Rio Grande do Sul

Serviço

AGENDA BdF RS

Confira a agenda de debates, palestras, atos e eventos públicos da semana

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Agenda da semana do dia 2 de março de 2020 - Bdf RS

02 de março (segunda-feira) - A situação da cadeia produtiva da música e da cultura gaúcha

Às 18h, na Câmara de Vereadores de Santa Maria (R. Vale Machado, 1415 - Centro, Santa Maria - RS)

A Comissão Especial da Cadeia Produtiva da Música e da Cultura Gaúcha, presidida pelo deputado Luiz Marenco (PDT), realiza audiência pública às 18h, na Câmara de Vereadores de Santa Maria. O objetivo é debater sobre a situação da cadeia produtiva da música e da cultura gaúcha.


03 de março (terça-feira) - Café com Paulo Freire

Às 18h, na Casa da Cultura Hip Hop de Esteio (Rua José Guimarães, 203, Esteio)

A Casa da Cultura Hip Hop de Esteio convida todas e todos a participarem do primeiro encontro de 2020. A conversa será a respeito do XXII Fórum Paulo Freire, com partilha de ideias com amorosidade e esperança.


04 de março (quarta-feira) - A Verdade sobre as Finanças da Prefeitura de Porto Alegre

Às 18h30, na sede do SIMPA Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Rua João Alfredo,61, Porto Alegre)

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) convida toda a categoria municipária, imprensa e entidades ligadas à defesa da cidade para participar da apresentação do estudo “A Verdade sobre as Finanças da Prefeitura de Porto Alegre”, concluído em fevereiro de 2020 pelo Instituto de Debates, Estudos e Alternativas de Porto Alegre (Idea)

Mais informações em: https://simpa.org.br/simpa-convida-para-painel-sobre-financas-da-prefeitura/


04 de março (quarta-feira) - Debate: Transporte Coletivo em Porto Alegre

Às 19h, na sede do IAB RS (Rua General Canabarro, 363, Centro Histórico, Porto Alegre)

Participantes: Rafael Calabria e Kelly Fernandes, do IDEC, também membros do BrCidades de São Paulo, e ainda Cristina Albuquerque do WRI.

Entrada Franca.


04 de março (quarta-feira) - Debate com mulheres e jornalistas sobre o mercado de trabalho

Às 19h, na Câmara Municipal de Vereadores de São Leopoldo (Rua Independência, 66, Centro de São Leopoldo)

Nas últimas semanas, duas profissionais foram atacadas simplesmente por exercerem sua profissão: informar a população. Primeiro foi a jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha, insultada por Bolsonaro sob insinuação de cunho sexual. Agora, a jornalista Vera Guimarães revelou que Bolsonaro esteve convocando pessoas via WhatsApp para uma mobilização que ataca o Congresso Nacional.

Com isso, as jornalistas brasileiras estão sofrendo ataques por parte do governo e de seus militantes. As ofensas partem de um grupo que tenta censurar o trabalho jornalístico de fato. Além delas, outras profissionais também foram duramente atacadas. Em muitos casos apelando para o machismo e a misoginia.


04 de março (quarta-feira) - Mulheres contra o Fascismo! Plenária do MovdeMulheresOlgaBenario

Às 18h30, na Casa dos Estudantes da UFRGS (Avenida João Pessoa, 41, Porto Alegre)

A escalada de retrocessos em nosso País tem causado a morte de milhares de mulheres, principalmente de mulheres negras. Isso é causa direta da extinção de ministérios e políticas públicas de promoção da igualdade para mulheres, negros e LGBTs, unido ao discurso fascista de Bolsonaro. Ainda somos o quinto País que mais mata mulheres no mundo, onde uma mulher é estuprada a cada 11 minutos e onde um espancamento ocorre a cada 24 minutos. Em resposta à crescente violência, o presidente fascista Jair Bolsonaro propôs a flexibilização da posse de armas que, além de não resolver o problema, coloca as mulheres em risco maior. Por isso, o Movimento de Mulheres Olga Benario convoca todas as mulheres para participar de plenária para debater as ações para o Dia Internacional das Mulheres, o 8 de Março, e o papel das mulherfes para barrar o fascismo em nosso País.


