Rio Grande do Sul

CONFERÊNCIA

PcdoB realiza ato politico com aliados e elege novo diretório estadual no RS

Nesse sábado (23), em conferência em Porto Alegre, foram eleitos novos presidentes estadual e municipal do partido

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Ato político contou com a presença de representantes de partidos aliados
Ato político contou com a presença de representantes de partidos aliados - Fotos: Beto Rivera

O ex-deputado estadual Juliano Roso foi reeleito presidente estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Rio Grande do Sul, na Conferencia Estadual do partido que aconteceu durante o sábado (23). Como vice, foi escolhido Werner Rempel, de Santa Maria e oriundo do antigo Partido Pátria Livre (PPL). Participaram da eleição 198 delegados escolhidos em diversos municípios gaúchos, que elegeram o novo Diretório Estadual composto de 107 membros. Cerca de 500 filiados participaram do evento discutindo a estratégia e táticas para o enfrentamento do fascismo no País.

Na sua fala, o presidente Juliano Roso, ressaltou a tarefa principal do partido no próximo ano de eleições municipais: “isolar e derrotar Bolsonaro em todos os níveis”. Segundo ele, esta tarefa é difícil, mas não impossível, pois apenas no décimo primeiro mês de governo já existe uma crise com Bolsonaro saindo do partido que o elegeu e não conseguindo terminar a tarefa exigida por seu principal apoiador internacional, Trump que é a de completar a implementação de maldades criando um projeto fascista no País.

Juliano ressaltou que para isso é necessária a criação de uma Frente Ampla em defesa da democracia e quantas frentes eleitorais forem possíveis para as eleições municipais de 2020. “Temos que atrair até mesmo setores da direita que integram o chamado centrão para a defesa da democracia, mas antes precisamos mostrar nossa capacidade de unificação das esquerdas”.

Em nível estadual, ele lembrou a importância estratégica do enfrentamento do governo de Eduardo Leite (PSDB), que está sendo mais ágil que foi o governo Sartori na destruição do Estado. “O pacote que enviou para a Assembleia tem o objetivo de piorar o serviço público e terminar com as políticas públicas para os mais necessitados”.

Disse ainda que a frente eleitoral deverá conter todos os partidos de esquerda e centro-esquerda sempre que possível: PCdoB, PT, PDT, PSB e o PSOL. Exemplificou com a frente sindical que elegeu a atual direção do Sindicato dos Municipais (SIMPA), do CPERS Sindicato, do Sindicato dos Servidores de Nível Superior do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Sul (Sintergs). Exaltou o papel da juventude, representadas no movimento estudantil pela União da Juventude Socialista (UJS) e pela Juventude Pátria Livre (JPL), que coordenam a UEE (agora unificada), os DCEs das principais universidades e as entidades secundaristas - UGES e UMESPA. Salientou também o papel da formação política representado pela Fundação Mauricio Grabois, presidida pelo ex-deputado estadual Raul Carrion.

Não esqueceu da luta eleitoral de 2020 onde, conforme disse, o partido deverá apresentar chapas completas de vereadores e concorrer ao maior número de prefeituras possíveis.

Conferência Municipal e Ato Político

Tarso lembrou nome de Manuela D’Ávila como possível candidata à prefeitura da capital gaúcha

O evento, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, iniciou às 9h da manhã com a Conferencia Municipal da capital, na qual foi eleito o novo presidente do partido em Porto Alegre, Adalberto Luiz Frasson. Ao Meio dia houve um ato político com a participação da presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, de Manuela D’Ávila, e representantes de partidos aliados: Tarso Genro, representando o PT, Pedro Ruas, o PSOL, Christopher Goulart, o PDT, Antônio Elisandro, o PSB e Cleber Giovane, o PV. O ex-governador Tarso Genro lembrou o nome de Manuela D’Ávila como possível candidata à prefeitura da capital gaucha, capaz de unificar a esquerda. Durante a conferência, o ex-governador Olívio Dutra (PT) fez uma fala salientando a luta histórica do partido e seu papel na construção da grande aliança para derrotar a extrema-direita.

Ao final da conferência, logo após a votação houve, uma sessão de autógrafos dos livros de Raul Carrion, “A Luta Vale a Pena”, e do camarada Agenor Castoldi, “Codinome Gurjão”. O primeiro, uma autobiografia e 50 anos de militância no PCdoB e diversos textos teóricos e de história gaúcha, e o de Castoldi, sua vida de 50 anos de militância política que iniciou na Juventude Operária Católica e culminou no Partido Comunista do Brasil.

Edição: Marcelo Ferreira