Rio Grande do Sul

SERVIÇO

Agenda BdF RS

Confira a agenda de debates, palestras, atos e eventos públicos para os próximos dias em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Agenda da semana do dia 27 de janeiro de 2020
Agenda da semana do dia 27 de janeiro de 2020 - BdF RS

De 27 (segunda-feira) a 31 (sexta-feira) de janeiro - Fórum Social Mundial – População Idosa, Pessoas com Deficiência e Diversidades

O Comitê Organizador do V Fórum Social Mundial da População Idosa, IV Fórum Social Mundial das Pessoas com Deficiência (PCDs) e II Fórum Social Mundial das Diversidades, está elaborando uma extensa agenda de 27 a 31 de janeiro de 2020, em Porto Alegre. Intitulada de Fórum Social Mundial – População Idosa, Pessoas com Deficiência e Diversidades, as atividades serão variadas. Oficinas, seminários, palestras ou quaisquer atividades pertinentes relacionadas aos temas.

O evento é uma organização da Pró-Diversitas Brasil, Instituto Amigos do FSM (IAFSMPOA), Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (SINDNAPI/RS), Cruz Vermelha Brasileira, Filial RS (CVB/RS) e UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. E tem o apoio institucional da Assembleia Legislativa do RS, Fórum Democrático do Desenvolvimento Regional, Câmara Municipal de Porto Alegre, Conselho Estadual da Pessoa Idosa – CEI/RS, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE), Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COMDEPA), além de instituições como Universidades, Associações, Sindicatos, Secretarias, Organizações de Classe, Organizações Governamentais, empresas parceiras, dentre outros.

Informações: https://www.sympla.com.br/forumsocialmundial


27 de janeiro (segunda-feira) - Retomada da Greve dos Servidores Públicos do Estado do RS

Às 10h, na Praça da Matriz, Centro Histórico, Porto Alegre

Com a iminência da votação do restante do pacote de reestruturação do Estado, os servidores públicos estaduais do Rio Grande do Sul farão ato em na praça da Matriz.


29 de janeiro (quarta-feira) - Roda de conversas e memórias Trans

Às 10h, no Memorial do Rio Grande do Sul, Rua Sete de Setembro, 1020 - Praça da Alfândega - Centro Histórico, Porto Alegre

No dia da visibilidade Trans, o Museu Antropológico em parceria com o coletivo Trans Enem, recebe convidadxs em uma roda de conversas para trocar experiências de vidas transgêneras, divagações, reflexões e memórias de homens e mulheres trans, não binários e demais vivências transgêneras. Uma roda informal e aberta a todos e todas que quiserem participar.


29 de janeiro (quarta-feira) - Reunião do Fórum em Defesa do SUS

Às 18h30min, no Sindisprevrs, Travessa Francisco Leonardo Truda 40, 12º Andar, Centro Porto Alegre

Nesta quarta-feira acontece a primeira reunião do ano do Fórum em Defesa do SUS/RS. De acordo com os organizadores se vive um período crítico na saúde do Brasil, do RS e de Porto Alegre, e apenas com a mobilização popular nos diversos setores é que se conseguirá fazer um enfrentamento real a todos estes retrocessos e avançar pelo projeto de saúde e de sociedade.


29 e 30 de janeiro - Empoderamento Financeiro da Matriz Africana.

Às 18h30min, no CPERS/Sindicato, Av. Alberto Bins, 480 - Centro de Porto Alegre

O Instituto Axé Brazil convida as autoridades tradicionais de Matriz Africana para atividade corporativa a ser realizada pela empresa Axé Brazil. O propósito do evento é apresentar um conjunto de ações econômicas desenvolvidas pela empresa em vista de fortalecer e empoderar financeiramente os terreiros, através de um programa de geração de trabalho e renda.

Capacidade limitada, reserve lugar no evento: https://www.facebook.com/events/625048471564440/


30 de janeiro (quinta-feira) - Ciclo de Debates - Cidades Inclusivas para as Mulheres

Às 8h30min, no Auditório do Palácio da Justiça, Praça Marechal Deodoro, 55, Porto Alegre

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) promove, em parceria com o CAU/BR e o apoio da Comissão de Desenvolvimento Urbano, da Secretaria de Mulheres da Câmara dos Deputados e do Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetura e Urbanismo, o Ciclo de Debates – Cidades Inclusivas para as Mulheres.

Inscrições gratuitas no Sympla: http://bit.ly/2G1qblr

Confira a programação completa:

08h30 – Credenciamento

09h – Mesa de abertura

10h – Mesa 1 – Mulher na Política Urbana - 

Apresentação de políticas públicas em desenvolvimento para as cidades brasileiras com ênfase em gênero. Com Fernanda Melchiona, Deputada Federal; Juliana Brizola, Deputada Estadual (a confirmar); Leany Lemos, Secretária Estadual de Planejamento; Tânia Terezinha da Silva, Prefeita de Dois Irmãos; Alessandra Quines Cruz, Defensora Pública ; Mediação: Daniela Sarmento (CAU/SC).

12h – Intervalo

13h30 – Mesa 2 – Mulher na Cidade

Apresentação de casos ou experiências relacionadas à mulher na cidade e à segurança urbana.. Com Márcia Soares – Themis (Porto Alegre/RS); Amanda Kamanchek – ONG Think Olga (São Paulo/SP); Lívia Alen – UNOPS | ONU Brasil (Brasília/DF); Nana Sanches – Casa de Referência da Mulher Mirabal (Porto Alegre/RS); Priscila Gama – Aplicativo Malalai (CAU/MG); Mediação: Roberta Edelweiss (CAU/RS).

15h30 – Pausa para o café

16h – Palestra – Márcia Lucena, Prefeita de Conde/PB

18h – Encerramento


30 de janeiro (quinta-feira) - Bate papo: A luta e resistência trans em tempos de bolsonarismo

Às 18h e 30, no Emancipa Cursinho Popular Pré-Universitário, Rua Riachuelo nº 1339 sala 1001, Porto Alegre

Na semana em que se celebra o Dia da Visibilidade Trans, o mandato da deputada Luciana Genro e o Emancipa Cursinho Popular Pré-Universitário convidam todas e todos para um bate papo sobre a luta desta comunidade em tempos de bolsonarismo. A atividade é organizada pel@s militantes trans Natasha Ferreira, Luíza Eduarda, Noah Scheffel e Felipe Reis.

A população trans é, historicamente, a mais marginalizada dentre a comunidade LGBT: sem acesso a emprego, com altos índices de evasão escolar devido ao preconceito e vítimas da violência diária contra seus corpos. O cenário torna-se ainda mais grave com a vitória do projeto autoritário e LGBTfóbico representado por Bolsonaro.

Por isso é necessário debate, acolhimento, organização e muita luta para que a população trans possa garantir seus direitos e viver com dignidade. Essa é uma luta de toda a comunidade LGBT e de todas as pessoas.

Edição: Marcelo Ferreira