05 de março (quinta-feira) - Apresentação do Relatório Preliminar da Força-tarefa de Combate aos Feminicídios

Às 10h30, na sala Maurício Cardoso, no 4º andar, na Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre)


05 de março (quinta-feira) - Movimento Livre, em defesa da arte, cultura e da Educação

Às 14h, na Tribuna do Plenário, na Câmara Municipal de Porto Alegre (Av. Loureiro da Silva, 255, Porto Alegre)

Às 17h, Ato com intervenções artísticas no Centro Municipal de Cultura (Av. Érico Veríssimo, 307, Porto Alegre)

Pelas instituições culturais públicas e livres em repúdio às contratualizações do Atelier Livre, Pinacoteca Ruben Berta e da Cinemateca Capitólio


05 de março (quinta-feira) - Por Todas Nós - Encontro Com Maria Do Rosário

Às 18h, no Clube de Cultura (Rua Ramiro Barcelos, 1853, Porto Alegre)

Lançamento do Projeto Por Todas Nós. O projeto é uma proposta de intervenção feminista com vistas ao fortalecimento das mulheres e seu empoderamento político. Atua com articulação de núcleos de mulheres, formação, comunicação e estímulo à participação política.


05 de março (quinta-feira) - O Antifascismo na Polícia: Com o delegado Orlando Zaccone, do RJ

Às 18h, na Sala das Comissões (301/3º andar) da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255, Porto Alegre)

Delegado do Rio de Janeiro, Orlando Zaccone estará em Porto Alegre para debater repressão, violência e desrespeito aos direitos humanos na área de segurança pública, entre outros temas. O evento é organizado pelo mandato do vereador Roberto Robaina e contará com a participação das deputadas Fernanda Melchionna e Luciana Genro.


07 de março (sábado) - Mulheres Trabalhadoras e as Lutas Sociais

Às 09h30, na sede do Sindsepe (Av. Otávio Rocha, 161, cj, 81, Centro Porto Alegre)

Debatedoras: Neida Oliveira (Professora da rede pública do Estado e ex vice-presidente do CPERS Sindicato) e Marlise Paz (Servidora da UFRGS)

Programação:

9h30 - Acolhida

10h30 - Início da Roda de Conversa

11h20 - Debate entre as participantes e as convidadas

13h - Encerramento

Período de inscrições: de 24 de fevereiro a 05 de março. Preencher a ficha disponível no site da entidade e encaminhar para o e-mail do sindicato: [email protected]


07 de março (sábado) - Feminismo anticapitalista e lutas antiopressão

Das 14h às 16h, na CirKula Editora, Livraria & Café (Av. Osvaldo Aranha, 522, Porto Alegre)

O coletivo ecossocialista e libertário Subverta-RS vai apresentar no sábado, 7 de março, às 14h na CirKula Editora, Livraria & Café, um panorama sobre um feminismo anticapitalista e interseccional (considerando as lutas antiopressão), com base no livro "Feminismo para os 99%: um manifesto". O debate surge justo na época em que as pautas do livro entraram em ebulição, durante as manifestações do 8 de março, da Greve Internacional das Mulheres (Dia sem mulher), tendo entre as idealizadoras da greve as organizadoras do livro: Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya e Nancy Fraser. Publicado no Brasil pela editora Boitempo, o livro conta com o prefácio da nossa companheira de militância, a deputada federal pelo PSOL Talíria Petrone. "O Feminismo para os 99% fala sobre um feminismo urgente, que não se contenta com a representatividade das mulheres nos altos escalões das corporações". Neste evento, as companheiras do Subverta do RS irão levantar a necessidade de pautar o feminismo pelo seu viés de classe e que englobe raça, gênero, questões ambientais e de grupos de minorias étnicas, imigrantes, LGBTs, pessoas com deficiência, camponesas e a luta do campo, e entre outros grupos que são explorados pelo capitalismo.


08 de março (domingo) - Pela Vida das Mulheres, contra as violências

A partir das 10h30, na orla do Guaíba (Porto Alegre)


09 de março (segunda-feira) - Grande Ato do Dia Internacional de Luta das Mulheres

A partir das 10h, Largo Glênio Peres (Centro de Porto Alegre)

10h - Oficinas e Atividades

17h30 - Concentração para o Grande Ato do Dia Internacional de Luta das Mulheres


09 de março (segunda-feira) - Cia de Mulheres na Semana da Mulher do Teatro de Arena

Às 20h, no Teatro de Arena (Avenida Borges de Medeiros, Centro Porto Alegre)

Cia de Mulheres se propõe como um encontro entre mulheres que trabalham em distintas áreas artísticas e tem como fio condutor a cena; uma mostra de pesquisas e processos de escrita e dramaturgia feminina. São pequenos solos, onde as artistas falam de seus processos e técnicas e interpretam dramaturgias autorais em diversas linguagens como a atuação, a dança, o rap, a performance, a poesia e a música.

Atrizes: Raquel Grabauska, Mirna Spritzer, Maria Albers, Daniele Zill, Suzane Cardoso, Aline Ferraz, Temis Nicolaidis, Anandreia Altamirano e Juçara Gaspar.

Banda: Minervas

Produção: Juçara Gaspar, Raquel Grabauska e Kátia Bressane

Edição: Marcelo Ferreira