a cidade em evidência – o que já acontecera em 2017, por causa do encerramento da QueerMuseu, no Santander Cultural. Que papel tem o Estado nessas questões? Como artistas e outros produtores podem e devem se portar neste contexto? É preciso controle social à expressão? Como se configuram os diferentes processos de censura?

A entrada é franca e aberta a todos os interessados. Os participantes receberão certificados.

Debatedores:

Domingos Silveira é procurador regional da República no Ministério Público Federal e professor da Faculdade de Direito da UFRGS. Atua principalmente nas áreas de direitos humanos, direito constitucional, cidadania, regulação da mídia e infância e adolescência

Iana Gomes de Lima é professora da Faculdade de Educação UFRGS e tem experiência nas áreas de sociologia da educação e políticas educacionais, tendo como enfoque principal a relação entre Estado e políticas educacionais.

Luís Augusto Fischer é professor de Literatura Brasileira da UFRGS. É autor de vários livros, crítico literário e colunista de veículos de comunicação. Desenvolve pesquisas na área de história da literatura brasileira e americana.


14 de novembro (quinta-feira) - Lançamento do livro Raul Carrion “A luta vale a pena”

Às 18h, na Associação Riograndense de Imprensa (Avenida Borges de Medeiros, 915, Centro Porto Alegre)


14 de novembro (quinta-feira) - O exílio que jamais terminou.

Às 18h30min, na Sala O Retrato no Centro Cultural CEEE - Erico Verissimo (R. dos Andradas, 1223 4º andar, Porto Alegre)

Os segredos revelados pela biografia de Maria Thereza Goulart: perseguição, prisões e as ameaças da operação Condor. Com Wagner William, Jair Krischke e Christopher Goulart.


16 de novembro (sábado) - Da guerra física à guerra digital.

Às 18h30min, na Sala Noé de Mello Freitas no Centro Cultural CEEE - Erico Verissimo (R. dos Andradas, 1223, Porto Alegre)

O autor do livro Guerra Híbrida contra o Brasil, Ilton Freitas, conversa com o coordenador do projeto Software Livre Brasil, Marcelo Branco, sobre as estratégias atuais de dominação através das redes sociais.


17 de novembro (domingo) - Do direito à cidade à cidade sem direitos.

Às 15h, no Auditório Barbosa Lessa no Centro Cultural CEEE - Erico Verissimo (R. dos Andradas, 1223 4º andar, Porto Alegre)

A complexidade viva que constitui a cidade deve existir para todos, igualitariamente. Com Lucimar Siqueira, Jaqueline Custódio, José Fonseca, Luciano Fedozzi, Renato Guimarães e Paulo Guarnieri.


18 de novembro (segunda-feira) – Assembleia Popular Lomba do Pinheiro

Às 19h, no Ginásio de esportes (Parada 10, Estr. João de Oliveira Remião, 4444)

Participações confirmadas: Manuela D’Avila, deputado estadual Edegar Pretto e Pedro Ruas

Às 19h, Fora da Asa - Experiências Plurais (Rua José do Patrocínio, 642 b, Porto Alegre)

Entre relatos, conversas e vídeos, a atividade propõe um debate sobre o crime cometido pela Samarco/Vale/BHP em 5 de novembro de 2015.

Stéphanie é cientista social e mestra em Antropologia pela UFRGS. Já atuou com educação e assessoria popular. Em 2018, trabalhou como assessora técnica no processo de cadastramento das famílias atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG).

Edição: Marcelo Ferreira