Rio Grande do Sul

Serviço

AGENDA BdF RS

Confira a agenda de debates, palestras, atos e eventos públicos para os próximos dias em Porto Alegre e região

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Agenda da semana do dia 25 de novembro de 2019
Agenda da semana do dia 25 de novembro de 2019 - BdF-RS

25 de novembro (segunda-feira) - Moradia Popular: A Cidade em Disputa no Pós Abolição

Às 9h, no Auditório Público do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (Rua Riachuelo 1031, Porto Alegre)

No mês da Consciência Negra o Arquivo Público promove, em parceria com o GT Emancipações e pós-Abolição da ANPUH-RS e com o Coletivo Quilombonja, o seminário "Moradia Popular: a cidade em disputa no pós-Abolição".

Programação:

9h às 12h: Lutas por moradia em Porto Alegre: perspectivas históricas e geográficas

Com Daniele Vieira (POSGEA / UFRGS), Álvaro Klafke (APERS), Rodrigo Weimer (APERS) e Vinícius Furini (DEE)

14h às 18h: Da Bonja pro Mundo: territórios e lugares na cidade plural

Com Coletivo Quilombonja

Participação gratuita. Informações pelo e-mail [email protected]


25 (segunda-feira) a 29 (sexta-feira) de novembro - Semana de Estudos Africanos e Afro Brasileiros

Às 8h, no Instituto de Letras UFRGS Campus do Vale (Av. Bento Gonçalves, 9500 - Bairro Agronomia, Porto Alegre)

A ser sediada no Instituto de Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a 1° Semana de Estudos Africanos e Afro-brasileiros trará como tema: "O protagonismo negro na universidade: construções acerca do tripé universitário", a partir de dois eixos temáticos principais: "Autoria negra na universidade: quem são e onde estão?" e "Educação das relações étnico-raciais: contribuições para uma educação antirracista". A semana tem por objetivo fomentar o debate acerca da representação da identidade negra na universidade e da implementação da lei 10.639/03 e da lei 11.645/08 no currículo da Letras.

Programação: https://www.facebook.com/events/535370970558211/?event_time_id=535370973891544


25 de novembro (segunda-feira) - Seminário 150 anos de História e Educação do Instituto de Educação Flores da Cunha

A partir das 10h, no Memorial da Assembleia Legislativa (Rua Duque de Caxias, 1029, Centro Histórico, Porto Alegre)

Programação:

10h - A História

Com Regina Portella Schneider - historiadora e ex-aluna

14h - A Restauração

Com a arquiteta Luana Picoli Frasson e o arquiteto Fernando Sert, da Seção de Prédios do Patrimônio Histórico do Governo do RS


25 de novembro (segunda-feira) - Dia Mundial Pela Não Violência Contra Mulheres

A partir das 15h, na Esquina Democrática (Centro Histórico de Porto Alegre)

As atividades começarão a partir das 15h, onde ocorrerá uma assembleia de mulheres na Esquina Democrática, e às 17h inicia-se a concentração para um grande ato no Largo Glênio Peres, em que o Comitê em Defesa da Vida das Mulheres irá denunciar a ausência de investimentos para as políticas sociais, a precarização da Rede de Atendimento a Mulheres em Situação de Violência.


25 de novembro (segunda-feira) - Plenária Geral Fórum Social das Resistências

Às 18h, no Auditório do Sindbancários (Rua General Câmara, 424, Centro Histórico Porto Alegre)


25 de novembro (segunda-feira) - Lançamento do livro O amanhã vai ser maior: o que aconteceu com o Brasil e possíveis rotas de fuga para a crise atual,

Às 19, no Auditório Ipê do Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333 - Farroupilha, Porto Alegre)

Na palestra, a autora, a cientista social e antropóloga Rosana Pinheiro-Machado, apresentará os principais temas do livro, cuja proposta é ajudar a entender, desde os pontos de vista social e político, os caminhos trilhados pelo país neste período turbulento que se inicia em 2013 e culmina na eleição do ultradireitista Jair Bolsonaro à presidência da República. O livro procura indicar possíveis saídas para a crise atual, trazendo à luz estratégias de resistência que já começam a ganhar contornos melhor elaborados.


