Minas Gerais

MINERAÇÃO

Conquista popular: Codema revoga expansão da Vale em Catas Altas (MG)

Projeto iria reativar duas minas. Mobilização garantiu que a autorização fosse revogada por unanimidade

Brasil de Fato | Catas Altas (MG) |
catas altas protesto mg mineração
População realiza a Caminhada das Águas de Catas Altas, em dezembro de 2019 - Comunicação MAM

A população da cidade de Catas Altas (MG) conseguiu uma vitória nesta terça (18). A expansão de empreendimento da mineradora Vale foi revogado por unanimidade pelos integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Codema). Moradores lutam há anos contra a mineração no local.

Em questão no conselho estava a expansão da mina de São Luiz, que já tinha sua declaração de conformidade, mas foi revogada por unanimidade. A declaração, emitida em junho de 2015, tinha sido aprovada sem o consentimento dos moradores do distrito do Morro D’água Quente e Catas Altas. A expansão da mina da Vale significa a reativação das cavas Tamanduá e das Almas, que ficam muito próximas às casas e que destruirá os mananciais de água que abastecem a cidade.

Mobilização

O Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) afirma em nota que a reabertura das minas traz diversos problemas, entre eles mais problemas de saúde causados pela mineração, prejuízo dos atrativos culturais e turísticos do município, a destruição de nascentes, e no comprometimento do uso de cachoeiras e a barragem do mosquito, fontes de lazer para o município. 

Para Clóvis Augusto, morador do distrito de Morro D’água Quente e militante do MAM, a decisão do CODEMA é uma vitória à toda cidade de Catas Altas e região. “A população está cada vez mais consciente dos prejuízos que este projeto vai causar para toda comunidade. Os conselheiros estão de parabéns por essa importante decisão e não temos dúvidas que ela é fruto da intensa mobilização popular realizada no município. Agora, é fundamental que concentremos nossos esforços para que o prefeito emita um decreto referendando a decisão do CODEMA e elimine este problema de vez da vida do povo”, afirma Clóvis. 

A prefeitura de Catas Altas vem se posicionando contra a reativação da mina de Tamanduá e das Almas. A decisão do CODEMA já foi protocolado na prefeitura. A reivindicação do MAM é que o chefe do executivo revogue definitivamente as autorizações para a expansão do projeto da Vale. "A comunidade recebeu com animação esta decisão do conselho e reafirma os ânimos para manter mobilizada até que a vitória seja, de fato, conquistada", diz nota do movimento.

Entenda

A Vale atualmente opera a mina São Luiz, pertencente ao Complexo Fazendão. A mina fica localizada ao pé da Serra do Caraça, próxima ao distrito do Morro D’água Quente, na saída entre os municípios de Catas Altas (MG) e Mariana (MG). Desde 2015 a mineradora projeta a expansão da exploração mineral com a reativação das minas Tamanduá e das Almas. O anúncio de expansão das minas em Catas Altas foi motivo, desde sua divulgação, de muita inquietação e repúdio por parte dos moradores.

Com informações do MAM.

Edição: Rafaella Dotta