Rio Grande do Sul

EDUCAÇÃO

UFFS Erechim capacita professores para as Escolas do Campo

Universidade Federal da Fronteira Sul de Erechim forma professores para atuar nas localidades agrícolas

Brasil de Fato | Erechim (RS) |
Licenciatura Interdisciplinar em Educação no Campo: Ciências da Natureza é mantida mesmo com receio do fim das escolas rurais
Licenciatura Interdisciplinar em Educação no Campo: Ciências da Natureza é mantida mesmo com receio do fim das escolas rurais - Foto: Olga Leiria/RBA

Apesar do receio do fim das escolas rurais, a direção da Universidade Federal da Fronteira Sul de Erechim (UFFS) decidiu manter o curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação no Campo: Ciências da Natureza. Destinado a formar professores para atuar nas localidades agrícolas, o curso é gratuito e oferece 40 vagas.

Segundo o diretor Luís Fernando Santos Correa da Silva, essas escolas são um dos poucos espaços capazes de fazer os jovens permanecerem no campo. “É o único serviço público que vai até essas comunidades: para todos os demais, as pessoas precisam se deslocar até as cidades”, sublinha Luís Fernando.

A capacitação oferecida pela UFFS não limita os formados ao meio rural, mas os capacita para atuar em “outros espaços educativos escolares e não escolares”. As inscrições se encerram no dia 13 e podem ser feitas pessoalmente na secretaria acadêmica do campus Erechim (uffs.edu.br) ou por correio, mas a postagem deve ser feita até 9 de dezembro.

Edição: Ayrton Centeno