26 de novembro (terça-feira) - ATOS Negros: Formas de Resistência e Saúde

Às 13h, no Salão de Atos da UFRGS (Avenida Paulo Gama, 110, Porto Alegre)

O Atos Negros: Formas de Resistência e Saúde, organizado pelo Coletivo Corpo Negra junto de outros coletivos e alunos negros, tem por objetivo promover um espaço de reflexões e debates acerca da subjetividade da comunidade negra interna e externa da universidade, fortalecendo vínculos e criando estratégias de permanência. Neste evento ocorrerá debates, apresentações artísticas e de quebra uma feira, para que empreendedorxs negrxs mostrem os seus trabalhos, inscrições no link a baixo. Esperamos que o evento incentive a união tanto a comunidade negra da UFRGS quanto fora dela.

Programação: 

13:00 Abertura - Coletivo Corpo Negra

13:15 Conversa dos Coletivos Negros com mediação do Corpo Negra.

14:45 Mesa 1: Saúde mental do estudante negro

Com Phelipe Caetano, Alisson Batista, Evellyn Gonçalves da Rosa e Adriana Centeno.

17:00 Intervenção Artísitica

Com Jovem Preto Rei - Hercules Marques

17:30 Intervalo

18:00 Intervenção Artísitica

Cortejo em frente a Reitoria com Coletivo Dancê Art

18:30 Mesa 2: Resistência negra na cena cultural

Com Ana Paula Reis, Sasha Lacrey, Luno Schrödinger e Carol Anchieta.

20:00 Intervenção artística de Sasha Lacrey, Poetas Vivos, Mc Camilinha e Bart


26 de novembro (terça-feira) - Ato Unificado em Defesa da Educação e dos Servidores Gaúchos

Às 16h, na Praça da Matriz (Centro Histórico, Porto Alegre)

Educadores(as), estudantes servidores(as) estaduais, federais e municipais voltam à Praça da Matriz para defender os serviços públicos e derrubar o pacote do governador Eduardo Leite.


26 de novembro (terça-feira) e 27 de novembro (quarta-feira) - Paralisação de 48h na Ufrgs, Ufcspa e IFRS - Greve Nacional

Às 9h30min, no IFRS (Campus Porto Alegre, Rua Cel. Vicente, 281, Centro, Porto Alegre)

Técnico-administrativos em Educação de todo o país paralisam as atividades nos próximos dias 26 e 27 de novembro, na Greve Nacional de 48h contra as reformas do governo e o desmonte do Estado.

26 de novembro

9h30min – Assembleia Geral – Átrio do IFRS PoA

Após Assembleia – Caminhada até a Praça da Matriz, com almoço (salchipão) e ato de solidariedade com os servidores estaduais em greve

27 de novembro

Participação no Ciclo de Painéis da UFRGS sobre autonomia e financiamento das universidades públicas – Painel de Entidades e Sindicatos - Presença de Berna Menezes (Assufrgs Sindicato) e Vânia Helena Gonçalves (Fasubra).


27 de novembro (quarta-feira) - Uma alternativa ao fogo, ao óleo e à lama

Às 18h30min, no CirKula Editora, Livraria & Café (Av. Osvaldo Aranha, 522, Porto Alegre)

Para debater o ecossocialismo e a construção da sociedade do bem viver, trazemos a Porto Alegre o socioambientalista Thiago Ávila, que dedica sua vida a projetos de transformação, percorrendo o Brasil, a América Latina e o mundo, semeando a importância de acabar com a destruição do planeta e promover mudanças sociais que também acabem com a exploração e com todas as opressões para construir uma sociedade do Bem Viver. Ele organiza mutirões de bioconstrução para casas ecológicas, agroflorestas para a regeneração dos biomas, colabora com a resistência indígena nas florestas e constrói iniciativas inspiradoras na cidade principalmente a partir das periferias. Seu trabalho é divulgado nas redes a partir do Instagram (@thiagoavilabrasil) e de seu canal no Youtube (Bem Vivendo).


28 de novembro (quinta-feira) -Audiência Pública em Defesa EMEF Porto Alegre (EPA)

Às 15h, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) (Avenida Borges de Medeiros, 1565, Porto Alegre)

Apoio para a Audiência Pública, em segunda instância - Processo 70081440980 - Fechamento da EPA, a realizar-se no dia 28 de novembro de 2019, às 14h, no TJRS. A EPA é uma escola voltada especialmente à população em situação de rua e/ou vulnerabilidade social, que vem construindo ao longo de seus 24 anos uma metodologia de trabalho e uma ética de cuidado e acolhimento que deve ser multiplicado e não extinguido.


