Rio Grande do Sul

PROJETO SOCIAL

“Carnaval de Direitos” será realizado na Lomba do Pinheiro

CPCA promove atividade que resultou de oficinas de férias com jovens atendidos pela instituição

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Artista plástico Pedrinho Sales é um apoiador do projeto que atende jovens da periferia - Foto: Divulgação

A Zona Leste de Porto Alegre vai receber o evento pedagógico-cultural “Carnaval de Direitos” na sexta-feira (28), a partir das 10h. Promovida pelo Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA), na Casa Sede, situada na Parada 10 da Lomba do Pinheiro, a atividade reunirá cerca de 30 grupos de projetos da instituição distribuídos nas quatro unidades de atendimento na região (Sede, Vila Mapa, parada 15 e Herdeiros, conhecido como Beco dos Cafunchos).


Detalhe da fantasia produzida pelos jovens / Foto: Divulgação

O tema desenvolvido para o Carnaval é a “Vida”, através do qual se almeja articular aspectos importantes ao desenvolvimento humano e social como valores, ética, respeito à diversidade, preservação da natureza e outros que façam fronteira com a sobrevivência humana e a manutenção da vida na terra e espiritualidade. Os educandos, durante a programação de férias, participaram de diversas oficinas e produziram fantasias e adereços que irão compor as alas, constituíram e ensaiaram em grupos de bateria e comissão de frente. Além disso, o Carnaval de Direitos 2020 também contará com uma alegoria, que vem sendo produzida com material reciclável sob a orientação do artista plástico Pedrinho Sales, com experiência de 30 anos de Carnaval.

O CPCA atua há mais de 40 anos em todos os níveis de complexidade definidos no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) e em outras políticas desenvolvidas no município e no Estado, como educação, cultura e garantia de direitos.
 

Edição: Marcelo Ferreira