Rio Grande do Sul

URGENTE!

Manobra pode levar Escola Sem Partido à votação na Câmara de Porto Alegre

Organizações manifestaram contrariedade e chamam por ato público de resistência na tarde de quinta-feira (05)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Associação Mães e Pais pela Democracia busca mobilizar organizações, entidades e comunidade contra projeto de censura nas escolas da capital
Associação Mães e Pais pela Democracia busca mobilizar organizações, entidades e comunidade contra projeto de censura nas escolas da capital - Facebook AMPD

A Associação Mães e Pais Pela Democracia, juntamente com outras 63 organizações, emitiu nota pública nesta quarta-feira (04) alertando a sociedade quanto à manobra articulada na Câmara de Vereadores de Porto Alegre para que se reintroduza na pauta da casa o Projeto de Lei que propõe a adoção de expedientes do projeto Escola Sem Partido na capital.

Na "quarta-feira, dia 2 de dezembro, o PLL 124/2016, do Vereador Valter Nalgestein, que traz o disciplinamento de professores e cartazes com regras para eles nas escolas públicas municipais, o conhecido projeto “Escola Sem Partido”, foi derrotado na CCJ da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre. Isso é fruto da mobilização de 58 entidades, sob liderança da Associação Mães e Pais pela Democracia. Porém, foi aprovado em outras comissões, o que autoriza, em tese, que seja levado a plenário", informa a nota.

"A votação do projeto foi feita depois de uma manobra antidemocrática que permitiu que fosse apresentado publicamente. Não sendo o suficiente, na manhã desta quarta-feira (04), o projeto foi votado nas comissões, mesmo tendo parecer de inconstitucionalidade pela Procuradoria da Casa e pelo STF", acrescenta o documento, publicado pelos subscritores em seus sites e redes.

Acrescentam ainda ser "inaceitável o que ocorreu no plenário da CMPA, pois, a tribuna foi utilizada como espaço de julgamento e perseguição por parte de vereadores e vereadoras que defendem a aprovação do projeto". Ainda segundo a nota, "imagens das redes sociais de várias educadoras, mães e pais foram colocadas no telão na tentativa de constrangimentos público daqueles que não aceitam a censura e a imposição de um pensamento único".

A Associação Mães e Pais pela Democracia (AMPD) protocolou pedido de audiência nesta manhã, ficando encaminhado que vai participar de uma reunião com a mesa de líderes da Câmara para defender a necessidade de debate com os diversos setores da sociedade que serão impactados com o patrulhamento ideológico nas escolas públicas de Porto Alegre. Essa audiência está prevista para quinta-feira, dia 5 de dezembro, às 15h, na CMPA.

Confira na íntegra:

NOTA PÚBLICA: ESCOLA SEM PARTIDO/PORTO ALEGRE

APESAR DE DERROTADO NA CCJ DA CÂMARA DE VEREADORES, UMA MANOBRA REGIMENTAL AUTORIZA SUA VOTAÇÃO EM PLENÁRIO.

Na quinta-feira, 05/12, 15h, teremos uma reunião decisiva na Câmara para garantir o debate democrático deste projeto!

Nesta quarta-feira, dia 2 de dezembro, o PLL 124/2016, do Vereador Valter Nalgestein, que traz o disciplinamento de professores e cartazes com regras para eles nas escolas públicas municipais, o conhecido projeto “Escola Sem Partido”, foi derrotado na CCJ da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre. Isso é fruto da mobilização de 58 entidades, sob liderança da Associação Mães e Pais pela Democracia. Porém, foi aprovado em outras comissões, o que autoriza, em tese, que seja levado a plenário.

A votação do projeto foi feita depois de uma manobra antidemocrática que permitiu que fosse apresentado publicamente. Não sendo o suficiente, na manhã desta quarta-feira, o projeto foi votado nas comissões, mesmo tendo parecer de inconstitucionalidade pela Procuradoria da Casa e pelo STF.

