Rio Grande do Sul

8 DE MARÇO

Em Porto Alegre, ato do Dia Internacional de Luta das Mulheres será dia 9

Jornada do #8M foi construída de forma unitária e inicia no dia 8 de março e segue até dia 18; confira a programação

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Diversas atividades estão programadas para ocorrer na capital gaúcha - Divulgação

Pela vida das mulheres. Contra as violências.

Por empregos, educação, saúde e aposentadorias.

Fora Bolsonaro, Eduardo Leite e Marchezan.

Sob essas bandeiras de luta, uma semana de mobilizações será realizada em Porto Alegre por ocasião do Dia Internacional das Mulheres. A jornada inicia no próprio 8 de Março (domingo), junto com a saída de blocos de Carnaval, como o Ai que Saudade do Meu Ex, entre outros, na Orla do Gasômetro.

No dia 9, (segunda-feira), diversas atividades culturais e debates serão promovidos no Largo Glênio Peres, centro de Porto Alegre, a partir das 14h. Mais tarde, às 17h30, começa a concentração para o grande ato unificado do Dia Internacional de Luta das Mulheres, também no Glênio Peres, seguido de caminhada.

No dia 14 (sábado), data que marca o aniversário de dois anos do brutal assassinato da vereadora Marielle Franco, será realizado um ato na Esquina Democrática, no centro de Porto Alegre, das 11h às 14h.

Ainda no dia 14, será realizado um Encontro Estadual de Formação da Marcha Mundial de Mulheres do RS, em parceria com as Amigas da Terra, a Comuna do Arvoredo e a Themis, das 9h às 17h, no Sindipetro RS (Av. Lima e Silva, 818 - Porto Alegre). O tema será “Agora é pra fazer valer. Sou força, porque todas nós somos. Sigo porque seguiremos todas nós juntas. Eu sou Marielle Franco: mulher, negra, mãe, da favela. Eu sou porque nós somos”.

Também no 8 de Março será lançada a 5ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, com um ano de muitas atividades, até o 17 de outubro, quando acontecerá o encerramento das ações.

De 13 a 15 de março, acontece o 5° Encontro das Pretas, o objetivo principal é dar visibilidade, protagonismo e fortalecer a autoestima da mulher afro-brasileira.

E no dia 18 de março, centrais sindicais, movimentos sociais e feministas incluíram a defesa do Estado Democrático de Direito entre as principais bandeiras das manifestações de março, com atos em todo o país. Nesse dia também está marcada uma Greve Nacional dos servidores, por serviços públicos de qualidade, contra a PEC Emergencial e os cortes na Educação.

O Brasil de Fato RS segue acompanhando a articulação do 8 de Março Unificado e vai trazer maiores informações nos próximos dias.

Edição: Marcelo Ferreira