Rio Grande do Sul

Covid-19

Marcelo Lavenére está na UTI: o ex-presidente da OAB foi acometido pelo coronavírus

Jurista fortemente identificado com as causas populares tem quadro estável, porém inspira cuidados

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Levenére se tornou uma das mais importantes referências dentro do mundo jurídico para os movimentos sociais - Reprodução

A seccional alagoana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), acompanhada pela Caixa de Assistência dos Advogados, emitiu uma nota pública nesta quarta-feira (1º) comunicando a situação de saúde de Marcelo Levenére Machado. O ex-presidente da OAB foi acometido pelo coronavírus e encontra-se internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Arthur Ramos, em Maceió (AL). Embora esteja recebendo atenção necessária e todos os cuidados indicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o estado do ex-presidente da OAB inspira cuidados, principalmente pela idade avançada em que se encontra.

Jurista que sempre teve atuação fortemente pautada pelas causa sociais, Lavenére tem recebido reiteradas manifestações de melhora, preces e apoio da parte tanto de personalidades do mundo político-jurídico quanto dos movimentos sociais, ao lado dos quais tem caminhado junto em pautas importantes, como as recentes lutas em defesa dos direitos dos trabalhadores, da Previdência e da prisão política a que foi submetido o ex-presidente Lula.

"Trata-se de um homem que fez da sua profissão um instrumento de luta para os trabalhadores e trabalhadoras em diversos momentos da história do Brasil, por isso manifestamos nossas preces e desejo de recuperação, para que em breve esteja conosco novamente nas trincheiras da luta popular", destacou Frei Sérgio Görgen, dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

Marcelo Levenére é advogado e consultor jurídico; membro vitalício do Conselho Federal da OAB; professor de Direito Civil na Universidade de Brasília (UnB) e da Escola Superior do Ministério Público; foi de sua autoria o pedido de impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello.

Edição: Marcelo Ferreira