Rio Grande do Sul

DESINDUSTRIALIZAÇÃO

Em época de supersafras, demissões em fábrica de máquinas agrícolas no RS

John Deere, de Horizontina (RS) anuncia a demissão de 150 trabalhadores

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Demissões acontecem na semana em que reforma trabalhista completa dois anos
Demissões acontecem na semana em que reforma trabalhista completa dois anos - Foto: John Deere Divulgação

Na semana em que a grande imprensa comemora os dois anos da reforma trabalhista, que retirou grande parte dos direitos dos trabalhadores brasileiros e prometeu, com isso, resolver o problema de desemprego, a fábrica de máquinas agrícolas John Deere, de Horizontina (RS) anuncia a demissão de 150 trabalhadores e a implantação de um Programa de Demissões Voluntárias (PDV). Assim já ultrapassamos o recorde de 14 milhões de desempregados. Era 12 milhões quando foi feita a reforma.

Este é um rosto da crise que este governo procura esconder sem nenhum sucesso. As demissões da John Deere ocorrem justamente quando a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) anuncia um crescimento de 30 por cento das vendas no mês de outubro passado. De acordo com declarações do presidente do sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina e Região, Jorge Ramos, ao Jornal do Comércio, “já fazem três anos que não tem seca e se confirmam supersafras agrícolas, por isso não se teria motivo para demissões”.

As dispensas aconteceram na quarta-feira (06) e outros 30 trabalhadores já tinham feito a opção pelo PDV. A John Deere informou, ao mesmo jornal, que está “fazendo ajustes no quadro de funcionários da fábrica e que a maior parte dos contratos tinha prazo determinado”. A empresa alegou variações de mercado para tomar as medidas.

Edição: Marcelo Ferreira