Rio Grande do Sul

LUTA POR DIREITOS

MAB/RS cobra do governo gaúcho as demandas do movimento encaminhadas em 2019

Diretores se comprometeram em encaminhar a resposta à pauta dos atingidos e atingidas dentro de 30 dias

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Reunião ocorreu nesta quarta-feira (11) - Foto: Divulgação MAB/RS

Na manhã desta quarta-feira (11), a coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens do RS (MAB/RS) esteve reunida com representantes do governo do Rio grande do Sul para cobrar uma resposta a respeito da pauta dos atingidos e atingidas do RS, entregue em 2019 ao secretário estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior (PSDB).

O MAB foi recebido pelo diretor do Departamento de Energia da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Eberson Thimmig Silveira, e pelo diretor do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Sema, Paulo Renato Paim. Na ocasião, também foram cobrados esclarecimentos a respeito da revogação ocorrida em novembro de 2019 do Decreto 51.595/14, que instituía as políticas de direitos e desenvolvimento das regiões atingidas por barragens.

Outro ponto levantado foi a questão do andamento do projeto de construção do Complexo Hidrelétrico Binacional Garabi-Panambi (Brasil/Argentina). Além disso, foi cobrado um posicionamento do governo a respeito do fim do subsídio aos agricultores e agricultoras na tarifa de energia elétrica.

Os diretores se comprometeram em encaminhar a resposta à pauta dos atingidos e atingidas dentro de 30 dias.

Edição: Marcelo Ferreira