Rio Grande do Sul

Covid-19

Dona de salão de beleza troca presentes de aniversário por doações ao hospital

Exemplo vem de Seberi, no norte do estado, onde a casa de saúde não possui leitos de UTI

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Neste ano não vai ter festa para Maristela, mas a solidariedade está ganhando "parabéns" - Reprodução Facebook

Se o temor pelos efeitos da pandemia de covid-19 está levando muitos grandes empresários a tomar medidas questionáveis, contrariando protocolos de segurança das autoridades em saúde e até mesmo forçando seus empregados à exposição ao contágio, há contrapontos. Nos últimos dias, surgiram muitos exemplos em direção contrária, que apostam na solidariedade e assumem o seu percentual de responsabilidade para o enfrentamento da crise sanitária.

Um destes casos, dignos de registro, aconteceu na cidade de Seberi, 11 mil habitantes, 400 km de Porto Alegre, no norte do RS. Trata-se da microempresária Maristela Zolet, que junto com o marido Josiano Cunha possui um pequeno salão de beleza com barbearia em anexo, chamado Hair Shop. Embora esteja sujeita às mesmas dificuldades que a imensa maioria dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros que encontram-se em isolamento social, Maristela não só está acatando os protocolos de segurança, como abriu mão até mesmo dos presentes de aniversário que iria receber nesta segunda-feira (30), para apoiar a campanha da Associação Comercial local em benefício da casa de saúde da cidade.

"Hoje seria um dia que eu receberia presentes de meus amigos e amigas, com certeza iria ganhar muitos abraços, beijos e, claro, orquídeas", afirma Maristela. “Mas como estamos passando por este momento que é difícil para todo mundo, estou pedindo para as pessoas que, ao invés do presente do meu aniversário, façam uma doação para a campanha em benefício do nosso Hospital Pio XII”, apela a microempresária. Para ela, neste momento o mais importante é a vida das pessoas, é a defesa da saúde pública frente os riscos que o vírus oferece. “Hoje nosso hospital não tem Unidade de Tratamento Intensivo, estamos há pelo menos duas horas desse tipo de recurso, mas não estamos livres de ter a necessidade de utilizar”, explica a motivação que a leva a replicar o desafio da campanha beneficente que está sendo compartilhada na comunidade nos últimos dias. “Quem sabe se cada um de nós fizer a sua parte não conseguimos reunir recursos para viabilizar equipamentos com esta finalidade?”

Maristela Zolet, ainda que tenha observado sua agenda de atendimentos praticamente zerar desde a última semana, está fazendo a sua parte. Gravou até um vídeo em suas redes sociais registrando essa vontade. “Pequenos ou grandes, todos estamos sujeitos ao vírus, penso que a melhor maneira de enfrenta-lo é somando nossos esforços e não nos dividindo, essa é uma ótima hora para deixar as diferenças de lado e fazer a sua parte, seja ela estar na linha de frente como acontece com os servidores da saúde, seja mantendo a precaução e o resguardo necessário até que o pior passe como é o caso de nós cidadãs e cidadãos”, completa.

Embora o receio ronde os pequenos municípios, que não estão adequadamente equipados para o enfrentamento ao coronavírus, o que se pode notar em exemplos como este é o espírito coletivo e o exercício real da solidariedade. A participação da comunidade é o segredo para que iniciativas de contenção do contágio e depois de tratamento aos infectados possam ser efetivadas com sucesso e as perdas humanas minimizadas.

Que tal você colaborar também?

A campanha “Seberi contra o Coronavírus” recebe doações de quaisquer valores, via depósito na conta da ACISEB no Sicredi. A conta foi aberta exclusivamente para receber as doações da campanha, a meta é de R$ 200 mil e os depósitos devem ser feitos com identificação do doador. Conrira os dados para depósito:

Conta 50257-8

Agência 0230

Banco 748

Titular: Associação Comercial e Industrial de Seberi

CNPJ: 90899394-0001/54.

 

Edição: Marcelo Ferreira