É inaceitável o que ocorreu no plenário da CMPA, pois, a tribuna foi utilizada como espaço de julgamento e perseguição por parte de vereadores e vereadoras que defendem a aprovação do projeto. Imagens das redes sociais de várias educadoras, mães e pais foram colocadas no telão na tentativa de constrangimentos público daqueles que não aceitam a censura e a imposição de um pensamento único.

Na quinta-feira, dia 5 de dezembro, às 15h, na CMPA, a Associação Mães e Pais pela Democracia (AMPD), que protocolou pedido de audiência nesta manhã, vai participar de uma reunião com a mesa de líderes da Câmara para defender a necessidade de debate com os diversos setores da sociedade que serão impactados com o patrulhamento ideológico nas escolas públicas de Porto Alegre.

Diante disso, chamamos toda a sociedade para realizarmos um grande ato de apoio nessa reunião: alunas, alunos, educadoras, educadores, mães, pais, artistas e formadores de opinião. Não podemos permitir que este projeto seja colocado em votação. Ele representa a censura e a perseguição a todas e todos que defendem a laicidade da escola pública e do acesso amplo e universal ao conhecimento nas escolas e universidades. Queremos uma escola livre, plural e democrática, com conteúdo transformador e emancipatório.

Associação Mães e Pais pela Democracia

Entidades contrárias ao PLL 124/2016 e que assinaram a “nota de repúdio” no dia de ontem (03/12):

1. Associação Juízes para a Democracia - AJD/Núcleo RS
2. SIMPA
3. CPERS
4. FCI - Fórum de Combate à Intolerância e ao Discurso de Ódio 
5. Associação de Juristas pela Democracia - AJURD
6. Instituto Fidedigna
7. Nuances - grupo pela livre expressão sexual 
8. SINPRO
9. Movimento Meninas Crespas
10. Coletivo Catarse
11. Vila Flores
12. Coletivo ProsperArte
13. CTB
14. CGTB
15. UNEGRO
16. UBM
17. UGES
18. UEE
19. UJS
20. JPL
21. UMESPA
22. SindoIF-Andes
23. Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito
24. SINDFARS
25. RENAP - REDE NACIONAL DE ADVOGADOS POPULARES
26. Fórum Justiça 
27. SISERGS
28. Coletivo Cidade que Queremos - CCQQ
29. Salve Sintonia
30. Café com Paulo Freire
31. FEGAMEC
32. Grupo Canjerê
33. Aya - Coletivo de Professoras/es Negros da Rede Municipal de Porto Alegre
34. Fundação Maurício Grabois/RS
35. Fórum Estadual de EJA RS
36. Jornada em Defesa da Educação Democrática e do Pensamento de Paulo Freire
37. EMANCIPA 
38. Coletivo Quilombelas
39. Comitê em Defesa da Democracia
40. ATEMPA
41. TEIA - Instituto de Direitos Humanos e Cidadania
42. Coletivo de Professoras e Professores de História da RME (CPHis)
43. CUT
44. Coletivo Democracia Municipária
45. Fórum Gaúcho de Educação Infantil
46. Movimento em Defesa da Educação 
47. Juntos! RS
48. Coletivo Voz Materna
49. Alicerce
50. Coletivo Feminino Plural
51. Coletivo Cidade Mais Humana
52. Laboratório de Políticas Públicas e Sociais - Lappus
53. ANDES/UFRGS
54. ADUFRGS
55. Somos Movimento Raiz Cidadanista
56. Conselho Regional de Psicologia
57. ASSIBGE/RS Sindicato
58. Professores pela Democracia
59. Associação Negra de Cultura
60. UNE
61. Associação dos Pos-Graduandos - APG UFRGS
62. UAMPA
63. Fora da Ordem RS
64. Coletivo Formação Política

 

Edição: Marcos Corbari