Rio Grande do Sul

Covid-19

"Repudiamos com veemência a fala irresponsável de Bolsonaro", afirma o MPA em nota

Nota pública do Movimento dos Pequenos Agricultores reitera orientações a militância e critica postura do presidente

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Direção Nacional do MPA acompanha com preocupação o destempero manifestado pelo presidente da república em seus pronunciamentos - Divulgação

A Direção Nacional do  Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) emitou nova nota pública na noite da útlima quarta-feira, 25, repudiando o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro realizado na noite anterior e sua postura incompatível com a responsabilidade do cargo que exerce ao longo do dia seguinte, em reiterados momentos. A nota ainda reafirma à militância que siga as orientações das autoridades em saúde e convoca toda sociedade brasileira à solidariedade, ao humanismo e a ação coletiva. Confira a íntegra do documento:

 


Nota do MPA

Hoje, diante dos tantos absurdos que se passam no nosso país, é preciso lembrar que: para o capital, a vida das pessoas só interessa enquanto força de trabalho a ser explorada. A vida de milhões de pessoas pobres, especialmente idosos, aposentados e crianças - para os capitalistas - nada significa. Perderam qualquer rastro de sentimento e humanidade. Bolsonaro, em sua insanidade, expressa o que pensam os donos do dinheiro.

Para nós, do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), primeiro vem a vida e as pessoas. Por isso repudiamos com veemência a fala irresponsável de Bolsonaro colocando em risco a vida de milhões de brasileiras e brasileiros. Este, precisa ser interditado pelos poderes constituídos que devem atuar com compromisso na defesa da vida. O MPA continuará cumprindo e recomendando as regras de isolamento, cuidados e exigindo dos governos e governantes que façam sua parte.

Acreditamos que toda população brasileira encontra-se extremamente preocupada com tudo que está acontecendo e se sentindo envergonhada a cada dia com os discursos e posturas que o “presidente” Bolsonaro tem assumido diante da pandemia instalada no mundo e no nosso país. Devemos seguir firmes, conscientes do nosso papel e confinantes nas orientações de manter nossos filhos/as em casa, não se auto medicar, entre tantas outras.

É fato que se houver governo no nosso país, podemos ficar dois meses no processo de contenção do vírus e sem perder emprego, sem passar fome, sem caos na economia, até porque o caos na economia não foi gerado pelo Covid-19, e sim pela incompetência de Paulo Guedes. A crise está instalada e o conjunto do governo precisa atuar para reativar a economia sem que haja desemprego, fome, miséria.

É por esse contexto que o Governo Bolsonaro hoje chantageia a população ao colocar o falso dilema: “se confinar em casa e morrer de fome ou ir para a rua e trabalhar correndo riscos”. Precisamos lembrar ao governo brasileiro que, assim como em outras nações, como, por exemplo, na China e em países europeus, tem sido garantidos mecanismos de contenção da pandemia e proteção dos trabalhadores e da população mais vulnerável. O Governo precisa garantir renda para a população, organizar o abastecimento de alimento e acesso a outros itens básicos necessários à vida. Precisa colocar acima da economia a vida povo.

Afirmamos nossos compromissos de luta e convocamos toda sociedade à solidariedade, ao humanismo e a ação coletiva. Segue o MPA nas trincheiras da defesa da vida do povo brasileiro.

Direção Nacional do MPA

25 de Março de 2020.

 

Publicação original disponível AQUI!

Edição: Marcos Corbari