Rio Grande do Sul

LITERATURA

Fátima Farias lança livro de poemas no Sarau Mel e Dendê

Poeta autografa no dia 13 de março no Coletivo Casa de Joana

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Fátima Farias traz ao público poemas e sambas inspirados na luta negra. - Reprodução

A poeta, compositora e ativista social Fátima Farias lança seu primeiro livro solo. Em Mel e Dendê (Libretos, 104 páginas, 9º volume da série Poche,livros de bolso), a autora reúne poemas e alguns sambas, talento que herda de seu pai, o também compositor e poeta Estanislau Farias. Fátima bebeu nas fontes da poesia brasileira até que encontrou uma roda de poesia negra e, a partir daí, firmou sua própria identidade.

A autora, de múltiplos talentos, também é uma cozinheira de mão cheia. E assim conquista o coração e o estômago de quem aconhece. Na busca de suas origens, luta por um mundo melhor. Seu trabalho neste livro traz mulheres livres e a sua luta para sobreviver diariamente. De volta em volta, Fátima também chegou ao Slam. E o ritmo contemporâneo aparece em sua poética. Foi buscar também em suas paixões o que chamamos de amor romântico. E escreve igualmente sobre o amor incondicional. O amor fraternal. O amor às causas. O amor em sua essência. E o amor erótico? Esse pega fogo!

A professora e poeta Ana Dos Santos observa, no prefácio de Mel e Dendê, que os versos afiados de Fátima cortam como lâmina a realidade aparente. “Fátima Farias foi buscar em África uma palmeira que produz um óleo chamado dendê! Vem do dendezeiro. O azeite que melhora tudo. Lubrifica nossas arestas, nossas articulações, dá liga aos alimentos e frita nossos inimigos no fogo amigo. Nos prepara para as batalhas diárias que temos que enfrentar.”

O lançamento do primeiro livro solo de poemas de Fátima Farias acontecerá no Coletivo Casa de Joana (Lima e Silva, 1332 – Cidade Baixa), dia 13 de março, sexta-feira, a partir das 18h, com a estreia do Sarau Mel e Dendê. O evento contará coma presença de poetas e músicos que interpretarão poemas e sambas da autora,como Guaíra Soares que cantará Mestre; Wal Gonçalves, Nosso Caso e Maria do Carmo Carneiro, Sem despedida. E também com parcerias em composições: Renata Pires, Reza da Preta Velha (letra e melodia de Fátima Farias e Mamau de Castro); Kyzzy Barcelos,Um perfeito Amor (letra de Fátima Farias e melodia de Vladimir Rodrigues) e Renato Borba, Briguei com a Poesia (letra de Fátima Farias e melodia de Renato Borba).

Alguns dos poemas dessa obra podem ser conferidos aqui. E a africanidade está presente desde a capa do livro, que traz fotos sobretecido da Sankofabutik, do artista Löua Pacòm Óulaï, natural da Costa do Marfim. 

FÁTIMA REGINA GOMES FARIAS é poeta, compositora e ativista social.Nasceu em Bagé/RS, filha de Estanislau Farias e Maria de Lourdes Gomes Farias.Tem como profissão a gastronomia inspirada na cozinha tradicional com temperos e ingredientes orgânicos. Participa dos grupos Sopapo Poético, Afrogueto Urbano e Gente de Palavra. Em rodas de samba, interpreta suas obras autorais. É uma Mulher em movimento, que luta pela visibilidade da arte Negra. Participou, no Sopapo Poético, da coletânea Pretessência (Libretos, 2016). Este é seu primeiro livro solo de poesias, Mel e dendê (Libretos, 2020).

 
SERVIÇO


 

Mel e dendê
Fátima Farias
Libretos série Poche, 2020
104 páginas; 12 x 17cm
ISBN 978-85-5549-064-4
Preço: R$32,00

Edição: Katia Marko