Rio Grande do Sul

RELIGIOSIDADE

Campanha da Fraternidade 2020 defende a vida e combate a violência

No RS, a Campanha foi lançada em Coletiva de Imprensa, na Quarta-Feira de Cinzas (26)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
CNBB Sul 3 lançou Campanha da Fraternidade 2020 em atividade em Porto Alegre - Foto: Divulgação / Victória Holzbach

Em um cenário cada vez mais evidente de desvalorização e ameaça contra a vida, a Igreja Católica tem manifestado cada vez mais o compromisso na sua defesa, proteção, cuidado e resgate. Afirmando esta missão, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) regional Sul lançou, nesta quarta-feira (26), a Campanha da Fraternidade de 2020. O tema deste ano é “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”.

No Rio Grande do Sul, a Campanha foi lançada em Coletiva de Imprensa, que contou com a presença de dom José Gislon, presidente do Regional Sul 3 da CNBB; dom Adilson Pedro Busin, secretário da presidência do Regional Sul 3 da CNBB e Ana Paula Gomes Lara e Juliana de Oliveira Pokorski, da Pastoral dos Surdos.

Dom José Gislon, que apresentou um panorama geral sobre a Campanha da Fraternidade e o tema e lema deste ano, destaca que “a compaixão do Samaritano precisa estar presente na nossa sociedade e nas nossas ações”. Apontando a importância de um olhar atento ao próximo, ele reforça: “Se nos fechamos na indiferença, nós nos desumanizamos e a sociedade passa a ser mais violenta. Na medida em que se abre o abismo social da indiferença, a tendência é que cresça a violência”, analisa.

A importância de cada cristão assumir seu papel de cuidado com a vida e com o outro foi um dos pontos destacados por dom Adilson. “A missão da Igreja é despertar no ser humano o melhor que ele tem dentro de si e motivá-lo à solidariedade, a contribuir para o bem comum da sociedade. Pequenos gestos têm um grande significado na vida das pessoas, na família, na comunidade, no trabalho. Nós crescemos com esses gestos”, aponta o bispo.

Combate ao abuso de crianças, adolescentes e vulneráveis

O evento foi marcado ainda pela instalação da comissão de prevenção e combate ao abuso de crianças, adolescentes e vulneráveis na Arquidiocese de Porto Alegre. Contou com a presença de dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre, pe. Fabiano Colares, coordenador da comissão, Dra. Berenice Rheinheimer, médica psiquiatra infantil e a Dra. Marys Eliane Rezende, advogada e assistente social.

A campanha da fraternidade inicia todos os anos nas Quartas-Feiras de Cinzas, durante a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, desde 1964. É realizada em todas as comunidades, paróquias, dioceses, escolas, universidades, grupos, congregações e espaços católicos do Brasil e tem o sentido de auxiliar na busca da transformação e santificação por meio de uma realidade que se apresenta para ser refletida, meditada e rezada.

Acompanhe a transmissão da entrevista coletiva pela Rede Soberania:

 

* Com informações da Rede Soberania e CNBBSul3

Edição: Marcelo Ferreira