28 de novembro (quinta-feira) - Memorial - 50 anos dos expurgos da UFRGS

Às 14h, na Difusão Cultural – UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333, Porto Alegre)

A fim de marcar o cinquentenário dos expurgos ocorridos em 1969 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, um grupo de professores criou o projeto de extensão Memória: 50 anos dos expurgos da UFRGS. Nele, haverá uma série de atividades, em 28 de novembro, com o propósito de homenagear as pessoas que tiveram suas carreiras na universidade tolhidas pela ditadura que imperava no Brasil.

A homenagem contempla uma escultura de pedra feita por Irineu Garcia; um jardim projetado pelos professores Paulo Brack e Sérgio Tomasini com plantas que simbolizam o sangue derramado e a resistência; assim como a exposição de 18 aquarelas de autoria de José Carlos Freitas Lemos. A mostra contará ainda com depoimentos de professores, fotos, vídeos e outros documentos que ilustram o contexto de 1964 a 1969.

Ainda sobre a temática do memorial e em homenagem aos expurgados da UFRGS no período ditatorial, o grupo organizador realiza uma mesa de discussão com o intuito de promover uma reflexão sobre os fatos ocorridos e celebrar aqueles que lutaram à época contra o regime.

Para mais informações, acesse: https://www.ufrgs.br/difusaocultural/professores-homenageiam-expurgados-da-ditadura-militar-na-ufrgs/


28 de novembro (quinta-feira) - Arquitetas Negras: Uma experiência de representatividade

Às 19h, no Auditório da Faculdade de Arquitetura da UFRGS (Rua Sarmento Leite, 320 - Centro, Porto Alegre)

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), o BR Cidades e o Cidade em Projeto - Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão (CP Lab) trazem à Porto Alegre Gabriela de Matos para falar da experiência de representatividade do Projeto Arquitetas Negras e vários outros assuntos que envolvem essa busca por uma identidade africana e latino-americana da arquitetura. A palestra 'Projeto Arquitetas Negras: Uma experiência de representatividade na arquitetura e no urbanismo' acontecerá na próxima quinta-feira A entrada é franca.

Para gerar visibilidade à produção de arquitetas negras brasileiras, a mineira Gabriela de Matos e a recifense Bárbara Oliveira idealizaram, em 2018, o projeto “Arquiteta Negras”. O objetivo dessa iniciativa é mapear a produção dessas arquitetas e criar uma plataforma tanto para pesquisa quanto para contratação, para diminuir a desigualdade racial e de gênero na Arquitetura.


28 de novembro (quinta-feira) - Jornada Paulo Freire com Nita Freire

Às 18h30min, no Auditório Padre Werner (Av. Unisinos, 950, Cristo Rei, São Leopoldo_


28 de novembro (quinta-feira) - Ciclo de debates "O Racismo Tem Dessas Coisas" - Na Cidade

Às 18h, no Conselho Regional de Psicologia do RS (Av. Protásio Alves, 2854 - Petrópolis, Porto Alegre)

Evento promovido pela Comissão de Relações Étnico-Raciais do CRPRS que tem como objetivo dar continuidade ao Ciclo de debates “O Racismo Tem Dessas Coisas”, abordando a temática do racismo e a cidade, através de perspectivas tanto históricas de Porto Alegre, quanto de trabalhadoras/es que atuam na ponta. A realização do evento nasce da necessidade de orientar a categoria e o público em geral a compreender e acolher a realidade do racismo em nossa sociedade, bem como instrumentalizar a atuação profissional através da perspectiva de lutar por uma Psicologia antirracista.

Confira as/os participantes:

Marcus Vinicius de Freitas Rosa: Formado em História (UFRGS) e doutor em História Social da Cultura (UNICAMP). É coordenador do curso "Territórios Negros: patrimônio afro-brasileiro em Porto Alegre", oferecido pela UFRGS.

Irene Santos: Trabalhou com fotografia analógica de 1970 até 2000, realizando sete exposições individuais. Em 2005 publicou o livro "Negro em Preto e Branco" e em 2010, a obra "Colonos e Quilombolas". Ambos contam a história dos negros de Porto Alegre. Atualmente, dá aulas de informática para idosos iniciantes.

Milena Cassal: Cientista social, doutoranda em Ciências Sociais no PPGCS-UNISINOS e Graduanda do curso de Saúde Coletiva - UFRGS. Mestra em Ciências sociais, atualmente desenvolve atividades como técnica social no serviço de Abordagem e acompanhamento a pessoas em situação de rua em Porto Alegre (Ação Rua - CPCA). Membro do coletivo ATINUKÉ- Pensamento de Mulheres Negras - Porto Alegre/RS.


