Rio Grande do Sul

Saúde

Mães e Pais pela Democracia pedem que escolas suspendam aulas por coronavírus

O comunicado, no entanto, ressalta a necessidade de abertura das escolas públicas para a merenda escolar.

Porto Alegre |
Associação defende que as escolas suspendam as aulas, passando tarefas a serem feitas em casa. - NIAID-RML

A Associação Mães e Pais pela Democracia divulgou nota nesta quinta-feira (12) pedindo que as pessoas não participem de nenhuma manifestação pública e que as escolas suspendam aulas em razão da pandemia de coronavírus. O comunicado, no entanto, ressalta a necessidade de abertura das escolas públicas para a merenda escolar.

De acordo com a Associação, é necessário que as escolas repensem as estratégias e suspendam as aulas, passando tarefas a serem feitas em casa. A entidade diz ainda que aguarda “com preocupação” a posição dos governos municipais, estadual e federal sobre a suspensão das aulas em instituições de ensino e pede que os organizadores de manifestações populares programadas para o mês de março adotem uma postura responsável e ética.

As secretarias da Saúde e da Educação do RS emitiram nota conjunta endereçada às escolas em que sugerem algumas medidas preventivas, como evitar atividades que envolvam grandes aglomerações em ambientes fechados, manter a atenção para pessoas que apresentem febre e sintomas respiratórios e orientar para que busquem um serviço de saúde, mas ainda não suspendeu as aulas.

ESPM foi a primeira universidade a suspender aulas no Estado em razão do coronavírus. A medida vale a partir desta quinta-feira (12).

No que diz respeito às manifestações, ao menos três estão convocadas para acontecer na Capital nos próximos dias: no sábado (14), um ato em memória da vereadora do PSOL assassinada em 2018, Marielle Franco; no domingo (15), uma manifestação de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e que levanta bandeiras contra o Legislativo e o Judiciário e, na quarta-feira (18), um ato convocado por movimentos sociais e sindicais em defesa da educação, do emprego e de manutenção de direitos.

Edição: Katia Marko