Rio Grande do Sul

PANDEMIA

Sobe para quatro o número de mortos por coronavírus no RS

Vítima de 84 anos residia em Novo Hamburgo e possuía doenças crônicas; casos confirmados no estado chegam a 254

Brasil de Fato | Porto Alegre |
No Brasil, são 4.579 casos confirmados e 159 mortes em decorrência de covid-19 - Foto: Reprodução

A Secretaria Estadual da Saúde confirmou, nesta segunda-feira (30), o quarto óbito em virtude de coronavírus no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma idosa residente de Novo Hamburgo, com 84 anos. Ela estava internada desde a terça-feira passada e faleceu no último sábado (dia 28).

A vítima tinha doenças crônicas cardíaca, renal, pulmonar neurológica e diabetes. Os outras três óbitos já registradas no estado mortes são de pacientes de Porto Alegre (2) de Ivoti (1).

A última atualização dos casos pelo governo estadual aponta 254 casos confirmados no RS, em 48 municípios. Porto Alegre concentra mais da metade de pacientes infectados, somando 143. Em seguida, com mais casos, aparecem as cidades de Bagé (15), Caxias do Sul (13), Canoas (8), Torres (7) e Lajeado (5).

Já no boletim divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre, também segunda, a capital aparece com 162 casos confirmados para covid-19. O balanço traz ainda 147 casos em análise, 460 negativos, 24 curados e 1 ainda inconclusivo. Os serviços de Unidade de Terapia Intensiva da cidade apresentam 31 casos suspeitos e 20 confirmados.

No Brasil, o total de mortos chega a 159 pessoas e o número de casos confirmados de infectados pelo coronavírus é de 4.579. A taxa de letalidade no país é de 3,5% e a região sudeste concentra 55% dos casos em território brasileiro, somando 2.507 pacientes.

Como tirar dúvidas

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância. Questionamentos podem ser encaminhados para [email protected].

Edição: Marcelo Ferreira