28 de novembro (quinta-feira) - Existe algum espaço seguro para as mulheres?

Às 18h, Faculdade de Direito/UFRGS (Av. João Pessoa, 80, Porto Alegre)

Os acontecimentos recentes reforçam um velho padrão social bem conhecido pelas mulheres: o assédio, assim como outras formas de violência contra a mulher fazem parte do cenário universitário. No entanto, essas ações acabam sendo naturalizadas, corroborando com o silenciamento das vítimas. Existe uma tolerância ao intolerável, que autoriza a exposição de nossas vidas e toques não consentido em nossos corpos, em diferentes espaços. Organizado por Gritam - Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Assessoria para Mulheres.


28 de novembro (quinta-feira) e 29 de novembro (sexta-feira) - I Seminário Discentes Negrxs na Pós- Graduação: Práxis Negra

Às 18h30min, na Faculdade de Educação UFRGS (Av. Paulo Gama, s/n Prédio 12201, Porto Alegre)

Dia 28 - Os processos de resistência e a luta antirracista dos Movimentos Sociais Negros e a importância da presença de negros/as no espaço acadêmico e na produção científica. 

Participantes: José Carlos dos Anjos, Maria Conceição L. Fontoura, Onir Araujo, Marta Mariano Alves

Mediador: Wagner Machado

Dia 29 - Impacto das Propostas das Políticas Educacionais atuais nas Políticas de Ações Afirmativas na Pós-Graduação

Participantes: Alan Alves Brito, Petronilha Silva, Daniele Vieira, Phelipe Caetano

Mediadora: Nina Fola

Mais Informações: https://praxisnegra.wixsite.com/praxisnegra


29 de novembro (sexta-feira) - Debate com Iracema Gatén Nascimento - kujà Kaingang

Às 17h, no Memorial do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro, 1020 - Praça da Alfândega, Centro Porto Alegre)

Nesse último encontro do ano do I Ciclo do Observatório Social das Populações Indígenas da região sul, o NIT, em parceria com o Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, recebe a kujà Iracema Gatén Nascimento. Ela é uma liderança político-espiritual (kujà) oriunda da Terra Indígena Nonoai. Atua hoje na formação de jovens acadêmicos indígenas e não-indígenas e ensina os conhecimentos dos kujà para as novas gerações. Grande referência Kaingang, viaja o país todo no intuito de lutar pelo futuro de seu povo. Também como antropóloga e professora, tem contribuído nas transformações recentes da universidade, tornando-a um espaço de troca e intercâmbio de saberes. Iracema é hoje um exemplo de liderança política e uma grande inspiração para muitas mulheres e homens, sejam eles Kaingang ou não.


29 de novembro (sexta-feira) - A Situação da Rede de Acolhimento a Mulheres Vítimas de Violência

Às 19h, na Femargs (Rua Rafael Saadi, 87 - Menino Deus, Porto Alegre)

A palestra abordará a aplicação de recursos em políticas para mulheres e as dificuldades para assegurar os direitos das vítimas de violência doméstica.

Investimento: R$ 50,00 (depósito/transferência bancária).

Debatedoras:

- Débora Brondani da Rocha, Auditora Pública Externa do TCE/RS.

- Maria de Fátima Cardoso do Rosário, Conselheira e Diretora Executiva do Conselho Municipal de Assistência Social. Assessora Parlamentar na Assembleia Legislativa.

Mediadora: Gabriela Lenz de Lacerda, Juíza do Trabalho TRT4.

Informações/Inscrições: [email protected]


30 de novembro (sábado) - Toda Mulher Negra é um Quilombo - Charla sobre o Novembro Negro

Às 17h30min, no Ateneu Libertário A Batalha da Várzea (Rua Lobo da Costa, 147, Azenha, Porto Alegre)

O Novembro vem para reafirmar a luta e a resistência do povo negro e os ataques que vem sofrendo e que marcam com mais violência ainda a população negra - sobretudo, as mulheres. No dia 30 de novembro, o Ateneu Libertário A Batalha da Várzea receberá o Coletivo Dandara para uma charla sobre as peleias contra a repressão, a violência, o racismo e o sexismo e os caminhos para os quais apontam a luta popular.

Edição: Marcelo Ferreira