Rio Grande do Sul

Brasil de Fato RS - Edição 24

Confira os destaques da edição 24 do Brasil de Fato RS

💪🏿 RESISTÊNCIA | O Fórum Social das Resistências, que Porto Alegre sediou em janeiro, ensinou a lição da necessidade de união e de convergência em favor de uma agenda comum. Apontando para o futuro, projeta as realizações do Fórum Social Pan-amazônico, na Colômbia; o evento A Economia de Francisco, em Assis, na Itália; o Fórum das Economias de Transformação, em Barcelona; e o Fórum das Migrações, no Marrocos.

🏘 MORADIA | Nesta edição, o Brasil de Fato RS traz um encarte de quatro páginas sobre a questão. O Rio Grande do Sul registra um déficit de 239,4 mil moradias. Somente em Porto Alegre, a defasagem atinge quase 100 mil habitações. 

AMEAÇA | O assentamento urbano 20 de Novembro, em Porto Alegre, corre perigo. Instalados em um edifício de propriedade do governo federal e abandonado há 50 anos, seus moradores estão ameaçados de despejo.

PACOTE DA MORTE | Foi com este nome bem sugestivo que o funcionalismo estadual batizou as reformas que o governador gaúcho  Eduardo Leite (PSDB) conseguiu aprovar com o auxílio de sua numerosa base conservadora na Assembléia Legislativa.

💧 SECA | As perdas com a estiagem no Rio Grande do Sul podem ultrapassar os R$ 7 bilhões. O milho foi a cultura mais atingida. São 106 os municípios que decretaram situação de emergência.

📽 GOLPE | Entra em cartaz o  documentário Golpe, de Luiz Alberto Cassol e Guilherme Castro. O filme examina e ilustra os fatos políticos que desembocaram no afastamento de Dilma e na perseguição a Lula.