Rio Grande do Sul

Lazer engajado

Segunda edição da Ecotrilha Literária em 2020 acontece neste sábado

Esporte, saúde, ecologia e cultura são componentes do percurso a ser realizado no Morro Santana

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Trilhas ecológicas oportunizam descobrir aspectos do Morro Santana que a maioria desconhece - Divulgação

Trata-se de uma proposta diferenciada, que por vários prismas reúne pessoas através de diferentes interesses: a Ecotrilha Literária coloca no mesmo caminho o interesse pela prática esportiva, a busca por uma melhor qualidade de vida, o incentivo a práticas saudáveis, a preservação do meio ambiente, a utilização correta dos recursos naturais renováveis e, por fim, a cultura e o ativismo social que interligam todos e todas que se dispõe a caminhar.

Interessou-se? Então reserva a sua agenda para o próximo sábado, dia 8 de fevereiro para colocar o pé na estrada junto com as turmas do Coletivo Visão Periférica e do Coletivo Pela Educação Popular (COLEP) para desfrutar de uma visão de Porto Alegre que pouca gente têm, “partindo sempre da construção desde baixo até  o ponto mais alto da cidade”.

- A EcoTrilha servirá de apoio a construção da Biblioteca Comunitária no alto da Vila Colina e a nova Biblioteca Comunitária na Vila Tijuca, toda contribuição com livros e materiais para essas construções de luta que brotam e Florescem em nosso solo é bem vinda! – informam os organizadores no evento promovido através do Facebook. E, falando nisso, você pode confirmar a presença por lá mesmo: CLIQUE AQUI

 

Saiba mais:

- O Coletivo Visão Periférica já tem atuação social de 5 anos, buscando a preservação ecológica, conscientização, geração de renda, reparação social, socioambiental e enraizamento comunitário. “Enquanto organização atuamos de diversas formas, temos uma biblioteca comunitária que  dispões mais de 1,2 mil livros para empréstimos, consulta local, espaço pedagógico em desenvolvimento e neste momento a maior parte dos frequentadores são crianças”, afirma a apresentação do grupo nas redes. Entree as atividades realizadas destacam-se eventos de rua na comunidade, como, saraus culturais, com música, oficinas, espaço para crianças, microfone aberto, cinemas, feiras e brechós entre outros.

- O COLEP é um grupo independente que busca transformar a sociedade através da educação popular. “Nos orientamos por uma educação libertadora, pela independência de classe, solidariedade, democracia direta e pela luta contra quaisquer tipo de opressão. Lutamos  pela educação pública, gratuita e de qualidade como direito universal, ministrando aulas de pré-vestibular e promovendo atividades para estudantes das escolas públicas nas comunidades do Morro Santana na escola  Alcides Cunha e na Azenha”, informa o texto de apresentação do grupo.

A trilha tem duração de 6 horas e percorre aproximadamente 9km de percurso, com o grau de dificuldade variando de moderado a difícil, tendo pausas para descanso e contemplação. “Nossa proposta é ampliar a visão em relação ao Morro Santana, incentivando práticas sustentáveis, tais como recolhimento de lixos durante a trilha, plantio de mudas, reconhecimento da mata, respeito a natureza e aos seres que nela habitam, buscando a reintegração com o caminho natural”, informam os organizadores.

 

Programa:

  • 07h00 - Concentração e acolhida
  • 07h15 - Apresentação, recomendações e preparação pra trilha
  • 07h30 - Saída do ponto de encontro
  • 07h50 - Café da manhã na biblioteca Comunitária Visão Periférica
  • 08h20 - Partida rumo ao ponto mais alto do Morro
  • 12h00 - Lanche coletivo
  • 13h00 - Sarau Orgânico Periférico
  • 13h30 - Conversa sobre o enraizamento social e histórico do Morro Santana
  • 14h00 - Encerramento e despedidas

 

Orientações:

  • Quanto custa? Na EcoTrilha Literária, os próprios participantes decidem a contribuição de acordo com suas possibilidades. Parte da contribuição arrecadada será revertida para os projetos do Coletivo Visão Periférica e comunidade, que atendem mensalmente crianças, adolescentes e adultos. A sugestão de valores é entre R$ 25,00 e R$ 35,00, mais uma muda de planta e um livro em bom estado.
  • O que levar? Todxs devem ter consigo garrafa com bom volume de água, pano para sentar, usar calças, tênis fechado e confortável, protetor solar e se quiser chapéu/boné. Instrumentos musicais também são bem-vindos para participação no sarau.
  • Onde começa? O ponto de encontro será ao lado da academia Vida Livre (Av. Protásio Alves, 8323 -  Porto Alegre - RS, 90410-004)
  • Importante: O lanche será compartilhado, portanto todos e todas são convidados e convidadas a traer algo a compartilhar.
  • No kids: A trilha não é recomendada para crianças, a não ser que tenham o hábito de fazer longas caminhadas.

 

Participam e/ou apoiam a EcotrilhaLiterária: Coletivo Visão Periférica, Beabah - Bibliotecas Comunitárias do Rio Grande do Sul, Coletivo Visão Periférica, Colep - Coletivo Pela Educação Popular.

Edição: Marcelo Ferreira