Rio Grande do Sul

SOLIDARIEDADE

Hemocentro do RS precisa de doação de sangue durante epidemia de covid-19

Medidas de segurança contra transmissão do vírus estão sendo observadas; coletas são realizadas entre 8h e 18h

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Hemocentro fica na Av. Bento Gonçalves, 3.722, bairro Partenon, em Porto Alegre - Foto: Erasmo Salomão / ASCOM MS

O ato de doar sangue é seguro e não há riscos para quem doa. Em meio à pandemia do coronavírus, a doação não pode parar. O pedido é do Hemocentro do Rio Grande do Sul, que informa que está tomando todas as medidas para evitar aglomeração e que segue com atendimento presencial. Doadores podem ligar, entre 8h e 16h, para agendar a doação.

Quem for doar de forma espontânea, sem contato prévio, também será atendido, entre 8h e 18h. A assistente social de captação do Hemocentro do Rio Grande do Sul, Roberta Abbad, destaca que todas as medidas recomendadas pela Organização Mundial de saúde (OMS) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) estão sendo cumpridas, a fim de evitar o contágio do coronavírus.

“Estamos atendendo de forma organizada com todos os parâmetros de segurança para não termos aglomeração no hemocentro. Estamos atendendo com três doadores na recepção, todos na parte externa, com cadeiras para que os doadores não fiquem próximos”, explica.

A assistente social reforça o pedido de candidatos à doação, principalmente dos tipos sanguíneos O+ e O-. Só deve doar quem tiver boas condições de saúde. Se tiver qualquer sintoma de gripe, o recomendado é que se fique em casa.

“Abastecemos 42 hospitais, dentre eles o HPS, que é um hospital de trauma. Acidentes de trânsito acontecem a cada momento então precisamos estar abastecidos para dar conta dessa demanda e de outros hospitais”, localizados em cerca de 100 municípios, além de três UTIs neonatais, afirma.

Onde doar

O Hemocentro do Rio Grande do Sul fica na Av. Bento Gonçalves, 3.722, bairro Partenon, em Porto Alegre. O atendimento vai das 8h às 18h. Os telefones de contato e agendamento são: fixo (51) 3336-6755; whatsapp (51) 984-054-260. Os agendamentos podem ser realizados entre 8h e 16h.

Quem pode doar sangue

Segundo o Ministério da Saúde, podem doar sangue no Brasil pessoas entre 16 e 69 anos. Para os menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos.

Além disso, é preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

Em relação à Covid-19, são considerados doadores inaptos para a doação de sangue por um período de 30 dias aqueles que apresentarem sintomas respiratórios e febre ou se tiverem tido contato, há menos de 30 dias, com casos suspeitos ou confirmados de COVID-19.

 

* Com informações da SES/RS

Edição: Marcelo Ferreira