Rio Grande do Sul

CINEMA

CineBancários abre programação de 2020 com a Mostra os Imperdíveis

Tradicional cinema porto-alegrense conhecido por exibir mostras e filmes nacionais inicia o ano com o melhor de 2019

Brasil de Fato | Porto Alegre |
CineBancários retoma seu cinema com exibição de oito filmes de grande acolhida do público - Foto: Reprodução

A partir de quinta-feira (6), o CineBancários retoma sua programação diária, após período de recesso de final de ano. Para iniciar 2020, a casa escolheu oito dos títulos com maior receptividade de público dentre os mais de 50 filmes nacionais que estrearam. Como a escolha foi baseada na acolhida do público, pode-se dizer que foram os espectadores fizeram a curadoria. Quem perdeu ou quer rever alguns desses filmaços, terá oportunidade em diversos horários, entre os dias 6 e 26 de fevereiro.

Há 11 anos, o CineBancários é uma referência para o cinema nacional e latino-americano em Porto Alegre. A preços acessíveis, a proposta é oferecer uma alternativa ao roteiro comercial das salas de cinema. Fica na rua da Ladeira (General Câmara, 424), no centro histórico da capital, junto ao Sindicato dos Bancários de Porto Alegre.

Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema. Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. Aceita Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

Confira os horários, de 6 a 26 de fevereiro (exceto segundas-feiras e no carnaval):

Dia 06 de fevereiro:

15h – Divino Amor

17h - Estou me guardando para quando o carnaval chegar

19h - Bacurau

Dia 07 de fevereiro:

14h30 - A vida invisível

17h – Torre das Donzelas

19h - Greta

Dia 08 de fevereiro:

14h30 - Bacurau

17h - Fevereiros

19h - Torre das Donzelas

Dia 09 de fevereiro:

15h – Bixa Travesty

17h - Greta

19h - Divino Amor

Dia 11 de fevereiro:

15h - Torre das Donzelas

17h - Bacurau

19h30 - A vida invisível

Dia 12 de fevereiro:

15h - Greta

17h - Divino Amor

19h - Estou me guardando para quando o carnaval chegar

Dia 13 de fevereiro:

15h - Divino Amor

17h -A vida invisível

19h30 - Fevereiros

Dia 14 de fevereiro:

15h - Greta

17h -Estou me guardando para quando o carnaval chegar

19h – Bixa Travesty

Dia 15 de fevereiro:

15h – Divino Amor

17h - Greta

19h - Torre das Donzelas

Dia 16 de fevereiro:

15h - Estou me guardando para quando o carnaval chegar

17h - Bacurau

19h30 - Greta

Dia 18 de fevereiro:

15h - Greta

17h - Divino Amor

19h - Fevereiros

Dia 19 de fevereiro:

15h - Bacurau

17h30 – Bixa travesty

19h - A vida invisível

Dia 20 de fevereiro:

15h - Torre das Donzelas

17h - Fevereiros

19h – Divino Amor

Dia 21 de fevereiro:

14h30 – A vida invisível

17h - Fevereiros

19h - Estou me guardando para quando o carnaval chegar

Dia 26 de fevereiro:

14h30 - Bacurau

17h - Divino Amor

19h - Bixa Travesty

 

Conheça os filmes:

Fevereiros

Brasil / Documentário / 2018 / 72 min / Direção: Marcio Debellian

Sinopse: Longa que acompanhou Maria Bethânia do Rio de Janeiro, com o vitorioso desfile da Mangueira em sua homenagem, até Santo Amaro, sua cidade natal. A Mangueira foi campeã do carnaval 2016 com uma homenagem a Maria Bethânia, escolhendo como recorte principal a peculiar religiosidade da cantora, que é devota do catolicismo e do candomblé. O filme acompanhou a construção deste carnaval - desde os desenhos das primeiras alegorias aos desfiles na avenida - e viajou com Maria Bethânia para o recôncavo baiano, participando de seu ambiente familiar, religioso e das festas da sua cidade natal, Santo Amaro, conhecendo o universo que inspirou o enredo e apontando algumas influências do recôncavo no surgimento do samba carioca. Entrevistados: Maria Bethânia, Caetano Veloso, Chico Buarque, Leandro Vieira, Luiz Antonio Simas, Mabel Velloso e Squel Jorgea

Estou me guardando para quando o carnaval chegar

Brasil / 2019 / 85min. / Direção: Marcelo Gomes

Sinopse: A cidade de Toritama é um microcosmo do capitalismo implacável. A cada ano, mais de 20 milhões de jeans são produzidos em fábricas de fundo de quintal. Os locais trabalham sem parar e os moradores são orgulhosos de serem os donos do seu próprio tempo. Durante o Carnaval - o único momento de lazer do ano, eles transgridem a lógica da acumulação de bens, vendem seus pertences sem arrependimentos e fogem para as praias em busca de uma felicidade efêmera. Quando chega a Quarta-feira de Cinzas, um novo ciclo de trabalho começa.

