Paraíba

HOMENAGEM

Escola de Samba Unidos do Roger traz hino em homenagem a Fernanda Benvenutty

Fernanda Benvenutty (Astrapa - Associação das Travestis da Paraíba) partiu neste domingo (02)

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Foto

“Abram Alas que ela vai passar / a Unidos do Roger vai te Exaltar / Fernanda Benvenutty seu legado é imortal / Hoje é o enredo do meu Carnaval”

Familiares e amigos se despedem, desde a noite do domingo (2), da ativista de direitos LGBT+ e promoção cultural, Fernanda Benvenutty. Com a presença de bandeiras de movimentos sociais e da escola de samba Unidos do Roger (da qual era presidente), o velório acontece no Ginásio do Guarany, no bairro do Roger, em João Pessoa.
A escola de samba trouxe uma homenagem a Fernanda Benevenutty na letra do seu samba-enredo 2020. Confira um vídeo reproduzido nas redes sociais:

“Abram Alas que ela vai passar / a Unidos do Roger vai te Exaltar / Fernanda Benvenutty seu legado é imortal / Hoje é o enredo do meu Carnaval / O tom que vem da sua voz ilumina a minha inspiração exemplo que deixa em nós / Coragem e Superação / Ativista do riso nasceu em Remígio / Buscou sempre a liberdade / Foi a mãe parteira luz que clareia carregou no peito igualmente pintou o arco-íris de esperança no céu lona viu sua felicidade/
Foi palhaçada foi artista fez o povo gargalhar no palco levou a vida a encantar Lutou contra o preconceito e a discriminação pediu mais a amor e união/
Virou manchete de revista brigou, contra toda injustiça, nos seus devaneios e ideais todos nós somos iguais gente humilde e sofrida sua história nos fascina de pernas de pau de cara pintada ser homem ou mulher não importa nada, hoje a minha escola vem te coroar, vai chover confete e serpentina,pra Estrela mais linda,que vai brilhar nessa avenida…”

Na página da escola, uma mensagem para os amigos e foliões:
"É isso Família Unidos do Roger sem Palavras para descrever esse momento tão difícil que vivemos , a ida da nossa FERNANDA, foi difícil lutamos contra tudo e todos, mais a vida é como um sopro, quando menos esperamos a notícia chega. VAI COM DEUS FERNANDA O SEU LEGADO ESTÁ NOS NOSSOS CORAÇÕES, NOSSA GUERREIRA 🙏😢💖💚"

Fernanda Benvenutty foi uma das fundadoras da Associação das Travestis da Paraíba (Astrapa),  sendo uma das vozes mais fortes pela causa LGBTQI+, e uma das primeiras pessoas LGBT a ingressarem na política no estado. Ela disputou eleições para vereadora e deputada estadual quatro vezes, porém nunca se elegeu. Além de atuar na causa política, ela também era ativista cultural.

 

Edição: Cida Alves