Divino Amor

Brasil / Drama / 2019 / 100min. / Direção: Gabriel Mascaro

Sinopse: Brasil, 2027. Uma devota religiosa usa seu ofício num cartório para tentar dificultar os divórcios. Enquanto espera por um sinal divino em reconhecimento aos seus esforços é confrontada com uma crise no seu casamento que termina por deixá-la ainda mais perto de Deus.

Elenco: Dira Paes (Joana), Julio Machado (Danilo),Emílio de Mello (Pastor),Teca Pereira (Mestra Divino Amor),Calum Rio (Narrador),Mariana Nunes (Divorciando),Thalita Carauta (Cliente Cartório).

Greta

Brasil / 2019 / Drama / 97min / Direção: Armando Praça

Sinopse: Pedro (Marco Nanini), um enfermeiro homossexual de 70 anos e fervoroso fã de Greta Garbo, precisa liberar uma vaga no hospital onde trabalha para Daniela (Denise Weinberg), sua melhor amiga. Para salvar Daniela, ele decide ajudar Jean, um jovem que acaba de ser hospitalizado e algemado por ter cometido um crime. Pedro o ajuda a fugir e esconde-o em sua própria casa até que ele se recupere e nesse período, eles se envolvem afetiva e sexualmente. Essa relação será essencial para que Pedro sobreviva à perda de Daniela, mas também gere mudanças surpreendentes em si mesmo e no modo como ele lida com a solidão.

Bacurau

Brasil / Drama / 2019 / 132min. / Direção: Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles

Sinopse: Num futuro recente, Bacurau, um povoado do sertão de Pernambuco, some misteriosamente do mapa. Quando uma série de assassinatos inexplicáveis começam a acontecer, os moradores da cidade tentam reagir. Mas como se defender de um inimigo desconhecido e implacável?

Torre das Donzelas

Brasil / 2018 / Documentário / 97min / Direção: Susanna Lira

Sinopse:Há desejos que nem a prisão e nem a tortura inibem: liberdade e justiça.Há razões que nos mantêm íntegros mesmo em situações extremas de dor e humilhação: a amizade e a solidariedade. O filme traz relatos inéditos da ex-presidente Dilma Rousseff e de suas ex-companheiras de cela do Presídio Tiradentes, em São Paulo, resultando em um exercício coletivo de memória feito por mulheres que acreditam que resistir ainda é um único modo de se manter livre. ​

A Vida Invisível de Eurídice Gusmão

Brasil / 2018 / Drama / 139 min / Direção: Karim Aïnouz

Sinopse: Rio de Janeiro, 1950. Eurídice, 18, e Guida, 20, são duas irmãs inseparáveis que moram com os pais em um lar conservador. Ambas têm um sonho: Eurídice o de se tornar uma pianista profissional e Guida de viver uma grande história de amor. Mas elas acabam sendo separadas pelo pai e forçadas a viver distantes uma da outra. Sozinhas, elas irão lutar para tomar as rédeas dos seus destinos, enquanto nunca desistem de se reencontrar.

Bixa Travesty

Brasil / 2018 / 75 min / Documentário / 18 anos / Direção: Claudia Priscilla e Kiko Goifman

Sinopse: Documentário de longa-metragem com a cantora e atriz Linn da Quebrada. Grande expoente na cena musical de São Paulo, dona de uma forte e ousada presença no palco, busca constantemente discutir e quebrar paradigmas e estereótipos.

Elenco: Linn da Quebrada, Jup do Bairro, Liniker, Raquel Virginia, Assucena Assucena, Thiago Felix, Nu Abe, Lilian dos Anjos, Nicole Afonso Rueda, John Halles, Slim Soledad.

Edição: Marcelo Ferreira